TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA – BIOÉTICA

Por:   •  5/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 3

PORTIFÓLIO – 10ª SEMANA – 3º CICLO DE APRENDIZAGEM À DISTÂNCIA – ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA – BIOÉTICA

ISABELLA AP. RIBEIRO MACHADO

1. Relacione as fronteiras da Bioética com a política, com a teologia, com o direito e com a questão geográfica.

A Bioética estuda as consequências morais que surgem com as pesquisas científicas, principalmente em biologia e medicina.

A relação da Bioética com a política sempre é alvo de polêmica. Sabe-se que o Estado deveria ser justo e honesto, mas, infelizmente, não é bem isso o que acontece. Há muito jogo de interesses no meio da política, o Estado oferece coisas que beneficiam a população (concessão de bolsas de estudos, por exemplo), mas, por outro lado também investem em projetos que podem vir a ser prejudiciais no futuro. Tudo o que for ser feito com a Bioética e a Política precisa ser muito bem analisado e preparado. Tecnologias podem trazer benefícios, mas também podem causar sérios problemas no decorrer do tempo. Quando as fronteiras da Bioética e da Política são violadas isso pode trazer graves problemas para a sociedade, pois se corre o risco de serem criados projetos, leis ou teorias que só satisfaçam um lado da sociedade e não ela como um todo.

As Fronteiras da Bioética com a Teologia talvez sejam as mais conflitantes. Desde cedo se pode ouvir coisas como: “a ciência não se mistura com a religião”. Cientistas e teólogos por vezes não conseguem se entender. Cientistas acreditam na ciência, naquilo que pode ser provado. Já os teólogos acreditam que as pessoas não só mais um número, elas são seres que estão se desenvolvendo mental e espiritualmente. Pode-se ver claramente que na sociedade atual há uma supervalorização do ter, enquanto o ser vai sendo mais e mais deixado de lado. Quando teólogos e cientistas se reúnem para discutir casos da Bioética o diálogo torna-se difícil. Um exemplo de situação atual da Bioética que tem causado muito conflito entre as partes é a eutanásia. Cada um tem seu posicionamento sobre esse caso e por vezes eles são completamente opostos. Atualmente vem tentando-se buscar um consenso entre religião e ciência, um conjunto de esforços que visa a criação de uma sociedade mais feliz e justa.

As fronteiras entre Bioética e o Direito ainda caminham a passos curtos. Novos problemas da Bioética requerem novos diálogos e novas leis, mas com esses novos problemas é difícil ter um posicionamento quando não se sabe quais serão os progressos das tecnologias e se elas trarão ou não uma solução. Se uma determinada situação ocorrer pode ser que a legislação não esteja preparada para a mesma, então o Direito tende a agir com mais cautela. Se o Direito agir de modo impensado as leis podem ser interpretadas de maneiras diferentes e conflituosas, em que diferentes partes tenham posicionamento opostos e chegar a um consenso será provavelmente impossível.

As Fronteiras Geográficas com a Bioética realmente existem. Cada país, cidade e povo têm suas diferenças e particularidades e elas vão reagir de modo diferente perante uma nova situação. É importante que haja diversidade, mas isso também pode acarretar problemas como preconceito, xenofobia entre outros. Cada região tem suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com