TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Virtual De Aprendizagem

Pesquisas Acadêmicas: Ambiente Virtual De Aprendizagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  1.967 Palavras (8 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 8

1. O Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) – Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas, entidade científica – traçou cenários de consumo de energia até 2050. Mantendo as tendências atuais, teremos uma emissão de 16 gigatoneladas de carbono (GTCs), o que equivale a um bilhão de toneladas de carbono. Isso representaria 6ºC de aumento na temperatura do planeta, por volta do ano de 2100. Os efeitos desse cenário seriam mudanças substanciais na biodiversidade, com a extinção de muitas espécies, sem considerar os efeitos econômicos e sociais. Também há projeções populacionais de acréscimo de três bilhões de pessoas em 2050 e de dois bilhões de veículos circulando no mundo. Diante desse cenário, o IPCC propõe que a tendência da emissão de 16 GTCs alcance a meta de redução para 9 GTCs. A esse respeito, é incorreto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. O setor de transporte precisará ser reformulado, pois, da forma como está, não é sustentável.

b. 50% das usinas de carvão deverão estar equipadas com novas tecnologias, ainda não disponíveis atualmente.

c. O consumo de energia de eletrodomésticos deverá ser estimulado, pois representa muito pouco em termos de economia.

d. As estruturas urbanas devem ser revistas para introdução de construções sustentáveis, sejam residenciais, comerciais e industriais

e. Há necessidade de fontes alternativas de energia, como a solar, a eólica, a geotérmica, a das ondas e marés.

Resposta correta: O consumo de energia de eletrodomésticos deverá ser estimulado, pois representa muito pouco em termos de economia.

Comentário resposta correta: Parabéns! O enunciado da questão pede para assinalar a questão incorreta. Nesse caso, para alcançar a meta de 9 GTCs até 2050, o consumo de energia deverá merecer atenção especial na infraestrutura de novas construções residenciais, comerciais e industriais, desde o projeto de implantação até a operação de novos prédios, assim como os antigos, utilizando-se fontes alternativas de energia.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question2

Notas: 1

2. (Feevale 2007)

Em 1997, durante a Convenção de Kyoto, no Japão, mais de 160 países definiram metas para reduzir a emissão de gases poluentes. Desde o século XIX, vários fatores contribuíram para elevar a quantidade desses gases na atmosfera em até 25% acima do normal. Dentre esses fatores, podemos citar o desenvolvimento industrial acelerado e a explosão demográfica, que aumentaram a queima de combustíveis fósseis, além de grandes desmatamentos e queimadas de florestas. O resultado de tudo isso é a elevação da temperatura em todo o planeta, o chamado aquecimento global. Tendo em vista esse aquecimento, assinale a alternativa que preenche, respectivamente, a sequência a seguir.

Escolher uma resposta.

a. metano (CH4) – camada de ozônio – climáticas.

b. dióxido de carbono (CO₂) – efeito estufa – climáticas.

c. clorofluorcarbono (CFC) – camada de ozônio – climáticas.

d. oxigênio (O₂) – camada de ozônio – químicas.

e. clorofluorcarbono (CFC) - dióxido de carbono (CO₂) – químicas

Resposta correta: Dióxido de carbono (CO₂) – efeito estufa – climáticas.

Comentário resposta correta: Parabéns! O aumento do dióxido de carbono (CO₂) na atmosfera leva a uma maior absorção da radiação infravermelha, agravando o efeito estufa, o que eleva a temperatura global e produz alteraçõesclimáticas, trazendo danos sociais, econômicos, políticos, ecológicos e culturais.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question3

Notas: 1

3.

Considere a leitura e interpretação da tirinha da Mafalda e o texto que se segue. Ao final do texto, está a questão 03.

"A Terra está doente", alertam, hoje, ambientalistas de todo o globo. Um diagnóstico é feito há quase três décadas pelo cientista ambiental James Lovelock. O cientista inglês formulou, em 1979, a revolucionária "Teoria de Gaia", que percebe a Terra como um enorme organismo vivo que se autorregula e reage quando é agredido. Lovelock aponta que os seres humanos se comportam como um vírus que se multiplica e causa infecções em seu habitat. "Nessa relação, há quatro estágios possíveis: destruição dos organismos invasores, infecção crônica, destruição do hospedeiro ou a simbiose, um relacionamento duradouro de benefício mútuo entre hospedeiro e invasor", diz. (Gaia – cura para um planeta doente. Disponível em:http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/estante/estante_263492.shtml. Acesso em: 27 mar. 2011.)

Analise as seguintes afirmativas:

I) É possível recuperar a saúde do planeta Terra desde que as políticas públicas, a sociedade e as empresas privadas planejem e realizem ações em prol da sustentabilidade.

II) A preocupação maior das políticas governamentais deve ser em relação aos terroristas, pois eles proporcionam maiores riscos à sociedade que a questão ambiental.

III) Somente uma gestão pública integrando pessoas e recursos financeiros e naturais poderá recuperar de forma eficaz a saúde e a sustentabilidade do planeta Terra.

Estão corretas as afirmativas:

Escolher uma resposta.

a. Somente I e II.

b. Somente I e III.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com