TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saberes Docentes

Monografias: Saberes Docentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  224 Palavras (1 Páginas)  •  448 Visualizações

Os saberes docentes vem disputando espaço nos currículos e no cotidiano do ensino-aprendizagem na escola. A proposta curricular acaba abordando uma realidade imaginária baseadas em centros de poder que não levam em conta a sociedade local, a história dos alunos, dos professores e de todo os agentes educacionais.

A prática social do professor é acumulada juntamente com várias experiências de sua docência, muitos alunos saem de seus cursos de formação docente sem que saiba inferir o conhecimento adquirido no processo de ensino-aprendizagem.

A história da desvalorização do docente vem da mistificação que esta area profissional foi mercantilizada e propriamente instrumental, voltada a atender o interesse do mercado de trabalho e da demanda atual.

O estudo de Gauthtier et al.(1998), caracteriza uma categoria denominada “o ofício dos saberes”, cujo ofício abrange vários saberes que são movidos pelo professor e sua prática, envolvendo a Disciplina, o Currículo, a Ciência da Educação, a Tradição Pedagógica, a Experiência e a Ação Pedagógica.

O enriquecimento está no conhecimento do próprio conhecimento, de sustentar uma educação privilegiada de reflexões e debates em torno de si, de problematizar o ensino, de trazer uma concepção dialógica e uma forma de ensino intencional norteadora de valores reais condizentes a realidade que se encontra. Sair do faz de conta, do tratar alunos como números, mas sim, de alunos sujeitos da história, transformadores e mantenedores de sua identidade sociocultural.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com