TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO RCNEI EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho Universitário: ANÁLISE DO RCNEI EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  1.097 Visualizações

Página 1 de 3

O RCNEI se trata de um documento essencial para especificar a educação infantil, em especial quando se trato e incluir o aluno especial na escola comum. Por muito tempo, a educação especial foi deixada de lado, pois esses alunos especiais eram excluídos. Dessa forma, os professores que davam aula na educação especial quase não tinha formação gerando assim insegurança para trabalhar com crianças especiais.

O texto do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil foi muito objetivo quando falou da educação de crianças especiais, pois este documento promove a valorização e promoção do convívio com as diferenças, pois objetiva-se que as crianças especiais desenvolvam valores éticos, com dignidade, respeito ao outro, solidariedade, etc. A Escola Inclusiva então, passou a ser um local indispensável para que possa haver diversidade de experiências tanto para as crianças com necessidades especiais como também para aquelas sem necessidades especiais.

Quando a LDB enfatiza ser importante que o professor tenha formação continuada, é importante e essencial. Assim se torna necessário que sejam estabelecidos critérios de seleção para área educacional, pois se o professor tem uma base teórica e prática voltada para que o aluno se desenvolva, o processo pedagógico torna-se objetivo de melhora de crianças e jovens, à medida que ensina o respeito à diversidade cultural, étnica e religiosa, o respeito às diferenças sociais, a busca do desenvolvimento e crescimento social.

Para que haja um desempenho criativo e responsável da profissão docente, esta formação por sua natureza se torna necessária para desenvolver eticamente a tarefa educativa. As competências para a formação docente são formadas pela identidade até a competência da comunicação, passando por elementos de conhecimento e planejamento educativo.

Ao trabalhar sob o ponto de vista das capacidades e limitações dos alunos, o RCNEI sempre respeita a diversidade, e age para que os professores propiciem ao aluno um ambiente rico em experiências necessárias ao desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Os conteúdos que são as ferramentas indispensáveis para o processo de aprendizagem, auxiliam o desenvolvimento das capacidades que estão ocultas nas crianças especiais.

É por meio dos conteúdos que transmitimos e assimilamos conhecimentos, mas é também por meio dos conteúdos que desenvolvemos hábitos e habilidades e trabalhamos as atitudes, de maneira que alcançamos os objetivos estabelecidos para o processo educacional.

As matrizes curriculares devem colaborar para que haja o processo ensino-aprendizagem, o que levará os professores a conhecerem as necessidades dos alunos visando habilitar o aluno a operar com os instrumentos necessários à sua vida profissional social, política e cultural.

A proposta pedagógica da escola deve coerente e apresentar os objetivos a serem realizados, devem ser desenvolvidos os projetos de relevância social para que os alunos adquiram habilidades e competências, tornando a escola um espaço social,

Em se tratando do desenvolvimento dos alunos, os pais também é de fundamental importância para criar um ambiente que promova o crescimento, estimule a independência e estimule as crianças com necessidades especiais variadas.

Existem diversos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com