TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Saberes Docentes

Artigos Científicos: Os Saberes Docentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade Anhanguera de São Bernardo

2014

INTRODUÇÃO

Este trabalho vem abordar a influência nas decisões que precisam ser tomadas na área técnica responsável pela gestão das equipes ligadas ao atletismo. Pode-se observar na pesquisa de campo realizada com os atletas e suas equipes técnicas, alguns métodos ultrapassados, técnicos mais experientes que não aceitam inovações e equipes novas que tem receio de expor suas ideias, foi preciso integrá-los para melhor aproveitamento do desempenho dos atletas nos jogos da Olimpíada, afinal será feita aqui no Brasil, é a chance do país provar sua condição plena em organizar o evento e deixar em destaque nossos atletas para o mundo.

Foi realizado a três passos, um trabalho árduo mais gratificante, no início identificar as experiências de vida e profissional de cada um, verificar o quanto os mais experientes podem ceder para novas experiências e qual a expectativa dos novos que estão começando agora.

Após esta pesquisa foi constatado a resistências de alguns e a falta de iniciativa de outros a pesquisa continuou com um questionário a fim de identificar o clima comportamental dos envolvidos, após este questionário aplicamos uma dinâmica entre os dois grupos e o objetivo integração foi conquistado. Durante este trabalho podemos observar talentos escondidos no interior do país que sem incentivos poderiam se perder e a olimpíada precisa de novos rostos.

A metodologia utilizada foi pesquisa retirada do PLT NONAKA, IKUJIRO; TAKEUCHI, HIROTAKA. Gestão do conhecimento. Rio de Janeiro: Bookman, 2009; de alguns artigos: O Mestre e o Método Pilates: a genialidade do criador (por HT Pilates, 31 Out. 2011). 

RELATÓRIO

A valorização do capital intelectual e o conhecimento dos técnicos e os demais profissionais envolvidos nas Olimpíadas, devem ser levados em conta toda experiência de vida dos mesmos, ou seja, todo o conhecimento adquirido ao decorrer de sua vida pessoal e profissional. São Pessoas que chegaram as Olimpíadas por sua performance, por sua dedicação como profissionais e com certeza tem muito a contribuir para Olimpíada.

Todas as comissões participantes da Olimpíada podem funcionar como empresas que utilizam o conhecimento de seus membros para o sucesso da organização e de seus colaboradores. As comissões poderiam se conhecer melhor, tentar saber quais seus atletas, suas especialidades, como fizeram para chegar a participar na Olimpíada no Brasil. E dentro de cada comissão fazer o mesmo atualizando sempre as informações, procurar trocar experiências entre as comissões para um bem maior.

Como foi encontrado um quadro comum que existem em algumas empresas que possui gestores antigos no cargo, conservadores, fechados para novas ideias receosos por perder sua posição para o grupo mais novo recém chegado ao ambiente, e em contra partida técnicos inexperiente, no começo de suas carreiras sentem medo de expor suas ideias e serem rejeitados.

A sugestão para melhoria deste ambiente foi implantado um questionário de estudo de clima comportamental, após aplicar com os dois grupos podemos observar onde era necessário melhoria, podemos verificar resistência do grupo mais experiente e a falta de coragem de se expor do grupo mas novo. Foi aplicado uma dinâmica rápida para os dois grupos de técnicos onde um grupo deveria criar um novo produto, porém começariam a criação deixando de propósito o produto inacabado, assim o grupo que ficasse de terminá-lo teria que ser criativo, inovador mas sem tirar a essência da criação inicial, foi divertido, integrou os dois grupos de técnicos e vez ambos entender que a experiência é importante porém o novo é necessário, e juntos puderam finalizar o produto e realizar sua apresentação na sala de reuniões. Puderam entender que deveriam levar esta experiência aos jogos, trabalhar junto com os atletas, inovar, retirar o máximo do desempenho deles conquistando assim as sonhadas medalhas que com certeza elevam o nome do país e seus responsáveis pela conquista.

Através de pesquisa feita por nossa equipe podemos observar que há talentos escondidos pelo interior do país, pessoas que não tem acesso ao mundo dos grandes técnicos e atletas com incentivo patrocínio de empresas, governo em fim possuem o talento, mas não quem possa lapidar diamantes brutos.

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com