TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTAS DE MELHORIAS COM BASE EM DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Trabalho Universitário: PROPOSTAS DE MELHORIAS COM BASE EM DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  2.968 Visualizações

Página 1 de 5

NATHÁLIA GUIMARÃES GOMES RANGEL

Cam

2013

PROPOSTAS DE MELHORIAS COM BASE EM DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Comunicação, Clima e Cultura Organizacional, Gestão de Pessoas, Ética e Responsabilidade Social, Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Orientadores: Professores: Gisleine Fregonese, Mônica Maria Silva, Marco Rossi, Ana Céli Pavão.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 6

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7

1 INTRODUÇÃO

A empresa selecionada pelo grupo foi a Drogaria Bem Viver, localizada na cidade de São Francisco do Itabapoana. Na Drogaria Bem Viver os cargos são específicos e cada colaborador tem sua função. A empresa é constituída de dez colaboradores: dois exercem a função de caixa, um é responsável pela área de marketing, três são balconistas os quais exercem múltiplas funções como execução de programas relacionados a laboratórios, cadastros de clientes junto aos mesmos e venda de medicamentos perante a receita médica.

A empresa ainda conta com duas farmacêuticas que são responsáveis técnicas executando entre outras atividades aplicação de injetáveis e aferição de pressão arterial. Um gerente e uma colaboradora na área de serviços gerais fecham o quadro.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 RELATAR OS PROBLEMAS IDENTIFICADOS:

Na Drogaria Bem Viver inúmeros são os problemas identificados. Para começar não existe uma estrutura organizacional adequada o que já dificulta todo o resto. A comunicação é ineficaz trazendo com ela uma série de conflitos que seriam facilmente resolvidos ou amenizados caso a mesma fosse aplicada de maneira coerente.

O Gestor é despreparado e carrega um pensamento retrógado. Se julga “capaz” de gerir sozinho, o que inevitavelmente deixa transparecer aos seus colaboradores que os mesmos são dispensáveis a qualquer momento não tendo peso nenhum ao conjunto. Dessa forma os colaboradores não “enxergam” a empresa como uma equipe o que para uma boa estrutura organizacional não é nada positivo.

Os colaboradores por não terem uma boa comunicação dentro da empresa carregam insatisfação o que consequentemente não desperta motivação resultando em tarefas mal realizadas, em falta de empenho e um rendimento abaixo do desejado.

2.2 REALIZAR A ANÁLISE CRÍTICA DE TODOS OS PROBLEMAS IDENTIFICADOS:

Apoiar a organização nas mudanças de estrutura organizacional é também papel do RH, sabemos disto e também da importância de se realizar um bom trabalho nesta definição para que não tenhamos no futuro frutos indesejáveis que darão dor de cabeça e muito trabalho à gestão da empresa e, consequentemente, dos empregados. Uma estrutura organizacional inadequada causa vários problemas dentro da empresa, dentre eles: ambiente desagradável, ineficiência nos afazeres, comunicação com ruídos, desmotivação entre os colaboradores, entre outros.

A empresa que se nega a manter uma boa comunicação interna só dá margens a boatos que comprometem a vida da empresa. Os ruídos, as informações distorcidas certamente percorrerão a empresa podendo trazer problemas tanto na organização, quanto fora dela.

A visão do dirigente é limitada, pois prefere agir reativa ao invés de pró-ativamente. Se o dirigente fosse mais transparente e propiciasse da boa comunicação clara, didática acertam, quando ao contrário erram. É necessário que a imagem que os clientes fazem da organização seja expressa no atendimento e nos produtos que possui. O grande diferencial das empresas é comunicar-se bem, assim apresenta os produtos de forma clara e atende de forma a ganhar novos clientes e também fidelizar clientes antigos.

Quando alguém assume o cargo de liderança, isso não significa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com