TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE SWOT

Trabalho Universitário: ANALISE SWOT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  3.870 Palavras (16 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 16

ANÁLISE AMBIENTAL

Também conhecida como análise de Swot é uma ferramenta que visa identificar os pontos fortes e fracos da empresa com relação as oportunidades e ameaças existente no mercado. Esta análise abrange o ambiente interno e o ambiente externo da empresa.

O ambiente interno, exposto como forças e fraquezas, representa as forças microambientais. Já o ambiente externo, descrito como oportunidades e ameaças, representam as forças macroambientais.

Analisando a empresa Forza ambientalmente:

Microambiente – diante da análise interna, observamos que a Forza apresenta como pontos fortes a rapidez no atendimento com simpatia, organização, limpeza, combustível de qualidade e postos em locais estratégicos, o que apresenta um grande diferencial diante da concorrência e garantia de satisfação do cliente. Em contrapartida a ocorrência de rotatividade de funcionários aparece como ponto fraco, devido a migração frequente destes para outros estabelecimentos, talvez em busca de maiores salários. Como por exemplo, muitos vão para o mercado naval.

Macroambiente – Em analise externa, em que forças sócias maiores afetam todo o microambiente, discutiremos como a empresa se comporta frente à força tecnológica, natural e legal.

Tecnológica→ todo ambiente estruturado é supervisionado e monitorado pela diretoria através da automação que é a informatização de todas as operações interna da empresa bem como a integração desses processos com a parte externa. Um exemplo é o processo de conferência e fechamento de caixa de todos os postos na unidade matriz.

Natural→ a empresa dispõe de autorização do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) que tem como missão proteger, conservar e recuperar o meio ambiente para promover o desenvolvimento sustentável. O instituto recolhe as sobras de produtos que são nocivos ao meio ambiente, e estes voltam para a refinaria onde são recondicionados e retornando para a revenda.

Foi observado que todos os tanques de combustíveis têm sensores contra vazamento e a área toda é feita em canaletas distintas para que não haja a contaminação do solo. Podemos observar que a Forza é uma empresa que respeita e se preocupa com o meio ambiente.

Legal→ A Forza funciona de acordo com a Lei trabalhista, e estar plenamente regulamentada no Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM – RJ) o que garante uma maior confiabilidade aos seus consumidores. Obedece a Legislação comercial, as Leis tributárias não dispensando o fornecimento de notas fiscais em suas operações, é autorizada pelo INEA ( Instituto Estadual do Ambiente) sendo assim totalmente sustentável. Na parte de informatização é segura, garantido idoneidade dos dados e transparência absoluta nos serviços prestados.

ANÁLISE DO AMBIENTE DE TAREFA

Verificamos que a parte interna da empresa obtém muita organização na estrutura operacional, onde todo ambiente é supervisionado pela diretoria através de um sistema de automação, que monitora toda parte estrutural da empresa.

Segue abaixo toda operação interna da empresa:

1- Vendas

O sistema monitora as vendas das 35 unidades espalhada em todo Rio de Janeiro, onde se pode perceber Crescimento ou queda nas vendas. A gestão obtém todas as informações podendo ter uma tomada de decisão com mais rapidez e eficiência acompanhando o crescimento do mercado.

2- Parcela de mercado

A Forza hoje esta entre os seis maiores revendedores de combustível do Rio de Janeiro, ficando atrás da Petrobrás, Ipiranga, Shell e Esso. Estudos comprovam que todo seu faturamento representa 5% do mercado de revenda de combustível no Rio de Janeiro. A empresa vem crescendo a cada ano, e tem como objetivo criar mais 15 unidades para ter o direito de se tornar uma distribuidora.

3- Procedimentos de marketing

O setor de marketing da empresa trabalha em um perfil inovador visando divulgar e prospectar cada vez mais a marca. Foi criado um sistema de captação de clientes que é um programa chamado cliente Fidelidade, onde o cliente cadastra seus dados vinculando a um cartão da empresa criando hoje uma carteira de 195 mil clientes cadastrados em apenas 3 anos. Todo programa é divulgado em busdoor, rádios, televisão e outdoor espalhado em toda cidade.

4- Margens de lucro

A empresa trabalha com o percentual de margens de acordo com a instabilidade do mercado e concorrência, seu grande poder de venda é no GNV que representa 24% do lucro bruto. A Forza tem uma venda bruta em torno de 20 milhões de reais mensais obtendo uma margem liquida em torno de 5 % mensal.

5- Recursos Financeiros

A Forza tem uma parceria com o Grupo Ipiranga pelo qual é revendido todos seus produtos. A parceria também serve para administrar toda revenda através de prazo na compra do combustível. Sendo assim a empresa tem o tempo hábil para vender o produto e cumprir com os pagamentos acordados. Hoje a Forza obtém 650 colaboradores com todos os salários em dia e seus benefícios.

6- Recursos Físicos

Verificamos que todo ponto de vendas das unidades são estratégicos, os pontos ficam próximos de vias muito movimentada, gerando em si resultado considerável em praticamente todas as unidades. As unidades que mais geram receita são: Imbariê, Dutra, Recreio, Washington Luiz, Caxias, Itaboraí, Santa Rosa, Maracanã, Abolição e Barra.

7- Capacitação e variedade da produção

A empresa possui um treinamento para todos os colaboradores, existe uma consultoria na empresa que é responsável em avaliar toda a operação e também promove palestras instrutivas e motivacionais para toda organização. Gerando crescimento profissional a todos que se desenvolverem durante a jornada na empresa.

ASPECTOS MERCADOLÓGICOS

As unidades da forza são inovadoras e de ótima aparência e com preços competitivos, gerando satisfação a todos seus clientes. Existe um trabalho visando avaliar o atendimento, a operação, a Estrutura e a administração das unidades chamado Cliente oculto. Que é uma empresa terceirizada que se apresenta como cliente e verifica todo serviço prestado fazendo a avaliação mensal das unidades. A empresa usa as pesquisas e cria um feedback com a Gerência com o intuito de acertar os pontos necessário para chegar ao objetivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com