TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO TEXTO ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO DO CONHECIMENTO GERADO

Por:   •  8/5/2015  •  Resenha  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 5

RESENHA DO TEXTO ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO DO CONHECIMENTO GERADO.

Este texto tem por objetivo contextualizar a Análise Ergonômica do Trabalho, fazer uma síntese sobre as preocupações dos pesquisadores da área sobre o reconhecimento científico dos métodos de pesquisa sobre o trabalho. Então baseado nisso é feito uma revisão das características da pesquisa-ação, uma análise teórica da relação entre esse método de pesquisa e a AET, e como isto pode contribuir para que os conhecimentos gerados na AET possam ter seu reconhecimento científico facilitado junto aos pares das áreas do conhecimento em que a ergonomia permeia.

Essa questão é bastante relevante a partir do ponto em que a pesquisa ação seja uma metodologia de pesquisa reconhecida por diversas áreas do conhecimento que tratam do trabalho e permeiam a ergonomia, e a metodologia da AET está mais restrita ao núcleo da ergonomia. É fundamental que essa restrição venha a solicitar uma tradução desse método para outro. Quando existe o desejo de validar no núcleo de uma área de conhecimento os resultados das pesquisas realizadas, geralmente esse outro método é a pesquisa-ação, pois carrega muitas semelhanças com a AET em seus procedimentos e proposta, porém a mesma possui uma abordagem particular: compreender o trabalho para transformá-lo.(PIZON, C.A; MNEGON, N.L ; 2010)

Este artigo começa abordando a história da AET, que começou a ganhar espaço no campo de pesquisa a partir de 1955, após a publicação do livro de Faverge e Ombredame sobre a Análise do Trabalho. Essa evolução levou ao reconhecimento da ergonomia, ficando portanto situada como um dos dois principais conjuntos de ergonomias, distinguidos tanto na sua história como nos conceitos e nas práticas, mas que se complementam. A transformação do ambiente, e modificação do trabalho em si é a principal finalidade da ação ergonômica.

O ergonomista deve ter por objetivo realizar seu trabalho de forma que venha a contribuir para que a concepção de situações de trabalho não venha a alterar saúde dos trabalhadores e nas quais os mesmos possam exercer suas competências da melhor forma possível, e ao mesmo tempo num plano individual e coletivo, e encontrar possibilidade de valorização de suas capacidades e alcançar os objetivos econômicos determinados pela empresa, em função dos investimentos realizados ou futuros.

Segundo esses objetivos citados anteriormente que é originado a Análise Ergonômica do Trabalho, cujo método busca resolver os problemas da inadequação do trabalho às características humanas gerados por projetos de sistema de produção , de processos da organização do trabalho que muitas vezes encaixam o trabalhador em um setor de produção se pensar em suas características individuais, e também situações de adaptação e transformação ou concepção de sistemas de produção em que houve predominância dos aspectos financeiros, técnicos   ou organizacionais que não favoreceram a reflexão sobre o lugar incontornável do homem no sistema de produção. (PIZON, C.A; MNEGON, N.L ; 2010)

Os autores afirmam que a compreensão da AET é um meio que permite conhecer melhor e explicar melhor as relações entre as condições de realização da produção e a saúde dos trabalhadores; propõe pistas de reflexão úteis para a concepção as situações de trabalho; e melhora a organização dos sistemas sociotécnicos, a gestão dos recursos humanos e, em conseqüência, o desempenho da empresa em seu todo.

A IMPORTÂNCIA DA AET PARA O ESTÁGIO DE MATURIDADE DA ERGONOMIA COMO CIÊNCIA.

Os autores basearam-se muito na teoria de Bouyer (2007), pois para ele existiam basicamente quatro princípoios que distiguem o grau de maturidade de um discurso científico, são estes: positividade, epistemologização, cientificidade e formalização. Para ele a ergonomia está situada entre o limiar da epistemologização e o da cientificidade. Ficando portanto a caracterização da ergonomia como ciência um tanto confusa, no processo de maturidade em direção à cientificidade, Bouyer (2007) considera que o passo mais largo nessa direção foi a metodologia da análise ergonômica do trabalho (AET), pois ela trouxe uma nova mentalidade sobre o que consiste estudar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com