TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AP II Antropologia

Por:   •  1/4/2016  •  Resenha  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

NOME DO ALUNO: Irlanea do Nascimento Soares        

RGM: 16098803                                                        

DISCIPLINA: Antropologia

NOME DO TUTOR: Thais Campos

Em que medida, nesses “enlatados culturais”, segue a cultura europeia ou norte-americana pretensamente superior à dos povos latino-americanos, africanos e asiáticos?

A influência de vários povos e etnias, a mistura de vários costumes, e a inserção de tantas culturas foram e ainda são responsáveis pela formação da cultura e da miscigenação do povo brasileiro. No Brasil, essa influência começou na troca de convivência do europeu com nossos primeiros povos. Esse europeu era invasor nos nossos costumes, e nós sempre fomos impostos por eles, essa prática acontece até hoje.

Nos dias atuais, é notória a forte influência que os europeus e norte-americanos implicam sobre os nossos gostos e comportamentos. Entendemos inclusive, o quão importante é falarmos um novo idioma, seja ele o inglês ou no mínimo o espanhol. O mundo corporativo impõe essa necessidade, além do que, é a América do Norte ou a Europa o destino turístico preferido dos brasileiros, que viajam não só em busca de diversão, mas com a finalidade de importar seus produtos para o nosso país.

No dia-a-dia é comum nos depararmos com uma infinidade de termos e expressões americanas que por força do hábito passam a fazer parte da nossa comunicação e de certa forma passamos a inseri-los na nossa linguagem. Herdamos e importamos marcas que no nosso país fazem mais sucesso do que as próprias marcas brasileiras, como Mcdonalds, Coca-Cola, Nike, Adidas, Dior, Calvin Klein, BMW, e etc. Pior do que isso, acreditamos fielmente que tudo que é importado é melhor do que nacional. Parece absurdo, mas aí está o poder dessa influência norte-americana e europeia, está na manipulação capaz de influenciar tão fortemente nossa cultura, que passamos a perder a nossa própria. Essa imposição atinge não somente o Brasil, mas também os povos africanos e asiáticos.

Isso quando não acabamos fazendo o caminho inverso, o de exportação de brasileiros, que se dizem cansados da nossa cultura e tão acostumados com tamanha influência trocam o nosso país e a nossa cultura pelo enlatado fantástico exterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (42.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com