TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO VIDEO: DMW VERMELHO

Ensaios: ANÁLISE DO VIDEO: DMW VERMELHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.620 Palavras (7 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

CLEINEILDA XAVIER DOS SANTOS

ANÁLISE DO VIDEO:

DMW VERMELHO

Araripina

2013

CLEINEILDA XAVIER DOS SANTOS

ANÁLISE DO VIDEO:

DMW VERMELHO

Trabalho apresentado ao Curso (SERVIÇO SOCIAL) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas; ; Ciência Política, Oficina de Formação:Questão Social, Ecônomia Politica, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodólogicos do Serviço Social III.

Prof: MARIA ANGELA SANTINI ,

PAULO ARAGÃO,

RODRIGO TRIGUEIRO,

ESERGIO DE GOES BARBOZA.

Araripina-PE

2013

SUMÁRIO

RESUMO...........................................................................................................04

1 INTRODUÇÃO.................................................................................................05

2 DESENVOLVIMENTO.....................................................................................06

3 CONCLUSÃO...................................................................................................07

4 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................08

RESUMO

Este Trabalho mostra a realidade de muita gente no Brasil, é muito difícil no mundo de hoje ganhamos alguma coisa e quando ganha ocorre uma situação assim, como uma pessoa que nunca dirigiu na sua vida de repente ganha uma BMW nova e não sabe nem tira do lugar, e durante dois anos ele não pode vender. Ela só serve pra mostra pro amigos e vizinhança e o tempo acaba, mais a família humilde acaba achando uma serventia para a BMW. E com isso vamos mostra um pouco da desigualdade social.

Palavras-chaves: Desigualdade Social

5-INTRODUÇÃO

Este texto tem como objetivo contribuir para a compreensão do processo de constituição e desenvolvimento das Políticas Sociais na sociedade capitalista contemporânea particularizando, o caso brasileiro e as políticas de natureza sócio-assistencial, que impulsionadas pela constituição de 1988 vem alcançando centralidade na agenda social do país.

A Constituição de 1988 instituiu o arcabouço jurídico que permitiu a consolidação do regime democrático no Brasil. Um conjunto de direitos sociais foi ali estabelecido como resultado de um longo e conflituoso processo de mobilizações sociais e políticas que marcaram os anos 70 e 80. Nessa trajetória, buscou-se ampliar o envolvimento dos atores sociais nos processos de decisão e implementação das políticas sociais, respondendo a demanda em torno da descentralização e da democratização do Estado brasileiro.

A participação social passou a representar, em suas diversas modalidades, um elemento estrutura do Sistema Brasileiro de Proteção Social (SBPS). Sua análise oferece elementos relevantes para o debate atual sobre políticas públicas, seja no que se refere à sua institucionalização e execução seja quanto ao enfrentamento das questões sociais. Para efeitos deste trabalho, a participação social no campo da políticas sociais será analisada a partir de suas dimensões, ambas definidas pela constituição de 1988.

Desta forma este texto tem como objetivo abordar o processo de participação da sociedade, no âmbito das políticas sociais, no que tange à formulação, gestão e implementação e controle das políticas sociais, apontando características, potencialidades e tensões, com base no filme BMW Vermelha.

6-DESENVOLVIMENTO

Essa inversão de valores no qual o status fica em primeiro plano, deixa de lado as necessidades básicas de um ser humano, os supérfluos são mais importantes que a alimentação, vestuário e moradia.

No filme, a família fica iludida através da repercussão que o automóvel trás, e entram nesse mundo surreal, chegando a vender sua própria casa e passando a viver dentro do automóvel. Eles não faziam idéia do que era um BMW, mas quando viu a festa da entrega do prêmio e a atitude da comunidade perante o automóvel, ele passou a acreditar que aquele carro era importante, trazia consigo o poder e a admiração.

Mas essas atitudes irracionais não só acontece com as famílias brasileiras, mas também com empresas e governos, que investem em obras faraônicas, apenas para impressionar e que depois ficam inacabadas ou abandonadas, no caso das empresas ocorrem muitas vezes às falências e desemprego e no caso do governo falta de verbas para setores importantes como educação e saúde, deixando a população á mercê de gastos irrisórios.

A própria mídia introduz nas pessoas o consumo exagerado e necessidades que na maioria das vezes não são prioritárias. No filme isso é representado através do sorteio, que provavelmente teve um anúncio chamativo e que levaram pessoas simples á participarem, deixando quase que invisível os regulamentos.

A desigualdade social anda junto com a desigualdade cultural, vemos que eles nem sabiam o nome do veículo e tão pouco o seu valor. E que após saberem do valor, a atitudes deles era de vender o veículo para melhoras à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com