TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAberes Docentes

Por:   •  12/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 4

IFES – INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

TURMA: ILQ4

NILTON CESAR

PÂMELA BICALHO

WEVERTON CAMPONEZ

OBSERVAÇÃO E REFLEXÃO DO TRABALHO ESCOLAR 1

Vitória

2010

NILTON CESAR

PÂMELA BICALHO

WEVERTON CAMPONEZ

SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

                                               

                                                Resenha do livro saberes docentes e formação profissional apresentada à disciplina de Observação e Reflexação do Trabalho Escolar I, como requisito parcial para avaliação, realizada no segundo período do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Espírito Santo, sob orientação da professora Maria Geralda Oliver Rosa.

Vitória

2010

 Saberes Docentes e Formação Profissional

O autor do livro é professor universitário e conhece as teorias de Paulo Freire, valorizando assim o papel do docente em sala de aula como um ser que promove mudanças em seu ambiente. Os seus alicerces teóricos são variados, e vão desde a filosofia grega até a contemporânea.

Tardif busca na formação de sua ideologia conhecimentos de sociólogos como Weber, com a interação social relacionada a aprendizagem, e também de pesquisadores diversos, tais como Bordieu, que reflete sobre os conteúdos curriculares e sua dependência com a história de uma sociedade.

A metodologia utilizada baseou-se em uma pesquisa empírica realizada com os professores sobre quais seriam os conhecimentos que estes usariam em seu trabalho cotidiano. Para tal empreendimento, o autor baseou-se em pesquisas realizadas anteriormente por autores tais como Dubar – que defendia a importância da aprendizagem por meio do cotidiano dos mestres – e também Gauthier – sobre a incorporação dos conhecimentos dos professores em programas de formação.

O livro relata quais são os saberes utilizados pelos professores em suas atividades e quais conhecimentos esses profissionais deveriam ter para sua atuação nas escolas.

Existem diversos estudos que investigam diversas questões relacionadas ao ensino, tais como as competências e habilidades do profissional do ensino, qual a forma de aquisição de conhecimento e quais os conteúdos aprendidos na universidade são utilizados nas escolas primárias e secundárias.

De acordo com Tardif (2002) o saber do professor está na interface entre o individual e o social, entre o ator e o sistema, com o objetivo de captar a natureza social e individual como um todo.

Os saberes dos mestres são formados pela junção dos conhecimentos técnicos - adquirido em universidades – e também pela prática cotidiana do exercício de sua profissão. É importante considerar nesse quesito que existe toda uma influência do aspecto social e ambiental no qual o profissional está inserido.

O conhecimento experiencial adquirido no exercício prático da profissão, seja através do domínio de uma turma ou com a heterogeneidade dos alunos de sala de aula, possui algumas características, tais como: seu surgimento ocorre na prática do ensino, com a interatividade entre os estudantes e demais profissionais da área de ensino, pluralidade de vivências, heterogeneidade de pensamentos e formas de agir, complexidade das atividades, entre outros.

O professor pode desenvolver oito tipos de ações na educação. Estes podem ser de forma tradicional, afetiva, instrumental, estratégica, normativo, dramatúrgico, de forma expressiva ou de maneira comunicacional. Cada uma dessas formas possui suas características distintas e cada profissional a utiliza da maneira como considerar mais adequada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (103.4 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com