TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO DESEMPREGO RELACIONANDO COM POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA

Ensaios: ANÁLISE DO DESEMPREGO RELACIONANDO COM POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  2.145 Palavras (9 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

LISTA DE TABELAS...............................................................................4

RESUMO..................................................................................................4

1. INTRODUÇÃO.................................................................................... X

2. PEA..................................................................................................... X

2.1 Definição.................................................................................... X

2.2 Posição na ocupação................................................................ X

3. DESEMPREGO................................................................................... X

3.1 No Brasil.................................................................................... X

3.2 Demais economias.................................................................... X

3.3 Crítica........................................................................................ X

4. CONCLUSÃO...................................................................................... X

REFERÊNCIAS....................................................................................... X

ANEXO – Título do anexo..................................................................... X

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 - Taxa de desemprego mensal e anual no Brasil desde 2002..........................................................................................................X

Tabela 2 - Dados em quantidades.........................................................X

Tabela 3 - Taxa de desemprego nos demais países em 2013..........................................................................................................X

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Gráfico das taxas de desemprego anuais no Brasil........................................................................................................X

RESUMO

O objetivo central é apresentar uma análise da população economicamente ativa (PEA) desde seus conceitos básicos e relacioná-la com os fatos econômicos ocorridos recentemente, demonstrando sua aplicabilidade na pesquisa em questão.

No mesmo sentido, conceituar e desenvolver as taxas de desemprego de outras economias, comparando-as com a do Brasil, onde a informação mais completa sobre a situação do mercado de trabalho é fornecida pelo IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, baseando-se nas seis grandes regiões metropolitanas do país: Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e Recife, Instituto este que, define um indivíduo desempregado como “toda a pessoa de 16 anos ou mais que, durante a semana de referência, isto é, a semana que se faz a pesquisa, esteve procurando trabalho, ou que tomou medidas para procurar trabalho ou buscando estabelecer-se durante a semana precedente". Assim, com fim de justificar a manifestação do desemprego, analisam-se dois eventos: o funcionamento do mercado de trabalho; e o nível da demanda agregada, sendo que para alguns economistas tal explicação se dá no funcionamento do mercado de trabalho e, em particular, no desejo dos trabalhadores de receberem salários excessivamente elevados.

Palavras-chave: PEA, fatos econômicos, taxas de desemprego, trabalhadores, mercado de trabalho.

1. INTRODUÇÃO

O objetivo do artigo é tratar sobre a relação da população economicamente ativa com o desemprego e demonstrar a situação atual deste fato não só no Brasil, mas também em outras nações influentes.

A porcentagem de desemprego no Brasil possui uma taxa consideravelmente baixa em relação a outros países, principalmente por causa do aquecimento da economia brasileira causando assim grande oferta de emprego. Fenômeno contrário da Europa onde o desemprego está batendo recordes, como o caso da zona do euro que bateu o recorde de 12,2% de desemprego em 2013, com a maior alta verificada na Grécia com 27,6%, Espanha 26,8% e Portugal 17,8%.

A parte da população que mais sofre com a falta de emprego são os jovens, devido principalmente, a falta de experiência, pois as taxas tornam-se ainda maiores quando direcionada à população entre 18 e 24 anos.

No Brasil a taxa de desemprego que se apresentou estabilizada em 5,4% no ano de 2013, em Dezembro de 2013, recuou em 4,3%, mínima histórica registrada, informou o IBGE, mas pelas previsões deverá continuar estabilizada, algo que chega perto do pleno emprego em sua média que é 3,5%.

A população economicamente ativa que seria a parte da população apta ao trabalho que possui emprego ou não está em uma crescente queda nos últimos anos devido principalmente ao envelhecimento da população e também pelo fato de a juventude estar se envolvendo cada vez mais tarde no mercado de trabalho por priorizar o estudo.

Portanto, com a queda da população economicamente ativa, o crescimento da economia dependerá do rendimento destes, pois somente o aumento desta produtividade compensará a falta de mão de obra apta ao trabalho, em que outrora deverá ser alcançada com a educação dos jovens que ainda irão possuir idade mínima de trinta anos dentro do mercado de trabalho, sendo esta parte a mais difícil deste processo em relação ao aumento de produtividade.

2. PEA

A População Economicamente Ativa (PEA) é composta por pessoas com idade entre 10 aos 60 anos nos países subdesenvolvidos e dos 15

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com