TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO MERCADO

Tese: ANÁLISE DO MERCADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  Tese  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE DO MERCADO:

• Mercado atual – A ELEMAT está no mercado desde o final do ano de 2006 e atua no ramo vendas de materiais elétricos residenciais e industriais.

• Localização geográfica (mercado atual) – A ELEMAT atua no mercado brasileiro, ou seja, atualmente vende produtos para o Brasil todo. A sede esta localizada no município de Campinas – SP.

• O mercado existe nas relações de oferta e procura de algum produto ou serviço, sendo composto por três partes: o mercado consumidor, o mercado fornecedor e o mercado concorrente.

3.1 Mercado consumidor: O mercado consumidor é o conjunto de todos os clientes/compradores da empresa, os quais podem ser chamados de mercado-alvo ou clientes potenciais, ou seja, pessoas/empresas que podem se tornar clientes. Assim, os consumidores são os compradores dos materiais elétricos residenciais, geralmente pessoas físicas, e para pessoas jurídicas geralmente são as grandes industriais.

Mercado – alvo:

O público – alvo da ELEMAT é constituído por indústrias, construtoras, pessoas fisicas. No que diz respeito às indústrias se torna interessante a venda desde que seja localizada na região de São Paulo, ou então, desde que haja um grande volume de materiais e compense o frete (é importante, na verdade, estudar cada caso em específico).

3.2 Mercado fornecedor

O mercado fornecedor é composto por grandes empresas ou pessoas que fornecem máquinas, produtos, materiais, matérias primas ou serviços para a empresa. No caso da ELEMAT, os fornecedores são:

• Empresas que fabriquem materiais elétricos de qualidade; • Empresas que fabriquem cabos elétricos;

• Empresas que transportam o material para regiões do país;

3.3 Mercado Concorrente:

beneficiário” Em relação aos produtos oferecidos pela ELEMAT, seus principais

“Concorrentes são aquelas empresas privadas que oferecem o mesmo produto/serviço considerado no plano de negócios. Concorrentes não são as empresas que realizam uma atividade social similar, atendendo o mesmo público concorrentes e seus respectivos pontos fortes e fracos são:

Empresas que trabalham com vendas de materiais elétricos.

Localização privilegiada, grandes áreas para estocagem de material.

Geralmente trabalham ou com materiais residenciais ou somente industriais

3.4 Pontos Fortes, Pontos Fracos e Pontos a Melhorar.

Pontos fracos

São as características estabelecidas como negativas, que prejudicam o cumprimento dos objetivos, propósitos e ações da empresa. Neste sentido, a ELEMAT apresenta os seguintes pontos fracos: - Falta de controle rigoroso de estoque;

- Área de estocagem de materiais pequena;

- Baixo envolvimento dos empregados;

- Ausência de equipamentos de segurança;

- Falta empilhadeiras a combustão;

Pontos fortes

Os pontos fortes são aquelas características positivas de destaque na empresa, que a favorecem no cumprimento de seus objetivos, ações e propósitos. São definidos como sendo os seguintes: - Localização estratégica ;

- Níveis hierárquicos bem definidos;

- Funcionários altamente treinados;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com