TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta De Melhorias Com Base Em Diagnostico Organizacional

Ensaios: Proposta De Melhorias Com Base Em Diagnostico Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.457 Palavras (6 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 6

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

A Cooperativa Agrícola de Produtores de Cana de Campo Novo do Parecis Ltda. – COPRODIA, foi fundada em 24 de novembro de 1980, em decorrência da iniciativa de um grupo de produtores rurais, provenientes do sul do país, estimulados pelas boas perspectivas de exploração dos cerrados mato-grossenses. É uma Empresa sólida e promissora para região, que com seus Cooperados atuantes experimentaram grande progresso.

No inicio na aprovação do projeto era a construção de uma destilaria de álcool hidratado com capacidade para produzir 300.000 litros dia, 45.000.000 de litros álcool/safra, localizada no Município de Diamantino a mais de 300 km da sede do município, em áreas totalmente inexploradas e ainda não tituladas, sem nenhuma infra-estrutura, sem meios de comunicação, sem rodovias, região de fronteira agrícola com dificuldades imensas. Mas em 1985, em caráter experimental, foram produzidos 1.600.000 litros de álcool hidratado. Estamos produzindo em média 120.000.000 de litros álcool (anidro e hidratado) /safra, 1.000.000 sacas de açúcar cristal, após desenvolvermos uma tecnologia própria com intenso trabalho de pesquisa, buscando variedades que melhor se adaptassem a região dos cerrados, com a busca de variedades mais resistentes a pragas.

Hoje, a COPRODIA com sede no município de Campo Novo do Parecis, é uma grande geradora de empregos, ou seja, 2000 pessoas diretamente envolvidas, entre trabalhadores rurais e na usina propriamente dita, contando com técnicos, engenheiros, economistas, administradores, etc., prestando assistência médica, farmacêutica, laboratorial, odontológica, fisioterapia, educacional e de lazer aos empregados e seus dependentes, fornecendo material escolar, para alunos de ensino fundamental, além da participação ativa na comunidade.

Mantemos um controle biológico, para combate da cigarrinha da cana de açúcar através da pulverização do fungo Metharizium anisopliae, e para combate da broca de cana de açúcar, utilizamos o seu inimigo natural a Cotésia flavipes, com produção mensal de 20 milhões cortesias / mês, minimizando o uso de inseticidas.

Produzimos o Açúcar Cristal através de um moderno processo de fabricação com tecnologia de ponta, que permite uma produção limpa e sem contato manual. Seu empacotamento é realizado em ambiente climatizado e direto da produção, garantindo um produto final dentro do melhor padrão de qualidade.

Todo resíduo é aproveitado: - bagaço na produção de energia e após sua hidrólise é utilizado com alimentação de bovinos no sistema de confinamento; - vinhotos são aspergidos nos campos para fertirrigação.

A colheita mecanizada, que corresponde em torno da metade de toda produção diminui a queima, para preservação e aproveitamento dos resíduos na proteção do solo. Somos também uma EMPRESA AMIGA DA CRIANÇA, legitimando a responsabilidade social com relação às crianças e adolescentes, que tem o compromisso de honrar a certificação segundo as normas ISO 9001:2000.

2 DESENVOLVIMENTO

O foco da empresa é oferecer seus serviços prestados aos mercados internos e externos, visando seu crescimento ao médio e longo prazo, por ser uma empresa versátil procura sempre modernizar seus processos com investimentos em tecnologia de ponta. O ambiente organizacional tem se tornado cada vez mais complexo, as exigências do contexto socioeconômico levam as organizações a todo o momento repensarem sobre suas estruturas e recursos, as empresas agora visão melhor seu foco e a gestão de competências, as políticas gerais para toda empresa são substituídas por padrões de desempenho individual que servira de base para o recrutamento, seleção e remuneração de pessoal, (SILVA, pag.66).

A Coprodia ainda não possui uma estrutura totalmente adequada que facilite o acesso a mesma, pois em épocas de muitas chuvas a empresa sofre com o atraso da chegada dos funcionários, matéria prima, por não haver asfalto ate a chegada, mudando todo planejamento de entre safra, dificultando assim sua produção. Devido aos problemas das chuvas a organização deixa a desejara higienização do refeitório, pois os funcionários enfrentam dificuldades ate a chegada, sendo o percurso ate o mesmo de chão e barro. Sabendo-se que com a construção do asfalto ate a chegada da empresa e em todos os departamentos contribuiria e muito com a qualidade de vida dos funcionários e da empresa.

As decisões e ações são alinhadas para uma direção comportamental única mesmo os colaboradores agindo em diferentes áreas da empresa. Segundo Baccaro, um dos desafios neste século e administrar a diversidade cultural existente dentro das empresas, principalmente pela diversificação da força de trabalho, que englobam variações como: sexo, faixa etária, religiões, origem, escolaridade, raça e idioma.

A organização agrega vários tipos de cultura, pois em épocas de safra cresce muito o numero de colaboradores em todos os setores da empresa, pois ela necessita de muito profissionais que são contratados em épocas de safra. Com essas diversidades culturais a empresa faz a divisão do refeitório dependendo do cargo do funcionário, desde os horários ate o cardápio a ser servido no mesmo local em horas e repartições diferenciadas. Existindo assim um individualismo por parte de cada funcionário, englobando assim uma desigualdade social dentro da organização. A implantação de um único refeitório com o mesmo cardápio e de responsabilidade ética, social e cultural e pressupõe inicialmente a existência de uma vontade e uma atitude da diretoria.

Sabemos que as pessoas são “obras exclusivas” mais mesmo assim procuramos conviver no cotidiano com aqueles que se aproximam do nosso jeito de ser, de pensar. Ou que tenham alguma afinidade com a nossa; porem, na pratica não e bem assim que acontece. Relacionamo-nos com pessoas com que nos identificamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com