TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps Atividade Praticas Supervisionadas

Artigo: Aps Atividade Praticas Supervisionadas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 2

6.3 Poder e estrutura organizacional

De acordo com Felipe sobral pag. 268, 269, 270, 271 e 272, As estruturas organizacionais têm como propósito controlar as atividades da empresa e são impostas para que os indivíduos se conforme as exigências da organização. Assim, a base da estrutura organizacional reside no exercício do poder.

Tipos de autoridade na organização

A autoridade é uma forma de poder e um conceito estreitamente relacionado a estrutura organizacional. Desde Weber, vimos que a autoridade racional-legal (base das burocracias modernas) se fundamenta em regras e normas estabelecidas por um regulamento reconhecido e aceito por todos os membros da organização. A legitimidade na base dessa autoridade decorre da aceitação da regra impessoal. As estruturas organizacionais especificam as fontes formais do exercício de poder nas organizações, já que estabelecem as posições que tem autoridade sobre as outras.

Existem, porém, diferentes categorias de autoridade nas organizações, podendo-se distinguir entre autoridade de linha e autoridade de acessória.

A autoridade de linha (poder de comandar, coordenar, e controlar os subordinados na execução de tarefas especificas relacionadas com as atividades finais da organização)é aquela típica de gestores diretamente responsáveis em toda a cadeia de comando por alcançar objetivos da organização. Os gerentes de linha desempenham as tarefas que refletem a meta principal e a missão de uma organização. Em uma universidade, a autoridade de linha seria alocada nos departamentos responsáveis pelo ensino e pela pesquisa. Por dependerem dos objetivos da organização, as atividades de linha variam muito. Em um empresa industrial normalmente os departamentos de linha são aqueles responsáveis pela produção e venda dos produtos da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com