TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE INSTITUCIONAL DO CRAS RUINHA UBAITABA BA

Trabalho Universitário: ANALISE INSTITUCIONAL DO CRAS RUINHA UBAITABA BA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  2.285 Palavras (10 Páginas)  •  3.924 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE DE UBERABA

PATRÍCIA DE SOUZA VIANA FARIAS

DIAGNOSTICO INSTITUCIONAL

CRAS

UBAITABA MAIO DE 2012

PATRÍCIA DE SOUZA VIANA FARIAS

DIAGNOSTICO INSTITUCIONAL

CRAS

Diagnostico institucional do CRAS apresentado a Universidade de Uberaba, do curso bacharelado em Serviço Social, sob orientação da supervisora acadêmica Fernanda Laís Reis Pinheiro Hage, circuito 11.3, Polo Ubaitaba Ba.

UBAITABA, MAIO DE 2012

DIAGNOSTICO INSTITUCIONAL

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

Com a implantação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, em nível nacional, antigas práticas de intervenção e de gestão da assistência social passaram a ser substituídas por ações que fortaleçam os princípios de defesa dos direitos e superação da miséria e pobreza.

A criação do CRAS possibilitou a descentralização do atendimento integral às famílias e ampliou o acesso dos usuários aos serviços socioassistenciais.

O Centro de Referência da Assistência Social –CRAS – é uma unidade pública de base territorial localizado em áreas de vulnerabilidade social, que abrange um total até 1000 famílias/ano. Executa serviços de proteção social básica, organiza e coordena a rede de serviços socioassistenciais locais da política de assistência social.

O CRAS atua com famílias e indivíduos, em seu contexto comunitário, visando a orientação e o convívio sociofamiliar e comunitário. Neste sentido é responsável pela oferta do Programa de Atenção Integral ás Famílias PAIF. Na proteção básica, o trabalho com famílias deve considerar novas referências para compreensão dos diferentes arranjos familiar superando o reconhecimento de um modelo único baseado na família nuclear e, partindo do suposto de que são funções básicas das famílias: prover a proteção e a socialização dos membros, constitui-se como referência morais, de vínculos afetivos sociais, de identidade grupal, além de ser mediadora das relações dos seus membros com outra institucionais sociais e com o Estado.

CRAS UBAITABA RUINHA

O Centro de Referência da Assistência Social foi implantado do Município de Ubaitaba em 18 de agosto de Agosto de 2006. O bairro escolhido foi o da Ruinha, pois este abriga uma população que na sua maioria encontra-se em vulnerabilidade social. Com este programa, o município foi contemplado com profissionais da área de Psicologia e Serviço Social, e áreas afins, além de garantir recursos para a potencialização da rede de atendimento.

Estiveram envolvidos na implantação do Centro de Referência de Assistência Social o Prefeito de Ubaitaba Sr. Asclepíades Almeida, a então Secretária de Desenvolvimento Social Sr. Eliede Vera Soares, a equipe do Cras e pessoas afins.

ÁREA DE ATUAÇÃO:

Principais atuações do Cras:

• Prestar serviços continuados de Proteção Social Básica da Assistência Social para famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, por meio do PAIF .

• Articula e fortalece a rede de Proteção Social Básica local

• Promover os meios necessários para que se fortaleçam os vínculos familiares e comunitários e estes acessem seus direitos de cidadania.

FINALIDADES

Tendo como o principal Serviço ofertado, à Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Cuja execução é obrigatória e exclusiva de caráter continuado, o mesmo consiste no desenvolvimento por meio de serviços, ações e projetos socioassistenciais que visa fortalecer proteção às famílias, prevenindo o rompimento de vínculos com o propósito de garantir o acesso aos direitos sociais e a prevenção das situações de riscos, objetivando o desenvolvimento da qualidade de vida.

OBJETIVOS INSTITUCIONAIS

• Promover o acompanhamento socioassistencial de famílias em um determinado território

• Potencializar a família como unidade de referência , fortalecendo vínculos internos e externos de solidariedade

• Contribuir para o processo de autonomia e emancipação social das famílias, fomentando seu protagonismo.

• Desenvolver ações que envolvem diversos setores, como objetivos de romper, o ciclo de reprodução da pobreza entre gerações.

OBJETIVOS IMPLICITOS

• Socialização dos usuários uns com os outros.

• A interdisciplinaridade entre psicólogos, coordenador, assistente social e demais funcionários.

• Acolhimentos aos usuários.

ÁREA DE ABRANGÊNCIA

Municipal

Atendendo a um publico de 3500 famílias referenciadas.

DEAMANDAS ATENDIDAS PELO CRAS

-Beneficio de Prestação Continuada (BPC); é um beneficio da Assistência Social, integrante do (SUAS). Pago pelo governo federal e assegurado por lei, que permite a transferência mensal de um salário mínimo vigente ao idoso, com idade de 65 anos ou mais e à pessoa com deficiência, de qualquer idade, com impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com