TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE PRELIMINAR DE RISCO

Por:   •  8/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  4.279 Palavras (18 Páginas)  •  1.410 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

ASSOCIAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO COESIVO DA AMAZONIA-ADCAM

INTITUTO DE TECNOLOGIA MASROUR

RAMOS CONTRUÇÃO LTDA

ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO

MANAUS

2015

ANDREIA GOMES MORAES

ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO

Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota parcial, no 3°módulo do curso técnico em segurança do trabalho, turma 01, no instituto de tecnologia Masrour.                                                         Orientado (a): Prof.ª Eng.ª RAMOS.

MANAUS

2015

ANDREIA GOMES MORAES

                                                                                                                                                     

SUMÀRIO

1. INTRDUÇÃO        5

2. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA.        5

2.1 Nome da Empresa        5

2.2 Historia da Empresa        5

3. ATIVIDADE DO ESTÁGIO        6

3.1 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO.        7

3.2 NORMAS REGULAMENTADORA 11-Transporte e Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais.        8

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BLIBLIOGRÁFICAS        


1. INTRODUÇÃO

Este trabalho de Análise Preliminar de Risco foi desenvolvido de forma detalhada e minuciosa com todos os paramentos técnica estabelecida pela Norma Regulamentada de vertente do Ministério do Trabalho. Com objetivo fazer um levantamento dos principais riscos existente de cada função do canteiro de obra, pois sabemos da suma importância de estamos atento a segurança dos trabalhadores na construção civil. E realizamos de prontas ações de medidas corretiva preventivas para minimizar ou eliminar os ricos existentes. Garantindo assim que o trabalhador tem um ambiente de trabalho seguro e saldável.

2 – OBJETIVOS GERAIS

Análise Preliminar tem como objetivo geral realizar o levantamento dos riscos/perigos envolvidos na atividade de cada função com objetivo de eliminar e minimizar os ricos existentes, promovendo assim um ambiente saudável ao trabalhador.

2.1 OBJETIVOS ESPECIFICOS

 A Análise Preliminar de Risco – APR consiste em um estudo antecipado e detalhado de todas as fazes do trabalho a fim de detectar os possíveis problemas que poderão acontecer durante a execução. Para cada tarefa de uma área são análisados os ricos possiveis e determinar medidas preventivas. Para cada um dos riscos inerentes a tarefa é dotada medidas de segurança visando sempre à segurança do trabalhador.

3. METODOLOGIA

Para a elaboração do trabalho foi necessária uma análise qualitativas metodologias aplicadas na Análise de Risco de riscos. Análise qualitativa inicial é essencial e trás consideráveis benefícios no entendimento da tarefa de seus problemas potenciais, bem como promove medidas de ações sobre a forma de se gerenciar a resposta aos riscos.

Elaborar análise dos riscos para cada tarefa de uma área para determinar medidas preventivas para cada um dos riscos inerentes a tarefa.

 

2. REFERENCIAL TEORICO

A Análise Preliminar de Riscos (APR) é definida como um estudo realizado na fase de concepção ou desenvolvimento de um novo sistema ou processo, com o objetivo de determinar os riscos que podem estar presentes na fase operacional do processo (DE CICCO; FANTAZZINI, 2003). A APR é aplicada para uma análise inicial qualitativa, desenvolvida na fase de projeto e de processo, produto ou sistema, com especial importância para investigação de novos sistemas de alta inovação ou pouco conhecidos, isto é, quando a experiência em riscos na operação é deficiente. Além das características básicas de análise inicial, torna-se útil também como uma ferramenta de revisão geral de segurança em sistemas já operacionais, mostrando aspectos que poderiam passar despercebidos (FARIA, 2011). Segundo Sherique (2011, p.535), a elaboração de uma APR passa por algumas etapas básicas, a saber: a) Revisão de problemas conhecidos: A busca por analogias ou similaridades com outros sistemas; b) Revisão da missão a que se destina: Atentar aos objetivos, exigências de desempenho, principais funções e procedimentos, estabelecer os limites de atuação e delimitar o sistema; c) Determinação dos riscos principais: Apontar os riscos com potencialidade para causar lesões diretas imediatas, perda de função, danos a equipamentos e perda de materiais; d) Revisão dos meios de eliminação ou controle de riscos: Investigar os meios possíveis de eliminação e controle de riscos, para estabelecer as melhores opções compatíveis com as exigências do sistema; e) Analisar os métodos de restrição de danos: Encontrar métodos possíveis e eficientes para a limitação dos danos gerados pela perda de controle sobre os riscos; f) Indicação de quem levará a sério as ações corretivas e/ou preventivas: Indicar responsáveis pela execução de ações preventivas e/ou corretivas, designando também, para cada unidade, as atividades a desenvolver. Os resultados da APR são registrados convenientemente numa planilha, conforme ilustrado no Quadro 1. Que, para cada etapa do processo, mostra os perigos identificados, as causas, o modo de detecção, efeitos potenciais, categorias de frequência, severidade e risco, as medidas corretivas e/ ou preventivas e o número do cenário (Amorim, 2010). REMOA - v.14, n.3, mai-ago. 2014, p.3278-3288 Análise preliminar de riscos ... 3293.

.                                                                                                                                                                                        

4. CONCLUSÃO

 O presente estudo buscou identificar os principais riscos/perigos envolvidos nas atividades aqui analisada. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratório/qualitativa que possibilitou o levantamento dos riscos/perigos a que estão submetidos os colaboradores envolvidos nessa atividade. Os dados foram coletados e analisados utilizando- se a técnica de Análise Preliminar de Risco (APR), que consiste em um estudo antecipado e detalhado de todas as fases do trabalho a fim de detectar os possíveis problemas que poderão acontecer durante a execução de uma determinada tarefa. Com os resultados obtidos detectou-se os possíveis acidentes e problemas relacionados à execução desta atividade o que levou à proposição de algumas medidas de controle com o intuito de neutralizar eliminar os riscos existentes. Garantindo assim um ambiente saudável e seguro ao trabalhado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (259.2 Kb)   docx (36.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com