TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saberes Docentes

Trabalho Universitário: Saberes Docentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 3

Saberes docentes e a formação de professores

O professor tem que buscar o conhecimento profissional, ter sua identidade e um desenvolvimento de um ensino coerente que atenda ao contexto social.

O docente tem que ser agente de mudanças , ter um papel importante no desenvolvimento do educando, e na sociedade e preparar o aluno para atingir seus objetivos.

Os professores tem que ter em mente para ensinar e transmitir seus conhecimentos, porque são portadores e produtores do saber, deve estar sempre em busca de novos desafios.

O saber docente engloba ser capaz de ....., compreender , dominar uma técnica , ter o poder de manusear e transmitir da melhor forma seus conhecimentos.

Segundo Perrenoud.(2000) cabe ao professor administrar e adaptar as sitiações para que haja a construção do saber e competencias profissionais o autor cita dez topicos para alcançar os resultados:

• Organizar e dirigir situações de aprendizagem.

• Administrar a progressão das aprendizagens

• Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação.

• Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho.

• Trabalhar em equipe.

• Participar da administração da escola

• Informar e envolver os pais

• Utilizar novas tecnologias

• Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão

• Administrar a sua própria formação contínua.

Não existe um saber especifico, e sim saberes diferentes, e nisso engloba, planejar, executar, escolher metodologias, elaborar tarefas, construir instrumentos para avaliação e administrar a sala de aula.

No trabalho cotidiano do professor é necessário que exista um corpo solido de conhecimentos sobre processos de aprendizagem e de desenvolvimento profissional da docência segundo Shulman o docente tem que ter em sua base de conhecimento para o ensino Conhecimento do conteúdo de ensino (ou conteúdo específico): envolve dois tipos de conhecimentos, o substantivo e o sintático. O primeiro refere-se ao domínio de conceitos, idéias e fenômenos de uma determinada área de conhecimento. O segundo diz respeito aos métodos através dos quais novas informações são produzidas nas investigações de campo, no intuito de legitimar novos conhecimentos;

- Conhecimento pedagógico geral: refere-se às teorias de ensino e de aprendizagem, gestão e organização de sala de aula, esse conhecimento transcende ao domínio do conteúdo de ensino;

- Conhecimento do currículo: envolve o conhecimento do programas, dos materiais didáticos, do currículo como política em relação ao conhecimento oficial;

- Conhecimento pedagógico do conteúdo: é a relação que o professor faz entre o conhecimento do conteúdo de ensino e o conteúdo pedagógico geral. É um conhecimento construído pelo professor ao ensinar, pode ser considerado como um novo tipo de conhecimento. É o único conhecimento que o professor é protagonista, pois é sua construção pessoal, aprendido durante sua atuação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com