TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Institucional

Trabalho Escolar: Analise Institucional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  1.709 Palavras (7 Páginas)  •  963 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL

ANNA BEATRIZ DO NASCIMENTO E SILVA

CAMILA KRISHNA

CARLOS HENRIQUE ALVES

DANIELLY FERREIRA

JOANA MELLO

ENTREVISTA – ASSISTENTE SOCIAL

Rio de Janeiro

Agosto/2013

ANNA BEATRIZ DO NASCIMENTO E SILVA

CAMILA KRISHNA

CARLOS HENRIQUE ALVES

DANIELLY FERREIRA

JOANA MELLO

ENTREVISTA – ASSISTENTE SOCIAL

Trabalho referente a segunda avaliação da disciplina de Ética Profissional.

Docente: Lenise Lima

Rio de Janeiro

Agosto/2013

Introdução

Entrevista realizada com a Assistente Social que atua no Hospital Estadual Pedro Ernesto ( Hospital acadêmico da UERJ). Sendo uma profissional contratada como Técnica Bolsista. Atua no Hospital a 4 anos e é formada a 20 anos pela UFF – Universidade Federal Fluminense. A população atendida é muito especifica, pois a profissional compõe a equipe na área de psiquiatria, logo são pessoas de varias classes e que vão para receber assistência médica e dos demais profissionais que trabalham na interdisciplinaridade. A necessidade de elaboração e execução desse Serviço na área de saúde mental em que se encontra essa profissional está diretamente ligada com a questão social da população atendida, que por diversas vezes se explicita através da pobreza, desassistência, sucateamento da rede de serviço, a falta de recursos humanos no hospital

A entrevista tem como objetivo central analisar a atuação de uma profissional que está inserida no mercado atualmente, e como as expressões da questão social estão presente nos campos de atuação .Como os Assistentes Sociais interagem com o Código de Ética Profissional de 1993. A possível formação continuada. E o conflito diário entre o CEP e o Empregador. Relacionar a pratica do profissional entrevistado com a bibliografia utilizada na disciplina de Ética Profissional, e as demais disciplinas.

Desenvolvimento

O perfil da população efetivamente atendida é bastante diversificado, uma vez que as doenças relacionadas à saúde mental não atinge um grupo especifico da sociedade com um perfil fixo.

A participação da população nesse Serviço se dá através do apoio dos familiares da pessoa atendida no hospital, com seus questionamentos aos médicos, através das visitas. Fazendo com que o papel social do hospital possa ser melhor efetivado. E a atuação da Assistente Social pode ser melhor visualizada através desse serviço prestado.

A Assistente Social desempenha a função de auxiliar os familiares dos pacientes, a respeito dos seus direitos, socializando as informações que possam esclarecer tudo o que é pertinente a internação, orientando e informando quais são as devidas providências que devem ser tomadas de acordo com as orientações medicas.

A rotina de trabalho nesta instituição é estipulada através de um esquema de plantões. A equipe se reveza para atender da melhor forma os usuários. Essa equipe é formada por um Profissional Concursado pela equipe de enfermagem, um terapeuta ocupacional, uma Residente de psicologia (selecionada também através de concurso), Dois Estagiários e por uma Profissional do Serviço Social Contratada.

No Hospital Estadual Pedro Ernesto o Serviço Social não possui um setor especifico. Atua juntamente com a equipe de supervisão da psiquiatria no ambulatório, onde faz o atendimento ao usuário, e onde também guarda todo o seu material de apoio (informativos, recursos da rede de saúde, entre outros) tendo livre acesso a enfermaria, que tornou-se um local compartilhado por todos os profissionais.

A relação com os profissionais das outras áreas é muito boa, porém o Serviço Social interfere diretamente nos interesses de defender os direitos dos usuários, indo muitas vezes contra as determinações da instituição que o Pedro Ernesto representa.

Já entre os profissionais da mesma área, todos procuram manter certas determinações. Tendo reuniões bimestrais coma coordenadora de Serviço Social da instituição .Reuniões essas obrigatórias, que visam manter o projeto de trabalho único, tendo participação direta da faculdade de Serviço Social da UERJ fazendo um trabalho de assessoria, junto a Coordenação Geral. O Serviço Social do Pedro Ernesto tem um projeto de trabalho,onde todos os profissionais devem montar um plano de atuação a ser apresentado, utilizando os princípios do Código de Ética Profissional. O Hospital passa também por uma avaliação feita pelo Ministério Público e o Secretaria de Saúde.

Os Assistentes Sociais trabalham com os poucos recursos existentes e com a construção de recursos alternativos, uma vez que os oferecidos são muito precários e insuficientes.

A Relação com a população envolvida depende muito do projeto e da relação construída com cada família . Muitos pacientes já passaram por outras instituições de psiquiatria e algumas vezes demonstram sinais de maus tratos. Na medida em que a relação começa a se formar entre o Hospital e o Usuário é possível fazer encaminhamentos para os familiares, possibilitando a busca de programas para auxilio de renda, e outros para que o paciente possa continuar se tratando.

De acordo com a entrevistada, a relação existente entre a sua própria pratica profissional e as orientações éticas presentes no código de ética dos Assistentes Sociais em vigor (1993) é a importância do mesmo, pois norteia a ação profissional, servindo como embasamento para o agir e de algumas posturas as quais são necessárias, dentre elas estão o sigilo que é um fator garantido pelo código de ética, situações de abuso em que se deve conduzir com o Maximo de cuidado, a violência e principalmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com