TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMBEV

Pesquisas Acadêmicas: AMBEV. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  2.948 Palavras (12 Páginas)  •  1.213 Visualizações

Página 1 de 12

Resumo

O presente trabalho aborda como tema principal a logística reversa da Empresa AmBev, enfatizando como é a sua política de sustentabilidade.

O objetivo deste trabalho é mostrar os benefícios em relação ao meio ambiente ao adotar esta política dentro da empresa.

A metodologia utilizada para a confecção deste trabalho foi estudo de caso da empresa AmBev, pesquisa bibliográficas, livros, revistas e pesquisa em sites.

Palavras chave: AmBev, sustentabilidade, logística reversa, meio-ambiente, vidro, PET e água

Abstract

This paper discusses the main theme of reverse logistics company AmBev, emphasizing how its sustainability policy

The objective of this work is to show the benefits in relation to the environment by adopting this policy within the company.

The methodology used for the preparation of this work was to study if the company AmBev, bibliographic research, books, magazines and research sites.

Keywords: AmBev, sustainability, reverse logistics, environment, glass, PET and water.

1. Introdução

O presente artigo tem como objetivo estudar a aplicação da logística reversa na empresa Ambev. Esta aplicação foi adotada para obter vantagens competitivas no mercado, bem como sustentabilidade empresarial que, contribui também para o desenvolvimento sustentável da humanidade.

A logística organizacional, a partir do início da década de 70 evoluiu muito, e em julho de 2011 toda sua história sofreu uma mudança considerável com a Lei de Resíduos Sólidos (12.305/2010), e com isso vem se tornando cada vez mais presente. Pois sua base são princípios de desenvolvimento sustentável, prezando sempre pelo meio ambiente.

O estudo de caso mostra como é feita toda a logística reversa nas embalagens de garrafas pet, na água utilizada na produção dos produtos e na reciclagem dos vidros da Ambev. Também serão apresentados alguns de seus lucros, somente com a política de impactos ambientais adotada.

2. Logística Reversa e seu processo de retorno

A logística reversa nada mais é do que todas as operações relacionadas com a reutilização de insumos, produtos e materiais. É um processo de planejamento, implantação e domínio do fluxo eficiente e lucrativo de matérias-primas em produção ou produtos acabados, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de recapturar valor ou apropriada eliminação. Mas exatamente, a logística reversa nada mais é do que o processo de transporte de produtos a partir do seu destino final característico para outro ponto, com a intenção de recapturar valor ou descarte adequado. A logística reversa pode incluir:

 Inventário sazonal

 Mercadoria danificada

 Reabastecimento

 Salvamento

 Reciclagem

 Recorda

 Equipamentos obsoletos

 Material perigoso

 Recuperação de ativo

Segundo (Donato 19, 2011) "Uma empresa que recebe produto como consequência de devolução, por qualquer motivo, já está aplicando conceitos de logística reversa, bem como aquele que compra materiais recicláveis para transforma-los em matéria-prima.”.

Por trás do conceito de logística reversa está um conceito mais amplo. O ciclo de um produto de um modo geral logístico, não termina com a entrega ao consumidor.

Produtos se tornam ultrapassados, ou não funcionam de forma adequada e devem voltar a sua origem para serem adequadamente reaproveitados, reparados ou descartados.

O processo reverso trabalha com matrias reciclados que retornam ao ciclo inicial de processamento, produção e distribuição, conforme indicado abaixo:

Este processo é geralmente composto por um grupo de atividades que a organização faz para coletar, segregar, acondicionar e expedir itens já utilizados, obsoletos ou danificados dos pontos de venda aos locais de reprocessamento, descarte ou revenda.

O processo de logística reversa trabalha com diversos materiais, seja suprimentos para produção ou distribuição através de materiais reaproveitados os colocando de volta na cadeia produtiva, englobando varias atividades praticadas pela empresa como, por exemplo: coletas, embalagens, separações, expedições até o devido lugar de reprocessamento quando for necessário.

Existem variantes com relação ao tipo de retrabalho que os produtos podem ter, dependendo das condições em que entram no sistema da logística reversa. Os materiais podem ser devolvidos ao fornecedor quando estiver combinado neste sentido entre ambos. Podem ser vendidos novamente se ainda estiverem em condições adequadas de comercialização. Podem ser recondicionados, desde que haja justificativa econômica. Podem ser reciclados se não houver possibilidade de recuperação. Todas estas opções produzem materiais reaproveitados, que entram outra vez no sistema logístico direto, em último caso, seu destino tem a possibilidade de ser descartado.

A logística reversa tem que ser sustentável, pois abrange questões muito mais complexas do que apenas devoluções. Os produtos incluídos nesse meio retornam ao fornecedor, recebendo vários destinos diferentes como, por exemplo: sendo revendidos, reciclados ou simplesmente substituídos ou descartados.

Segundo Barbierie E. Dias (2002) "A logística reversa deve ser concebida como um dos instrumentos de uma proposta de produção e consumo sustentáveis, por exemplo, se o setor responsável desenvolver critérios de avaliação ficará mais fácil recuperar peças, componentes, materiais e embalagens reutilizáveis e reciclá-los.”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com