TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AP_IV - Teoria Da Comunicação

Pesquisas Acadêmicas: AP_IV - Teoria Da Comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  948 Visualizações

Página 1 de 2

De 2 exemplos de posicionamento frankfurtiano, considerando suas idéias sobre a formação de opinião, indústria cultural e sociedade de consumo, analise as duas charges a seguir, aplicando-os na atualidade. Observe o papel dos jornalistas e da mídia para a formação de opinião (Fig. 1) e a crítica à sociedade de consumo influenciada pela propaganda de massa e pela indústria cultural (FIg 2).

A mídia tem função importantíssima neste cenário, o que acaba colocando um limite a crítica da sociedade sobre alguns tipos de informações, ocorre uma manipulação de ideias e até mesmo de hábitos de consumo, da classe alta que detém os meios de comunicação, para os cidadãos de baixa renda, muitas vezes vistos como “senso comum”. O que a grande maioria está acostumada e tem uma ligação diretamente com a comunicação e seus artíficios, faz com que eles comprem coisas que não precisam, isso é meio que uma cultura industrial decorrente deles mesmos.

Dentro da propaganda existe uma intenção de afetar o desejo e necessidade: o primeiro vem de impulso e da influência, neste caso da mídia, em fazer que as pessoas comprem o que não é prioridade e que se excedam nestas aquisições, uma vez que quem compra mais, mostra mais o poder - aquisito no caso. Já o segundo é o que o ser humano realmente precisa como, por exemplo, as necessidades fisiológicas.

A Indústria Cultural faz com que o desejo se transforme em necessidade e as pessoas não se vêem mais vivendo fora do consumismo. Todo este modo de vida esquematizado é impulsionado pelas mídias, que exigem agilidade na forma de comer, trabalhar e estudar. Um grande exemplo são os fasts-foods da rede Mc'Donalds, que trabalham desta forma há três décadas no Brasil. Mas tanto a manipulação da mídia, quanto os hábitos nada saudáveis que estes proporcionam, tem seus contrapontos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com