TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRENDER A ENSINAR: REINICIAR AGORA... E SEMPRE

Exames: APRENDER A ENSINAR: REINICIAR AGORA... E SEMPRE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  7.166 Palavras (29 Páginas)  •  742 Visualizações

Página 1 de 29

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

FACED

MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO

APRENDER A ENSINAR: REINICIAR AGORA... E SEMPRE

Gardênia de Oliveira Cardoso Dourado

RESUMO

O artigo discute a importância do domínio de saberes indispensáveis à prática docente, aborda as exigências necessárias ao ato de ensinar que se dão na mediação do professor, conteúdos e alunos. Não há como negar que o professor se tornou o centro da discussão em educação, a ação educativa está vinculada a ele e nada pode ser feito sem o mesmo. Embora alguns considerem o aluno, ou a metodologia, ou o contexto, dentre outros, como centro do processo educativo, tudo só se efetiva a partir da prática desenvolvida pelo professor. Levando-se em consideração que a personalidade e a metodologia usadas na sala de aula deixam transparecer a filosofia de vida do educador com a qual o aluno convive e é influenciado, acreditamos que a prática docente está diretamente relacionada com a formação integral do ser, o que vai além da transmissão de saberes. O texto focaliza o ensino a partir do saber-fazer docente dentro do contexto escolar, no qual o educador refletindo sobre suas práticas cotidianas deve buscar os meios necessários para desenvolver um bom trabalho, que possam estar de acordo com as exigências sociais, mas, principalmente que faça sentido aos anseios dos alunos, como sujeitos do processo de aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: Prática Docente, Competências e Formação Pedagógicas

ABSTRACT

The article discusses the importance of domain knowledge essential to teaching practice, discusses the necessary act of teaching demands that occur in the mediation of the teacher, students and content. There is no denying that the teacher became the center of discussion in education, educational activity is linked to it and nothing can be done without it. Although some consider the student, or methodology, or the context, among others, as the center of the educational process, it is only effective from the practice developed by the teacher. Taking into consideration the personality and the methodology used in the classroom betray the philosophy of life of teachers with whom the student lives and is influenced, we believe that teaching practice is directly related to the integral formation of the self, which goes beyond the transmission of knowledge. The text focuses on teaching from the teacher's know-how within the school context in which the educator reflecting on their daily practices must seek the means to develop a good work, which may be in accordance with social requirements, but mainly that makes sense to the desires of the students, as subjects of the learning process.

KEYWORDS: Educational Practice, Skills and Pedagogical Training

INTRODUÇÃO

Com o passar dos anos, a sociedade vai se transformando e se adaptando a novos modelos de vida social, econômica e cultural, o mundo muda constantemente e precisamos nos adaptar da melhor forma possível. Com o avanço tecnológico as pessoas vivem num ritmo acelerado, antes mesmo de se adaptar a algo novo, outros já surgem não por necessidade, mas, para satisfazer uma ordem capitalista que cada vez mais se consolida nesta sociedade. Nesse universo de instantâneas transformações, os seres humanos tentam se ajustar e conviver da melhor forma possível, sendo que as crianças e jovens, imersos nesse contexto desde o nascimento, não se dão conta da velocidade das transformações.

Na medida em que se modifica, a sociedade também exige da escola a mesma postura, pois não é admissível um ensino tradicional e arcaico, precisamos reaprender a ensinar continuamente. Nesse novo panorama sociocultural, a construção dos saberes docentes é de suma importância para a constituição da identidade do professor, o que nos leva a refletir sobre a prática docente. O que podemos chamar de saberes docentes? O que se constitui um saber docente e uma prática pedagógica? São questões que talvez nos pareça simples de responder, porém, são muito complexas.

Considerando a natureza da função docente, é relevante destacar que a mesma envolve, mobiliza e se constitui de diferentes saberes. Pode-se definir o saber docente como um saber plural, formado pelo amálgama, mais ou menos coerentes, de saberes oriundos da formação profissional e de saberes disciplinares, curriculares e experienciais (TARDIF, 1991, p.36). Portanto, podemos dizer que ser professor requer a aquisição desses saberes, para então possibilitar aos alunos a apropriação e reconstrução pessoal e coletiva de conhecimentos socialmente estimados. Para Tardif os saberes podem ser descritos como Saberes da formação profissional que são o conjunto de saberes transmitidos pelas instituições de formação de professores. Saberes pedagógicos que se apresenta como doutrinas ou concepções provenientes de reflexão sobre a prática educativa no sentido amplo do termo. Este está relacionado à prática, métodos e princípios da educação. Saberes Disciplinares são os saberes correspondentes aos diversos campos do conhecimento, aos saberes que dispõe a sociedade. Os Saberes curriculares apresentam-se sob a forma de programas escolares (objetivos, conteúdos, métodos) os quais os professores devem aprender a aplicar. E por último, os Saberes Experienciais que brotam da experiência individual e coletiva sob a forma de habitus e de habilidades, são o saber fazer e saber-ser. Podem também ser chamados de saberes práticos.

DESAFIOS E ENCANTOS PELA DOCÊNCIA

Encantei-me pela docência ainda criança, brincava de escolinha com as amigas. Na época não dispunha de livros ou outros materiais. Como a bíblia era o único livro que tinha em casa, usava-a como diário de classe e livro de leituras. As paredes do quarto eram usadas como quadro negro. A professora Maridete era meu referencial, imitava o seu modo de dar aula, de falar, explicar e escrever.

Certamente, as primeiras experiências desta trajetória escolar foram decisivas e inspiradoras para a opção pela carreira docente, que ainda iria revelar o seu lado menos encantador. Como desde cedo já sabia o que queria, seguir nessa profissão foi uma ação automática, objetivando sempre ser uma professora que despertasse nos alunos o desejo de aprender, coisa não muito fácil. Mas, depois de anos de experiência, o desejo se torna um desafio cada dia mais difícil.

Aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.7 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com