TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DOCUMENTAL COMO OS CURSO SUPERIORES DE ENFERMAGEM USAM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Por:   •  14/8/2019  •  Ensaio  •  5.524 Palavras (23 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 23

ANÁLISE DOCUMENTAL COMO OS CURSO SUPERIORES DE ENFERMAGEM USAM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA [1]

Macyra Celly de Sousa Antunes [2]
Ramon Evangelista dos Anjos Paiva
[3]

RESUMO

Em período de avanços e mudanças na economia, se profissionalizar é uma questão de necessidade. As motivações pessoais e profissionais estão em conquistar uma graduação, curso técnico e/ou de pós-graduação lato sensu, porém torna-se importante as metodologias e avanços tecnológicos nesse setor. Este artigo tem como objetivo realizar uma análise documental na literatura sobre a metodologia microlearning no curso de enfermagem e sintetizar resultados de pesquisas, de maneira sistemática e ordenada. Trata-se de uma pesquisa descritiva em base documental, de natureza qualitativa, centrando-se na investigação de uma nova modalidade de ensino designada microlearning, para apoiar o ensino profissional em enfermagem. Sendo assim, o presente estudo alcançou o objetivo proposto e se mostrou criterioso, objetivo, eficiente e clara quanto aos procedimentos e resultados, possibilitando a aplicação em outros estudos.

Palavras-chave: Educação em Enfermagem; Educação Profissional; Microlearning.

ABSTRACT

In a period of advances and changes in the economy, becoming professional is a matter of necessity. The personal and professional motivations are to win a degree, technical course and / or post-graduation lato sensu, but it becomes important the methodologies and technological advances in this sector. This article aims to carry out a documentary analysis in the literature on the microlearning methodology in distance nursing education and to synthesize research results in a systematic and orderly manner. This is a descriptive documentary research, of a qualitative nature, focusing on the investigation of a new modality of education called microlearning, to support nursing professional education. Thus, the present study reached the proposed objective and was judicious, objective, efficient and clear regarding the procedures and results, making possible the application in other studies.

Key words: Distance Education; Nursing Education; Professional education; Microlearning in Education.

1.0 INTRODUÇÃO

A Educação Profissional pode ser ministrada nas instituições públicas, privadas e escolas regulares, no qual ocorrem os processos de capacitação de ensino profissionalizante, de jovens e adultos. A Educação Profissional engloba cursos técnicos, de graduação e pós-graduação na modalidade presenciais, assim como outros cursos de formação profissional na modalidade Educação a Distância (EaD). Esses estão se firmando no Brasil, com natureza, duração e objetivos diferenciados, atendendo a necessidade da universalização do acesso ao ensino de qualidade (BRASIL, 2019).

O Ministério da educação impulsionou a expansão da EaD (BRASIL, 2005), por meio do Decreto no 5.662, onde se definiu a EaD como uma modalidade em que a mediação nos processos de ensino e aprendizagem se dá por meio de tecnologias da informação e comunicação, em lugares e/ou tempos diversificados, visto que “a EaD e uma modalidade onde promove-se a comunicação educativa, através de meios capazes de suprir a distância que separa fisicamente educando e educador” (SILVA et al, 2016, p.130).

Essa modalidade de ensino apresenta constante crescimento em diversas áreas, inclusive na área da saúde. Vários cursos de graduação, como por exemplo o curso de enfermagem, estão aderindo a modalidade de ensino EaD, pelo qual também está sendo favorecida pelo uso das novas tecnologias da informação e comunicação, como nos aponta Silva: “a Educação a distância tem permitido a capacitação dos profissionais de forma interativa, permitindo ao mesmo tempo o conhecimento de novas tecnologias” (SILVA et al, 2016, p.134).

A escolha por este tema surgiu a partir da necessidade e a importância de se discutir o uso da das Tecnologias Educacionais na formação profissional de enfermagem que usa modalidade EaD de forma complementar, pois é um tema que começa a ser explorado. Para isso a pesquisa buscou em artigos de periódicos que discutem o tema da educação profissional, EaD e formação em enfermagem, a fim de produzir um texto que amplia a compreensão desse tripé.        

Nessa perspectiva, emerge a pergunta de pesquisa deste estudo: “Como a metodologia microlearning tem sido utilizada é contribuindo na formação profissional de enfermagem? Qual a importância da modalidade EAD para discentes e os seus desempenhos?

Neste contexto, o objetivo deste artigo é realizar uma análise documental sobre o uso da modalidade EAD com foco na utilização da metodologia microlearning nos cursos de enfermagem de forma a sintetizar resultados destas pesquisas, de maneira sistemática e ordenada.

2. METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa descritiva em base documental, de natureza qualitativa, centrando-se como e o uso da modalidade EAD com foco na metodologia microlearning nos cursos de enfermagem.

De acordo com Denzin e Lincoln (2006), a pesquisa qualitativa é um campo complexo em torno da qual se encontra um conjunto de conceitos, termos e suposições, que atravessam vários momentos históricos e adquire diferentes significados, mas que de forma geral consiste numa atividade que situa o observador no mundo, transformando-o numa série de representações.

Já a análise documental é um conjunto de operações intelectuais, visando à descrição e representação dos documentos de uma forma unificada e sistemática para facilitar sua recuperação. Isto é, o tratamento documental tem por objetivo descrever e representar o conteúdo dos documentos de uma forma distinta da original, visando garantir a recuperação da informação nele contida e possibilitar seu intercâmbio, difusão e uso (IGLESIAS; GÓMEZ, 2004).

Dessa forma, justifica-se o uso de documentos em pesquisa, pois estes permitem acrescentar a dimensão do tempo à compreensão do social, bem como a análise documental favorece a observação do processo de maturação ou de evolução de indivíduos, grupos, conceitos, conhecimentos, comportamentos, mentalidades, práticas, entre outros (CELLARD, 2008).

A coleta de dados ocorreu nos meses de junho á dezembro de 2018. A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) foi escolhida por disponibilizar um grande conteúdo de material científico advindo das bases de dados referenciais nos campos da saúde, tais como: Literatura Latino-Americana de Ciências da Saúde da América Latina e do Caribe (LILACS), Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE), Biblioteca Cochrane, Scientific Electronic Library On-line (SciELO) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.2 Kb)   pdf (200.7 Kb)   docx (576.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com