TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO FILME - O ÓLEO DE LORENZO

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  2.182 Visualizações

Página 1 de 4

ROTEIRO PARA ANÁLISE DO FILME “O ÓLEO DE LORENZO”

Título: Lorenzo’s Oil

Estúdio: Universal Pictures

Ano: 1992

Autor: Kennedy Miller

Direção: George Miller

Atores principais: Nick Nolte, Susan Sarandon, Peter Ustinov

Duração: 134 minutos

O filme “O óleo de Lorenzo” é enquadrado na categoria drama pelos especialistas em cinema, contudo, poderia também ser tratado como um filme científico. O filme trata da história (real) de “um pai e uma mãe que, diante da certeza de que seu único filho morreria de uma doença rara, resolveram fazer o que nem a ciência tinha sido capaz: encontrar a cura”. O filme apresenta esta busca, este árduo e instigante processo visando à resolução de um grande problema.

À luz do que temos estudado sobre Metodologia e Projeto de Pesquisa, procure identificar, na fita, os passos do trabalho de investigação científica e os momentos em que ocorreram.

Identificação do problema:

Lorenzo levava uma vida normal ate os seis anos de idade, quando passou a ter diversos problemas. O diagnostico foi de andrenoleucodistrofia (ALD), uma doença degenerativa extremamente rara e incurável, em que ocorre o desgaste da mielina (presente no neurônio), provocado pelo acumulo de gorduras saturadas. O paciente morre em, no máximo, dois anos. Os médicos não sabiam como trata-lo, e havia pouca pesquisa sobre a doença. Os pais do menino não se conformaram com o fracasso dos médicos e com a falta de medicamentos para a doença. Assim, decidiram estudar e pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que pudesse deter o avanço, de caráter hereditário, transmitida geneticamente pela mãe.

Hipóteses Levantadas:

A 1ª hipótese levantada foi a da pia, onde o pai observou que mesmo cortando a gordura saturada da dieta do filho, o nível da mesma não diminuía, pois, como resposta do organismo de Lorenzo, havia uma superprodução da gordura. A 2ª hipótese foi a das enzimas iguais. A 3ª hipótese busca uma solução para a regeneração da mielina, a reconstrução da mielina a partir da inserção de células nervosas.  

Definição do Objeto de Estudo:

Os pais de Lorenzo só acumulavam dúvidas e incertezas, não se conformaram e iniciaram uma batalha científica para melhor entender o “inimigo” invisível que lentamente destruía o cérebro de Lorenzo, deixando-o cego, surdo, paralítico, incapaz de engolir e de se comunicar. Estudaram a doença, todo o seu procedimento e características, detalhadamente para que pudessem de fato encontrar um tratamento efetivo ou quem sabe até sua cura. Além de muitos dias de estudo e pesquisa, investiam em reuniões que concentravam os maiores médicos para que pudessem chegar a alguma conclusão sobre a ALD.

Justificativa para Execução da Pesquisa:

Os pais do Lorenzo insatisfeitos com os resultados dos exames eles resolverão correr atrás de respostas. Todas as pesquisas realizadas pelos pais visavam encontrar uma forma de tratamento que minimizasse o sofrimento de Lorenzo, mesmo sabendo que os danos cerebrais não seriam revertidos, tentavam ao menos barrar os sintomas que seriam inevitáveis a medida que o tempo passasse.

Objetivos a Serem Alcançados:

Tenta reduzir os ácidos graxosa níveis normais para diminuir a degradação do cérebro do garoto.

Embasamento Teórico para as Investigações:

Foi feito pesquisas em livros, artigos e em simpósios para buscar uma solução para cura da ALD.

Metodologia Empregada:

Simpósio: onde houve a participação dos pais de Lorenzo, de uma equipe de médicos e de pessoas interessadas no assunto; pesquisas de campo de estudos: onde os pais de Lorenzo saíram para visitar outras famílias que tinham o mesmo problema; quando foram atrás de químicos que pudessem produzir o óleo; aprofundados em livros bibliográficos: que foi o que os pais e também alguns médicos fizeram durante o filme depois de todos os caminhos realizados pelos pais de Lorenzo conseguiram através da manipulação de um óleo, que é feito a base de extrato de óleo de oliva, o qual em ratos era fatal, mas que em seres humanos não era prejudicial, que o mesmo enganasse o organismo para que este não produzisse a ácidos graxos em excesso. Por meio deste tratamento Lorenzo teve uma expectativa de vida muito maior do que a que os médicos já tinham pre constatado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (132.7 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com