TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Ensaios: ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  3.010 Palavras (13 Páginas)  •  885 Visualizações

Página 1 de 13

ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

1. Verificar se o Projeto Político Pedagógico (PPP) ou Proposta Pedagógica possui sintonia com a LDB 9394/96, Diretrizes, PCN, etc. Analisar consistência interna da proposta. Informar: onde a instituição se situa, sua missão, a identidade do aluno que quer formar e outros itens constantes na proposta da instituição.

A escola Municipal de Educação Infantil Raio de Luz; situada no distrito de migratinópolis , foi criada conforme a lei n 362/2004, é uma entidade vincula da a secretatia municipal d educação. Cultura , esporte ,lazer e turismo (SEMECELT), tento como entidade mantedora a Prefeitura Muncipal do Municipio de Novo Horizonte do Oeste – Ro. Esta inicio suas atividades como extensão do per –escolar Sonho feliz localizada na sede do municipio de Novo Horizonte do Oeste no ano de 1990, no predio da subpretuitura do distrito de migrantinopolis e permaneceu nesta localidade até o ano 2000 e devido o aumento nas dependencias da escola estadual Americo Brasiliense de Almeida e Melo, quando foi transferida para o predio da EJA permaneceundo nesta localidade a´te ano 2003 quando o então prefeito JO SE ODOMILSON DANTAS adquiriu um predio para escola em proporção ao crescimento da clienteia e sua organização administrativa. Diante disso foi criada a lei municipal n 362/2004 data a12 de julho de 2004 denominando a Escola Municipal de Educação infantil Raio de Luz, sobre decreto de criação n 432/ 2005 . E finalmente em 2004 inicaram as atividades do pre- escolar propriamente dito Raio de Luz.

2. Verificar se a proposta possui clareza conceitual, coerência entre disgnóstico, objetivos e ações.

A escola esta em sintonia com a Lei de Diretrizes e Bases n 9394/96 em seus artigos 12 e 13 , incisos l e ll do artigo 14 determinam que a escola pública deve elaborar e executar o seu Projeto Politico Pedagogico.

O proposito da mesma é viabilizar o processo de construção do conhecimento oferecendo suportes teórtes metodológicos, para que a construção não seja interrompida, na vivencia com as diferntes formas de lazer, cultura e esporte, tendo como objetivo formatr cidadão criticos capazes de atuar na sociedade e conquistar sua autonomia.

3. Verificar se há viabilidade de execução da proposta.

A pré-escola de luz atende crianças urbana e rural do distriuto de Migrantinópolis .Grande parte dos alunos é da área rural sendo que alguns dentes moram até 19(dezenove) quilometros retirados da escolas e se mantem assiduos na mesma. A metodologia adotada pelo projeto de educação infantil esta norteada pela corrente pedagogica construtivista aplicada de forma lúdica sendo, que as atividade são orientadas.

4. Organização do espaço educativo: horário, turnos, número de alunos, distribuição de séries, e turmas.

Atualmente a instituição atende nos periodo matutino das 07h30min horas as 11h30min e vespertino das 13h00min ás 17h00min horas, sendo que são atendidads crianças de 04 (quatro) e 05(cinco) anos nos dois periodos totalizando 100 (cem) alunos.Estão dispobilizadas 04 (quatro) professoras sendo que duas destas possuem uma carga horaria e 40 (quarenta)horas, trabalhando os dois horários e outras duas são professoras de recreação e jogos com carga horaria de 20 (vinte) horas cada uma,portanto uma trabalha no periodo da manha e a outra no periodo da tarde.Enquaanto os alunos estão em aula de recreação as professoras fazem seus respectivos planejamentos.

5. Formas de tratamento e ações para problemas disciplinares, normas de convivência, tratamento a ser dispensado aos pais etc.

O contato com os pais acontece nas reunioes que são realizadas a cada final de bimestre para falar do desenvolvimento das crianças e incentivá-los a participarem, juntamente com seus filhos, das atividades que são oferecidas no dia a dia do Raio de Luz tambem se mantém relacionamento com os pais e responsáveis nas horas de entrada e saida das crianças.

6. Projetos desenvolvidos pela instituição ou pelos professores.

A escola tem uma filosofia de atender a clientela de 04 e05 anos da zona urbana e rural do municipio, dando oportunidades para que as crianças se desenvolvam em seus aspectos fisicos psicológicos intelectuais sociais e culturais atraves de um projeto que beneficiem os educando dasta faixa etaria em suas peculiaridades ludicas afetivas e cognitivas atraves de uma proposta pedagogica construtiva voltada para a educação infantil.

7. Formas (ou projetos) de inclusão e atendimento a alunos com necessidades especiais.

Segundo o regimento escolar a educação especial é modalidade de educação escola destinada ao atendimento de educando portadores de necessidade educativas especiais.Sendo que atentimento ao aluno ocorrerá em salas comus juntos com os demais alunos visando a inclusão social e educacional.Portanto até o atual momento não há registros de matriculas de crianças portadoras de necessidade especiais.Não há a devida fermação dos professores para acolher tais crianças bem como o espacço fisico e completamento inadequado para a acessibilidade ou seja a escola não esta devidamente preparada para a inclusão.

8. Filosofia e príncipios da escola: perfil da comunidade, fins educativos etc.

A pré-escola “Raio de luz” não disponibiliza de muitos recursos, portanto os materiais didatico pedagogicos são limitados há uma variação minima d livros e jogos aos quais exige das professoras muitas cristividade e disponibilidade diante disso a utilização de sucatas ´e uma das opçoes adotadas pelas professoras e tais materiais estão sento reaproveitados e utilizados pelos alunas atraves disso há uma concientização quanto ao reaproveitamanto de embalagens recicláveis alem de contribuir para a proteção do ambiente da comunidade escolar enfim, alem de aprender com os materiais pedagogicos os alunos aprendem a reciclar e anida levam esta aprendizagem para casa (familia).

9. Organização do currículo: por disciplina, por módulo, por tema, por área de conhecimento, por projetos ou outras formas; utilização de livros didáticos; propostas de interdisciplinaridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com