TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DE RISCO

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.799 Palavras (8 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

1-0 - Introdução        

2.0 - Analises de Riscos        

2.1 -  Risco        

3.0 – Técnicas de Analises de Risco        

3.1 - Analise Preliminar de Risco        

3.2 - Método de Analise Preliminar de Risco        

3.3 - Identificação dos Agentes agressivos        

3.4 - Inspeção Planejada        

4.0 - Avaliação de Risco        

4.1 - Métodos de Avaliação de Risco        

4.2 - Aceitabilidade dos riscos        

5.0 - Metodologia e Analises de Prevenção de Acidentes        

5.1 - What If        

5.2 - Analises de Arvore de Falhas ( AAF )        

5.3 -  Técnica do Incidente Critico (TiC)        

5.4 - Métodos de Analises Corporativas.        

5.5 - Método de Analise do Registro de Ocorrência        

6.0 - Conclusão        


1-0 - Introdução

O tema segurança no trabalho é muito complexo em relação a metodologias de analises e critérios para avaliações e interpretações de diversas ocorrências, em plena atualidade em que estamos vivendo, a condição em que as empresas estão se colocando no mercado a respeito destes itens, esta cada vez mais valorizada. Com isso o campo de desenvolvimentos de técnicas destinadas a estes fins são de crescimento e inovações constante, o que cabe a nos tomarmos conhecimento o mínimo possível de algumas destas técnicas.

Veremos de uma forma resumida algumas destas técnicas de analises, seus processos de avaliação e alguns tipos de metodologias aplicadas neste conceito, a fim de estabelecer uma condição mais segura e cômoda para execução de trabalhos cada vez mais complexos que determinam nossos processos industriais.

Veremos trechos de texto explicando de forma dissertativa algumas destas técnicas, conceito em que após realizada a pesquisa o que tomamos consciência de cada técnica e sua metodologia, impostas atualmente na maioria dos centros industriais.

2.0 - Analises de Riscos

Primeiramente determinaremos o que se entende como risco, e o que leva uma pessoa a correr algum tipo de Risco direto ou indiretamente,

2.1 -  Risco - E a probabilidade de perdas ou danos a uma pessoa, ou até mesmo a equipamentos em função de um determinado período de tempo, e da frequência de ocorrência de um acidente. O risco é um efeito adverso constituído de morte, doenças, danos ambientais, danos materiais e até mesmo a danos psicológicos.  

Retirado de : https://osha.europa.eu/pt/topics/riskassessment/definitions.eu

Acesso em 02/05/2014

3.0 – Técnicas de Analises de Risco

3.1 - Analise Preliminar de Risco

Analise preliminar de risco ( APR ) Consiste em uma investigação antecipada e detalhada de todas as fases do trabalho, afim de detectar possíveis problemas que poderão vir a acontecer durante a execução da atividade.

Retirado de : http://segurancadotrabalhonwn.com/ acesso em 02/05/2014

3.2 - Método de Analise Preliminar de Risco

E possível utilizar esta analise antes de outros métodos mais detalhados de identificação de riscos, que muitas vezes são utilizados no decorrer da vida útil de uma planta.

A Analise Preliminar de Risco (APR) sua utilização é indicada na fase inicial, ou seja, de desenvolvimento das plantas de processo, esse método não exclui a necessidade do uso de outras avaliações de Risco, As principais vantagens da APR são: Identificar e conscientizar a equipe de trabalho ou de projetos dos perigos em potencial e identificar e desenvolver diretrizes e critérios para a equipe de desenvolvimento de processos dar continuidade aos projetos, dessa forma os principais perigos podem ser eliminados, minimizados e controlados.

Para realizar a APR é necessário uma listagem dos perigos associados aos elementos que compõe o sistema, como é definido no inicio do projeto. Os elementos que são definidos neste estagio são:

  • Matérias primas, intermediários e finais
  • Equipamentos de processo
  • Interface entre componentes
  • Ambiente operacional
  • Operações ( teste, manutenção, procedimentos de emergência )
  • Instalações ( prédios e Terrenos )
  • Equipamentos de Segurança ( EPC )

Retirado de : Delta Segurança do Trabalho  http://www.deltasegurancadotrabalho.com/

Acesso em  02/05/2014

Temos varias técnicas que auxiliam a APR, como citamos acima a melhor aplicação da APR é propriamente dito em um START UP de uma planta, veremos algumas dessas técnicas auxiliares , seus métodos de aplicação e suas bases de analises.

3.3 - Identificação dos Agentes agressivos

Para uma analise construtiva de  riscos é primordial a analise e identificação dos agentes agressivos que podem ser os seguintes riscos:

  • Mecânicos
  • Gravitacionais
  • Elásticos
  • Térmicos
  • Biológicos
  • Ergonômicos
  • Sonoro
  • Radiante

3.4 - Inspeção Planejada

A inspeção planejada é uma das melhores ferramentas técnicas  para identificar os perigos e avaliar seus riscos, antes que acidentes ou situações piores ocorram.

 A inspeção consiste em uma analise de equipamentos materiais e ambientes de acordo com os padrões estabelecidos pela empresa, também pode identificar praticas de trabalhos inseguras  fora de padrões, ou parâmetros de processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (169.4 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com