TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALIMENTOS ORGÂNICOS

Exames: ALIMENTOS ORGÂNICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2013  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERLA DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO

DISCIPLINA: BIOQUIMICA DE ALIMENTOS

ISABELLA PAIVA TAUMATURGO

ALIMENTOS ORGÂNICOS

TERESINA-PI

2012

ISABELLA PAIVA TAUMATURGO

ALIMENTOS ORGÂNICOS

PROF° MSc. CELMA DE OLIVEIRA BARBOSA

PROF° PÓS-DR° REGILDA SARAIVA DOS REIS MOREIRA ARAÚJO

TERESINA-PI

2012

INTRODUÇÃO:

Orgânico é um termo de rotulagem que indica que os produtos são produzidos atendendo as normas da produção orgânica e que estão certificados por uma estrutura ou autoridade de certificação devidamente constituída. A agricultura orgânica se baseia no emprego mínimo de insumos externos. No entanto, devido à contaminação ambiental generalizada, as praticas de agricultura orgânica não podem garantir a ausência total de resíduos. Contudo, é possível aplicar métodos que visem a redução, ao mínimo, da contaminação do ar, do solo e da água (FAO/ Organização Mundial da Saúde. Codex Alimentarius: Alimentos Producidos Orgánicamente, 2001).

No mercado de produtos orgânicos não existe um parâmetro definido para o estabelecimento de preços, mas sabese que as estratégias de atribuição de preços variam amplamente de acordo com o estabelecimento comercial. Por exemplo, nas grandes redes varejistas o sobre-preço cobrado em relação aos produtos convencionais é elevado, enquanto nas feiras de produtos orgânicos esta diferença é reduzida. Em média, os produtos orgânicos in natura têm um sobre-preço de 40%, quando comparados aos produtos convencionais, porém, alguns produtos, como o trigo e o açúcar, chegam a custar (venda ao atacado), respectivamente, 200% e 170% acima do convencional (SOUZA ; ALCANTARA, 2003 ).

Alimentação saudável é aquela planejada com alimentos de todos os tipos, de procedência conhecidas de preferência naturais e preparados de forma a preservar o valor nutritivo e os aspectos sensoriais. (PHILIPPI, 2003).

Essa prática teve como objetivo identificar os alimentos orgânicos vegetais e animais, no intuito de analisar a transparência da rotulagem quanto a descrição desse produto, ingredientes ( em casos de produtos compostos), certificação e o controle de qualidade orgânica, presença do selo de qualidade (nome e numero de registro da certificadora junto ao Orgão Colegiado Nacional), preconizado da Instrução Normativa MAA n° 7/99.

METODOLOGIA

Em um supermercado, pudemos observar os rótulos dos alimentos. Foi possível identificar os produtos orgânicos e verificamos se os mesmo apresentam uma rotulagem segundo o recomendado na Instrução Normativa MAA n° 7/99, além de considerar as seguintes diretrizes:

a) A oferta de produtos saudáveis e de elevado teor nutricional, isentos de contaminantes que ponham em risco o meio ambiente e/ou a saúde do consumidor e/ou do agricultor;

b) A preservação e a ampliação da biodiversidade dos ecossistemas, natural ou transformado, em que se insere o sistema produtivo;

c) A conservação das condições físicas, química e biológicas do solo, da agua e do ar;

d) O fomento da integração efetiva entre agricultor e consumidor final de produtos orgânicos, e o incentivo à regionalização da produção desses produtos orgânicos para os mercados locais.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

No Brasil, o sistema orgânico de produção está regulamentado pela Lei Federal n/ 10831, de 23 de dezembro de 2003, que contem normas disciplinares para a produção, tipificação, processamento, envase, distribuição, identificação e certificação da qualidade dos produtos orgânicos, sejam de origem animal ou vegetal (Brasil. Ministério da Agricultura, Pecuário e do Abastecimento ,2003).

Dessa forma os alimentos orgânicos, devem vir com seus rótulos especificados quanto: Descrição do produto, lista de ingredientes, certificação e qualidade do produto e o selo de qualidade. Além da certificação de produção de acordo com a Lei Federal N° 10.831.

No seguinte trabalho foram analisados dois alimentos de origem orgânica, produzidos no Brasil.

Tabela 1. Produto A

Informação Presente Ausente

Descrição do produto

Lista de ingredientes

Certificação e qualidade do produto

Selo de qualidade

X

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com