TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORS DE BALSAS – CESBA CURSO DE ENFERMAGEM

Por:   •  30/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.876 Palavras (12 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA[pic 1]

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORS DE BALSAS – CESBA

CURSO DE ENFERMAGEM 

ALEXANDRE OLIVEIRA BATISTA

INTERVENÇÃO PARA DIMINUIR O USO INDISCRIMINADO DE ANALGÉSICO EM GRUPOS DA TERCEIRA IDADE NA UNIDADE DE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA DO BAIRRO MANOEL NOVO BALSAS-MA.

BALSAS - MA

2021

 ALEXANDRE OLIVEIRA BATISTA[pic 2]

INTERVENÇÃO PARA DIMINUIR O USO INDISCRIMINADO DE ANALGÉSICO EM GRUPOS DA TERCEIRA IDADE NA UNIDADE DE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA DO BAIRRO MANOEL NOVO BALSAS-MA.

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Enfermagem do Centro de Estudos Superiores de Balsas – CESBA/UEMA como requisito da disciplina Projeto de Pesquisa em Saúde - TCCI.

Orientadora: Profa. Dra. Maria Antônia da Silva Mourão

BALSAS - MA

 2020

SUMÁRIO[pic 3]

1

INTRODUÇÃO

3

1.1

Tema: INTERVENÇÃO PARA DIMINUIR O USO INDISCRIMINADO DE ANALGÉSICO EM GRUPOS DA TERCEIRA IDADE NA UNIDADE DE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA DO BAIRRO MANOEL NOVO BALSAS-MA.

3

1.2

Problema

6

1.3

Hipóteses

6

1.3.1

Primária

6

1.3.2

Secundária

6

1.4

Objetivos

6

1.4.1

Geral

6

1.4.2

Específicos

7

1.5

Justificativa e Relevância do Estudo

7

2

REFERENCIAL TEÓRICO

10

3

METODOLOGIA

30

3.1

Tipo de Estudo

30

3.2

Cenário da Investigação

31

3.3

Participantes da Pesquisa

32

3.4

Instrumentos, Procedimentos e Período de Coleta de Dados

33

3.5

Organização e Análise dos Dados

34

3.6

Aspectos Ético-legais

35

4

CRONOGRAMA

38

5

ORÇAMENTO

39

REFERÊNCIAS

40

APÊNDICES

ANEXOS

1 INTRODUÇÃO

Tema:  INTERVENÇÃO PARA DIMINUIR O USO INDISCRIMINADO DE ANALGÉSICO EM GRUPOS DA TERCEIRA IDADE NA UNIDADE DE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA DO BAIRRO MANOEL NOVO BALSAS-MA.

De acordo a OMS, cerca de 50% da população universal faz uso inadequado ou uso incorretamente prescritos, dispensados e vendidos, e metade dos pacientes os utiliza de maneira errada (DOMINGUES et al., 2015).

Em pesquisa para a realização desse trabalho dados extraídos de estudos científicos relataram que teve os sintomas mais comuns para que os idosos auto se medicasse são: infecção respiratória alta, dor de cabeça, e dispepsia/má digestão, dores em membros.  Em diante da pesquisa evidenciaram as dificuldades de acesso a uma adequada atenção médica e facilidade que eles têm de obter os medicamentos.

De acordo uma revisão feita por Oliveira et al. (2014), notou-se que em decorrer várias décadas, várias drogas foram causadoras de problemas de saúde, inclusive falência hepática, falência renal.

No grupo da terceira idade a média de drogas sendo utilizadas é muito elevada, variando entre três a sete medicamento por pessoa. No entretanto, alguns indícios relacionados as taxas da automedicação entre essa população. (SÁ et al., 2007).

O aumento da população da terceira idade no Brasil, cada vez mais traz grandes desafios e os profissionais de saúde, pois a medida que nós envelhecemos há uma grande probabilidade diversas doenças dentre elas a hipertensão arterial sistêmica, doenças osteoarticulares, diabetes, entre outras, fazendo com que dependam de tratamento medicamentoso prolongado e contínuo.

Em geral o grupo de terceira idade é o que mais utiliza os serviços de saúde publica e privada, incluindo as internações. Pois com passar da idade, as doenças crônicas há uma grande demanda para o maior consumo de medicações, e isso constituem como um dos  itens de grande importância, pois a saúde do idoso requer atenção, e cada vez mais, a racionalidade da terapia medicamentosa (OLIVEIRA et al., 2012).

“O paciente sendo ele idoso ou não, ele deve receber a medicação apropriada a sua necessidade clínica, com a dose e posologia adequada, por um período de tempo adequado e ao menor custo para si e para a comunidade”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (149.9 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com