TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisar Para Aprender A Ensinar

Artigo: Pesquisar Para Aprender A Ensinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 3

Pesquisar para aprender a ensinar

A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais dos indivíduos, sendo assim, a Psicologia procura responder algumas questões como: o porquê dos comportamentos do organismo quando o indivíduo está em processo de adaptação com o meio, como a mente humana funciona, enfim, ela busca um conhecimento objetivo que explique e descreva o processo de desinvolvimento do corpo e da mente e na influência que um tem sobre as manifestações do outro.

A psicologia nas suas diversas áreas de pesquisas mentais e comportamentais, abre um leque de possibilidades de estudo para pesquisadores no ramo da educação, que se dedicam à responder todas as questões relevantes ao processo de aprendizagem. Sendo assim, a Pedagogia que igualmente à Psicologia tem como objeto de estudo o sujeito ou indivíduo, é a ciência do ensino, alcançou esse estatus com a indissociação da prática educativa e as teorias que regem o desinvolvimento do saber.

Contudo, o dever reflexivo e investigativo da prática educativa, foi investido somente ao pedagogo, que tem autorida para conduzir e guiar seus alunos com estratégias que os leve à aprender de forma eficaz. Com a ajuda dos pensadores e psicólogos que centralizaram suas pesquisas no comportamento e na mente do indivíduo e na aprendizagem nas diferentes fases do desinvolvimento humano, o pedagogo pode se basear para atuar melhor e fazer com que o aprendizado seja significativo para que o aluno aprenda com mais facilidade. Inclusive a psicopedagogia que é uma das vertentes das Ciências Humanas, concentra seu trabalho especialmente em mediar entre o educador e o educando numa linha terapêutica.

Este profissional juntamente com profissionais de outras áreas como: psicológica, psicomotora, fonoaudiológica e educacional, trabalham juntos no diagnóstico da deficiência do aluno, pois, as dificuldades de aprendizado podem surgir de vários fatores.

"A psicopedagogia trabalha e estuda a aprendizagem, o sujeito que aprende, aquilo que ele está apontando como escola em seu conteúdo sóciocultural. É uma área das Ciências Humanas que se dedica aos estudos dos processos de aprendizagem. Podemos hoje afirmar que a Psicopedagogia é um espaço transdissiplinar, pois se contitui a partir de uma nova compreenção acerca da complexidade dos processos de aprendizagem e, dentro desta perspectiva, das suas deficiências."(Nívea M. C. Fabrício).

Alguns teóricos da Psicopedagogia ou Psicologia da Educação, argumentam que "para que haja aprendizagem, intervêm o nível cognitivo e o desejante, além do organismo e do corpo" (Fernández, 1991, p. 74), ou seja para que o aluno aprenda, o conteúdo pedagógico que lhe está sendo oferecido, além de ter que ser apropriado para o seu nível de desenvolvimento cognitívo, ele tem que ser interesante, significante para o aluno. O professor tem que buscar métodos para chamar a atenção do aluno de acordo com o contexto vivido por ele, e assim, à patir do momento em que o aluno se identificar com o material apresentado, o aprendizado acontece.

Enfim, a psicologia é importante para a pedagogia porque, o pedagogo trabalha em oferecer um ensino sistemático para o aluno e o guia no processo de construção do conhecimento, mas sabe-se que o aluno aprende

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com