TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Por:   •  19/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 2][pic 1]

AD1 – 2016.1

DISCIPLINA: ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Prof.

Nome: GLADSTON PEREIRA LIMA

Matrícula: 142.131.502-49

Email: GLADSTONPLIMA@GMAIL.COM

Polo: RESENDE

Curso: TEC SEGURANÇA PÚBLICA

Cidade em que reside: VOLTA REDONDA

Universidade Federal Fluminense

Departamento de Segurança Pública

Curso de Tecnólogo em Segurança Pública

Atividade avaliativa 1 - AD1

Prazo de postagem: 11 de março de 2016 até às 23:55hs

A política, assim como o poder, são conceitos complexos e que variam ao longo do tempo na forma como são interpretados. Podemos perceber que ambos os conceitos tem uma relação próxima com a idéia de violência. Isto nos permite pensar que, de certa forma, a idéia ou a prática da violência se relaciona com a prática do poder e da política. Para Maquiavel, a questão central está em adquirir poder político e manter esse poder a qualquer custo.  Para Hobbes, a questão está em constituir um Estado civil no qual as pessoas tenham garantias de sua segurança.

Uma importante distinção entre os autores está em que, para Maquiavel a prática da violência é uma condição imediata para a realização do poder político, para Hobbes a questão  da violência deve ser ordenada pelo Estado civil.

A violência se relaciona de maneira mais indireta com a questão da política e do poder, entretanto essa relação se mantém. A prática da política cotidianamente é perpassada por diversas situações que envolvem algum tipo de cálculo sobre nossas ações e os resultados possíveis de nossas ações, isto é, consequências.

A idéia de uma guerra de todos contra todos propõe o desafio de se pensar em qual medida essa guerra se coloca para cada um de nós todos os dias e quais as saídas para essa situação, já que todos eram inimigos entre si.

No cerne de relações sociais, moldadas pelas lutas, Max Weber percebe de fato a dominação, dominação esta, assentada em uma verdadeira constelação de interesses, monopólios econômicos, dominação estabelecida na autoridade, ou seja, o poder de dar ordens, por isso ele acrescenta a cada tipo de atividade tradicional, afetiva ou racional um tipo de dominação particular. Weber definiu as dominações como a oportunidade de encontrar uma pessoa determinada pronta a obedecer a uma ordem de conteúdo determinado, elas são: dominação Legal (onde qualquer direito pode ser criado e modificado através de um estatuto sancionado corretamente), dominação Tradicional (onde a autoridade é, pura e simplesmente, suportada pela existência de uma fidelidade tradicional, dominação Carismática (onde a autoridade é suportada, graças a uma devoção afetiva por parte dos dominados). Max Weber observa que o poder racional ou legal cria em suas manifestações de legitimidade a noção de competência, o poder tradicional a de privilégio e o carismático dilatam a legitimação até onde alcance a missão do “chefe”, na medida de seus atributos carismáticos pessoais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (167.8 Kb)   docx (76.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com