TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICABILIDADE DO ESPECTROFOTOMETRO

Pesquisas Acadêmicas: APLICABILIDADE DO ESPECTROFOTOMETRO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 4

UTILIZAÇÃO DO VISCOSÍMETRO DE CANNON-FENSKE NO CÁLCULO DA VISCOSIDADE DO ETANOL

Ariana A. Ferreira R.A: B58IHD-8, Elaine P. Silva R.A: B8262G-3, Karina P. Lima R.A: B868EF-8, Roselei Borgmann R.A.:B0603HB-3 e Carolina Ap. dos Santos R.A: B726BG-5.

Universidade Paulista – UNIP, Campus Swift, Campinas, São Paulo. Curso de farmácia noturno 2º semestre/2013.

Resumo

Neste trabalho pretendeu-se, através de experimentos, mostrar uma das principais propriedades dos fluídos, que tem grande importância no seu escoamento, que é a viscosidade, caracterizada pela resistência ao escoamento de um fluído simples.

Durante o experimento foi descrito o funcionamento do viscosímetro de Cannon-Fenske e a determinação do coeficiente de viscosidade de alguns líquidos. Além disso, teve como finalidade obter a relação da viscosidade entre a água e o álcool através das equações oferecidas, que são baseadas nas densidades e no tempo de escoamento desses líquidos no viscosímetro de Cannon-Fenkse

Palavras-chave: viscosidade, fluídos, viscosímetro, Cannon-Fenske,água e álcool.

Abstract

In this work it was intended, through experiments, show one of the main properties of the fluids, which has great importance in its flow, the viscosity of which is characterized by resistance to flow of a simple fluid.

During the experiment described the operation of the Cannon-Fenske viscometer, and determine the coefficient of viscosity of some liquids. Furthermore, aimed to get the viscosity ratio between water and alcohol from the equations provided, which are based on the density and flow time in the viscometer such liquids Cannon-Fenkse

1. Introdução

A viscosidade é a propriedade dos fluídos correspondente ao transporte microscópico de quantidade de movimento por difusão molecular. Ou seja, quanto maior a viscosidade, menor será a velocidade em que o fluido se movimenta. É a propriedade física que caracteriza a resistência de um fluido ao escoamento, a uma dada temperatura. Define-se pela lei de Newton da viscosidade: Onde a constante é a viscosidade absoluta ou viscosidade dinâmica. Muitos fluidos, como a água ou a maioria dos gases, satisfazem os critérios de Newton e por isso são conhecidos como fluidos newtonianos. Os fluidos não newtonianos têm um comportamento mais complexo e não linear. Viscosidade é a propriedade associada à resistência que o fluido oferece a deformação por cisalhamento. De outra maneira pode-se dizer que a viscosidade corresponde ao atrito interno nos fluidos devido basicamente a interações intermoleculares, sendo em geral função da temperatura. É comumente percebida como a "grossura", ou resistência ao despejamento. Viscosidade descreve a resistência interna para fluir de um fluido e deve ser pensada como a medida do atrito do fluido. Assim, a água é "fina", tendo uma baixa viscosidade, enquanto óleo vegetal é "grosso", tendo uma alta viscosidade.Graças a ação da viscosidade,líquidos diversos adquirem diferentes velocidades quando escoam por um mesmo tubo.Além disso,quando um corpo se move num fluído real,uma película do fluído adere à superfície e as forças viscosas entre as moléculas dessa películas e as moléculas do fluído ao seu redor oferecem resistência ao movimento do corpo.

No viscosímetro de Cannon-Fenske considera-se o fluxo laminar de fluidos.

2. Materiais e métodos

2.1)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com