TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Exames: AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  1.806 Palavras (8 Páginas)  •  1.098 Visualizações

Página 1 de 8

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

ADILSON CARLOS FERREIRA

UEM – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Para realização desse meu trabalho foi escolhido o artigo Ambientes Virtuais de Aprendizagem que foi publicado no site http://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/133410/mod_resource/content/1/Semin%C3%A1rio%20-%20Ambientes%20Virtuais%20de%20Aprendizagem.pdf e também o artigo Utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVAS: A busca por uma aprendizagem significativa, publicado site http://www.abed.org.br/revistacientifica/revista_pdf_doc/2010/2010_2462010174147.pdf .

O artigo trata de do tema AVA onde apresenta suas características como ensino.

Com essa modalidade de ensino no Brasil - AVA, o ensino deixou de ser exclusividade das pessoas que conseguem freqüentar escolas e universidades regularmente, diariamente.

De acordo com RASLAN (2009), “(...) a EAD ao longo do tempo vem sendo ofertada por vários meios: correspondência, rádio, televisão e internet para atender aos mais diversos objetivos: ampliar o acesso à educação em todos os níveis do ensino, formação técnico-profissionalizante, alfabetizar e treinar trabalhadores, promover atividades culturais, capacitar em massa os professores, apoiar as aulas ministradas nos ensinos, fundamental e, médio, expandir e interiorizar a oferta de cursos superiores. (RASLAN, 2009 p.24 e 25).

Segundo o artigo pesquisado, não se pode assegurar uma data precisa para o início da Educação à Distância no Brasil, mas pode-se assegurar que se iniciou no século XVIII com o surgimento e oferecimento de cursos por correspondência.

A EAD veio de encontro ao anseio de muitos que por vários motivos não podem ou não conseguem freqüentar uma instituição através do ensino presencial, dessa forma, entende-se que a EAD surgiu como alternativa para atender a demanda educacional.

Com os avanços tecnológicos, aumento no ritmo do mundo globalizado e a necessidade de estar atualizados em relação ao mundo competitivo do mercado de trabalho, faz com que haja cada vez mais a procura pela formação/especialização através do Sistema Virtual de Aprendizagem.

Segundo Alice Theresinha Cybis Pereira, Valdenise Schmitt e Maria Regina Álvares C. Dias em seu artigo de Ambientes Virtuais de aprendizagem, “(...) os AVAs consistem em mídias que utilizam o ciberespaço para veicular conteúdos e permitir interação entre os atores do processo educativo. Porém, a qualidade do processo educativo depende do envolvimento do aprendiz, da proposta pedagógica, dos materiais veiculados, da estrutura e qualidade de professores, tutores, monitores e equipe técnica, assim como das ferramentas e recursos tecnológicos utilizados no Ambiente”.

Com o advento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96), a educação adquiriu reconhecimento legal e assim deixou de ter caráter emergencial e supletivo em paralelo com o decreto.

Segundo matéria publicada no site http://portal.anhembi.br/noticias/educacao-a-distancia-apresenta-crescimento-no-brasil-e-no-mundo/ em 24/06/2014 “A Educação a Distância (EAD) vem crescendo intensamente no Brasil e no mundo. Em 2011, de acordo com dados do Censo de Educação Superior, dos 6,7 milhões de universitários brasileiros, 14,7% estavam matriculados em cursos à distância...” e que “As instituições de ensino encontraram nessa modalidade de educação a possibilidade de ampliar suas fronteiras, oferecendo, além dos cursos 100% à distância, disciplinas on-line em cursos presenciais como uma forma de enriquecer o currículo e contribuir para a autonomia dos estudantes na aquisição de conhecimento.”

Para Bastos (2003), as características de EAD estão relacionadas ao fato dos envolvidos estarem separados, estar ligada a uma instituição educacional e mediada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação.

Em relação à AVA pode-se citar entre os termos mais freqüentes: ensino ou educação à distância via Internet e e-learning – isso de acordo com a literatura nacional. Já na literatura internacional, esta modalidade de aprendizagem segue os termos Web-based learning, Virtual Learning Environments, Learning management systems, e-Learning, on line Learning, entre outros.

Segundo Ally (2004), são essas várias terminologias que se referem à aprendizagem on-line que dificultam o desenvolvimento de um termo genérico. Mas em todas há necessidade de o aprendiz encontrar-se distante fisicamente do tutor ou instrutor, usando a tecnologia para acessar o conteúdo e assim poder interagir com os atores do processo tendo algum tipo de suporte on-line.

Para Milligan (1999), deve haver a criação de ambientes baseados em ferramentas individualizadas e não somente num pacote de software pronto, onde o servidor irá gerenciar, administrar e disponibilizar conteúdos, acompanhar e avaliar o estudante no processo de ensino-aprendizagem.

A Educação à Distância vem atraindo novas instituições e aprendizes, merecendo maior atenção tanto nos recursos como nas ferramentas disponíveis nesses ambientes, auxiliando essa modalidade de aprendizagem, de acordo com a proposta pedagógica e o contexto do curso.

Os recursos e ferramentas para a educação baseada na web estão sendo utilizadas como apoio até no ensino presencial, permitindo que os participantes interajam, colaborem e tenham suporte no seu processo de aprendizagem.

Os principais recursos tecnológicos de acordo com o desenvolvimento e implementação de AVA - Universidade Federal de Santa Catarina – podem ser agrupados nesses eixos: Documentação/Informação, Comunicação, Gerenciamento Pedagógico Administrativo e Produção.

Dentro de cada eixo destaca-se várias ferramentas que são essenciais para o funcionamento de um curso na modalidade AVA. O grau de uso de cada uma dessas ferramentas presentes em cada eixo depende de sua proposta pedagógica.

Além dos quatro eixos e suas ferramentas aqui apontadas como importantes peças para o desenvolvimento do AVA, há de se destacar também que coordenadores, desenvolvedores e pesquisadores necessitam de outras ferramentas, que segundo os autores do artigo estudado são: 1 – conteúdos de controle de versões que possam ser implementados; 2 – inserção de materiais para o desenvolvimento de conteúdo através de midiateca; 3 – ferramentas de comunicação privada entre os grupos através de chat e fórum.

Segundo ALLY (2004), para que um AVA atinja seus objetivos planejados anteriormente são necessários não somente a mídia em que será transmitida, mas também uma proposta pedagógica bem definida e material didático

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com