TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - O PAPEL DA MÍDIA NA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

Por:   •  26/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.857 Palavras (16 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – ICH

SECRETARIADO EXECUTIVO BILÍNGUE

O PAPEL DA MÍDIA NA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

                

Alunos:

Camila Pereira Alves - RA: D078BF-2

Jádyna Pessoa - RA: N836EF-9

Leidiane Ramos de Moura - RA: C958GJ-8

Mariana Pereira da Silva - RA: C879BB-9

Michelli Alves - RA: N771DD-0

Raiane Leal - RA: D05JJ-2

Disciplina: Língua Portuguesa – Prática Redacional

Prof.: Leandro Dias Carneiro Rodrigues

Brasília/DF, 01 de junho de 2016.

O PAPEL DA MÍDIA NA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo abordar assuntos relacionados à importância da mídia no processo de comunicação e linguagem no mundo corporativo. A comunicação é um instrumento utilizado como integração, troca de informações e desenvolvimento dos indivíduos e neste processo existem várias maneiras de se comunicar, como por exemplo: duas pessoas ou mais conversando frente a frente, através de gestos, escrita ou redes sociais.

O processo de comunicação nas grandes empresas, seus efeitos e funções exercidas, funcionam unicamente se o fluxo   de informações estiverem ligados, portanto, o funcionamento de uma empresa depende do fluxo de informações. E como a criação da internet deu início à notável interação entre os seres humanos através da comunicação proporcionada pelo uso de diferentes suportes de comunicação e o acesso às mídias interativas pelos funcionários permite o fácil e rápido acesso às informações, possibilitando que os indivíduos exponham suas ideias.

Através dos conceitos de comunicação corporativa e mídia, compreenderemos a importância da mídia na comunicação de uma empresa e na consequente formação de sua imagem ao seu público. Destaca-se ainda, a importância de uma assessoria de comunicação que resultará na utilização das funções da mídia para a construção, manutenção ou melhoria da imagem, funcionando como interlocutora, pois é principalmente através dos meios de comunicação que a empresa consegue atingir o público alvo com o qual ela deseja comunicar-se.

O profissional de secretariado executivo tem sido um grande catalisador na estratégica comunicativa, seu perfil totalmente atendente com as exigências trazidas no mundo da informação é o diferencial nas assessorias, porém, esse profissional precisa de ambientes dinâmicos, criativos e inovadores, que estejam abertos a transformações necessárias para assim contribuir eficientemente na comunicação interna.  

O propósito deste trabalho é a inovação, pois vamos versar de forma diferenciada diversas interfaces da comunicação, a necessidade constante de renovação e transformação deste conhecimento para se adaptar ao mundo atual empresarial e acadêmico. O trabalho é de suma importância para o desenvolvimento de uma nova conjuntura quanto à eficiência da mídia na comunicação empresarial dos profissionais e acadêmicos.  

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NAS EMPRESAS 

A comunicação empresarial pode ser utilizada como estratégia e conjunto de atividades para melhorar a imagem da organização, mas não se trata somente de uma ferramenta para a representação empresarial, atualmente, a comunicação empresarial busca relacionar-se com diversos públicos, a fim de desenvolver produtos de qualidade, que atendem ao perfil do consumidor e também sua satisfação e credibilidade, isso acontece quando há um contato maior com seus funcionários e consumidores, assim, há uma ligação entre seus públicos internos e externos. 

Saber analisar, planejar, ouvir e agir em acordo com as necessidades das empresas, valorizando produtos, marcas e funcionários são traços fundamentais para manter uma boa comunicação organizacional. De acordo com Ferreira (2004, p. 60), a comunicação é tão importante que se pode deduzir a eficácia de um programa de qualidade a partir da observação de sua comunicação interna e externa, sendo o primeiro sinal de que está em andamento um programa de qualidade, a intensificação do fluxo de comunicação, em todos os sentidos.         Ainda, segundo Ferreira (2004, p. 60), a atividade de comunicar-se também precisa de administração competente, embora os critérios que definam esta competência sejam diferentes daqueles que orientam a gerência convencional de outros programas usuais nas empresas, sendo assim, para gerenciar um programa de comunicação necessita de eficiência para medir resultados e maneiras de garantir a eficácia no processo de gestão.

A comunicação é ferramenta eficaz e necessária para a construção da imagem institucional e segundo Rego (1986, p.17), como técnica, a comunicação direciona naturalmente seus estudos para a procura de mensagens adequadas, corretas, oportunas, precisas, que possam ser assimiladas sem ruídos pelos participantes organizacionais, se é preciso vencer no mercado, a comunicação corporativa surge como uma ferramenta de ajuda na criação e consolidação de uma imagem favorável da organização.

  1. CONCEITOS DA COMUNICAÇÃO

O conceito de comunicação organizacional ou empresarial, segundo Cahen (1990, p. 29):

Comunicação Empresarial é uma atividade sistêmica, de caráter estratégico, ligada aos mais altos escalões da empresa e que tem por objetivos: criar onde ainda não existir ou for neutra – manter – onde já   existir – ou, ainda, mudar para favorável – onde for negativa – a imagem da empresa junto a seus públicos prioritários.

De acordo com este conceito, cabe aos comunicadores a árdua tarefa de construir, manter ou melhorar, utilizando as mais diversas ferramentas existentes, a imagem da empresa frente a todos os seus públicos. Para que entendamos melhor o conceito de comunicação organizacional, precisamos compreender o que é imagem e de acordo com Cahen (1990, p. 57), a imagem é o conceito que as pessoas têm e/ou formam sobre as coisas. Queiramos ou não, gostemos ou não, tudo e todos têm imagem, inclusive a respeito de si próprios. Sendo assim, a preocupação que cabe aos comunicadores é com a formação de uma imagem favorável e positiva para a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (194.1 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com