TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO MERCADO

Projeto de pesquisa: ANÁLISE DO MERCADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.483 Palavras (6 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

REINALDO A. NOGUEIRA

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO:

ANÁLISE MERCADOLÓGICA

Piracicaba

2014

REINALDO A. NOGUEIRA

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO:

ANÁLISE MERCADOLÓGICA

Portifólio apresentado no Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para conclusão das disciplinas Administração da Produção, Logística e Simulação Empresarial

Orientador: Prof. Luiz Antônio Gabriel

Prof. Fabio Rogério Regioli

Prof. Marcos Roberto Marques

Piracicaba

2014

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL INTRODUÇÃO

A Seleto foi criada nos anos 1950 e chegou a ser uma das marcas de café mais conhecidas do país. A antiga fábrica do bairro do Belém, na zona leste de São Paulo, era ponto de referência local. O jingle, que foi ao ar pela primeira vez em 1974, chegou a ser gravado em japonês e espanhol. A Seleto é uma das marcas de café mais tradicionais do Brasil e já foi uma das líderes do mercado, com peças publicitárias que ficaram famosas nas décadas de 70 e 80, principalmente no estado de São Paulo. Em 2012, a marca foi comprada Foods Alimentos, de Minas Gerais, que atuava até então apenas no atacado e buscava um nome forte para entrar no varejo. A indústria está instalada estrategicamente em Piumhi MG, facilitando o acesso de produtores da região do Cerrado Mineiro e do Sul e Sudoeste doestado de São Paulo, e conta com uma moderna estrutura que chamou a atenção dos estudantes. Nesse contexto, a marca passa a ser uma estratégia de diferenciação entre empresas. A estratégia irá depender de como a empresa irá se posicionar e encontrar um caminho ainda não explorado e atuar de forma criativa e eficaz sobre o mercado. Quanto maior a força da marca e sua presença no mercado, menos recursos serão necessários e maiores e mais rápidos retornos poderão ser esperados. Depois de algum tempo, o conceito de posicionamento de marca passou a ser o predominante. E, hoje já podemos dizer que a grande preocupação dos gestores de marca ocorre com a saúde da marca.

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

1 Como a seleta esta tentando competir?

R: Eles estão tentando através de um jingle que foi um sucesso na década de 70 e 80, pois as pessoas que tomam café hoje são as crianças que ouvirão a propaganda na década. Como hoje a maioria das crianças não toma café, eles fizeram uma readaptação na letra e imagem da musica, e um jingle que ira passar só no radio, vendendo café em capsula onde qualquer pessoa pode fazer o seu próprio café fácil e rápido e também achocolatado para as crianças.

2 O que a produção pode fazer para ajudar a seleto a competir mais eficazmente?

R: Produzir e fornecer produtos de qualidade e inovadores, competitivos e sustentáveis em um ambiente socialmente responsável, reduzir custos, destinar insumos de forma correta, respeitar a demanda, rever os conceitos e aplicar alternativas, ter um controle de qualidade, certificados ISO, BSCA, REDE ECOVIDA entre outros, controle de estoque.

3 O estudo de caso sobre a seleto foi apresentado para servir como ponto de partida a fim de que você faça uma pesquisa sobre GESTÃO POR COMPETÊNCIA aplicada às organizações de forma geral.

R: É um sistema de gestão desenvolvido no sentido de identificar e gerir perfis profissionais que proporcionem um maior retorno à um negócio, identificando os pontos de excelência e fortaleza e as oportunidades de melhoria, suprindo lacunas e agregando conhecimento. Um modelo de gestão de competência sempre terá um viés conceitual e deveras de difícil mensuração, mas o quão mais for possível medir esses perfis, melhor será o conduzir desse gerenciamento.

A gestão por competências representa uma alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas organizações. Propõe-se a orientar esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional), as competências necessárias para alcançar seus objetivos.3

A proposta da Gestão por Competências é compreender quais são as competências organizacionais críticas para o sucesso empresarial, desdobrá-las em termos de competências profissionais e desenvolvê-las junto ao quadro de funcionários internos. Trata-se de uma metodologia de gestão moderna, focada nos negócios, no mercado e no desenvolvimento profissional permanente

A Gestão por Competências direciona sua ação prioritariamente para o gerenciamento da lacuna (gap) de competências eventualmente existente na organização ou equipe, procurando eliminá-lo ou minimizá-lo. A ideia é aproximar ao máximo as competências existentes na organização daquelas necessárias para a atingir os objetivos organizacionais.

Sob essa perspectiva, minimizar eventuais lacunas de competências significa orientar e estimular os profissionais a eliminar as incompatibilidades entre o que eles são capazes de fazer (competências atuais) e o que a organização espera que eles façam (competências necessárias).

Logística

1 Procure pesquisar maiores dados e informações a respeito da empresa “seleto” (pode ser pela internet) e descubra o que ela já aplicou de melhorias no que se refere a área de logística, e na sua opinião o que ainda falta realizar.

R: Neste ano a empresa Seleto fechou um contrato com a empresa TOTVS BH

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com