TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APTS Economia 2014

Pesquisas Acadêmicas: APTS Economia 2014. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  2.173 Palavras (9 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Sendo a empresa parte integrante da economia, pois toda sua administração está interligada em um sistema interno, é fundamental o estudo da economia e dos impactos que ela pode causar no setor de finanças e como consequência, para a saúde da organização.

De acordo com Rossetti (1991), as definições clássicas da Economia fundamentam-se em três grandes compartimentos da atividade econômica: formação, distribuição e consumo das riquezas. Para a realização dessa atividade prática supervisionada da disciplina de economia, o aluno integrante desse trabalho será responsável por elaborar a análise regional de um produto da empresa fictícia Badulacas S.A. Na primeira etapa apresentaremos o produto, suas especificações, comportamento no mercado, comportamento do consumidor e influências da economia sobre o ramo de negócios escolhido. Já na segunda etapa serão apresentados os custos envolvidos para a produção do produto escolhido.

Na terceira etapa, serão apresentados dados importantes na composição do relatório destinado a Badulacas S.A. como os fatores que influenciam a dinâmica econômica: o PIB local, PIB per capita, número de habitantes por gênero, nível de emprego, particularidades da economia local, entre outras informações relevantes. Na última etapa, serão abordadas as Política Monetária e Política Fiscal como mecanismo de intervenção na economia nacional e esse relatório terá como principal função discutir cenários econômicos futuros para e empresa e seu produto.

1 – CELULAR BADULAC V4

Devido ao crescimento da economia e o desenvolvimento da tecnologia no país, a empresa Badulacas S.A, gigante no mercado de eletrônicos apresenta o seu mais novo produto que irá revolucionar o mercado de celulares e desbancar concorrentes fortíssimos como a Sansung, Motorola, Sony e Apple. Muitas foram as pesquisas, sejam de mercado, financeiras e investimentos para o concepção desse produto.

A venda de smartphones (aparelhos com sistema operacional robusto) chegou a 8,3 milhões de unidades no segundo trimestre de 2013 no Brasil, um crescimento de 110% em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo estudo da consultoria IDC divulgado nesta quarta-feira (28), esses telefones superaram pela primeira vez a venda de celulares "comuns", também chamados de feature phones: 54% contra 46% do total de unidades comercializadas (UOL TECNOLOGIA, 2013). Dentre algumas da razão para o investimento nesse produto, citamos o crescimento do mercado e o aumento das vendas.

BADULACV4

Em relação as vendas, uma previsão de vendas, pode-se afirmar que o crescimento do uso pessoal do celular por brasileiros com mais de dez anos foi de 107,2%. Levantamento da União Internacional de Telecomunicações (UIT), entidade ligada à ONU, mostra que o Brasil está entre os países onde o celular mais pesa no bolso. Mesmo assim, o país já tem mais linhas de celular do que pessoas: são 190 milhões de brasileiros para 263 milhões de linhas de celular. O tempo médio de uso também está aumentando e já passa de duas horas por mês. Em 2011, o tempo era de 115 minutos (GLOBO, 2013). Logo, o comportamento desse tipo de consumidor afirma que em sua maioria eles possuem de 20 a 35 anos de idade e que em sua maioria estão classificados na faixa salarial de até R$ 2.000,00. A escolaridade da maioria dos consumidores se enquadra entre ensino médio e superior. O plano de dados utilizado por essas pessoas, em sua maioria, é o pré-pago. Quanto às decisões de compra, os consumidores pesquisados são influenciados por:

1. Desempenho do celular, ligado as funções do aparelho e ao processador;

2. Conectividade;

3. Câmera;

4. Tamanho do aparelho;

5. Status;

6. Preço.

Um dos grandes motivos por esse crescimento na demanda por celulares e demais eletrônicos como tablets, se deu pelo crescimento da tecnologia no país e o desenvolvimento tecnologias de telefonia móvel tais como as conexões 2G, 3G e, atualmente o 4G. Até o final do ano, a maioria dos acessos à internet pelo celular no Brasil será feita por conexões de banda larga. Hoje, os acessos pelas redes 3G e 4G ainda somam 44%, mas em breve deverão ultrapassar o número de conexões feitas pela rede 2G, que responde por 50% dos acessos (GAZETA DO POVO, 2014).

Outro aspecto importante que influenciou o mercado se justifica no crescimento de operadoras no país, e, portanto, com a diversificação de serviços foi verificado que existem diferenças na opinião dos consumidores de serviço de telefonia celular. Quanto às marcas disponíveis no mercado, tais como Sansung, Motorola, Sony, LG e Apple, intenção de compra dos consumidores pesquisados foi identificada a importância de as organizações desenvolverem produtos/serviços com o objetivo de agregar valor à marca. Dentro desse contexto, a Badulacas S.A compreende que um bom aparelho eletrônico deve apresentar características que possam ser úteis aos consumidores e auxiliar no cotidiano, seja na comunicação, na transmissão de dados, uso pessoal ou profissional. Visamos um obter um alto índice de qualidade com foco na importância atribuída pelos clientes para os que influenciam a escolha do celular e na imagem do desempenho do aparelho.

2 - CUSTOS DE PRODUÇÃO

Antes de apresentarmos os custos do BadulacV4, devemos esclarecer o conceito de custo sob o olhar do Novíssimo Dicionário de Economia (1999):

CUSTOS. Avaliação, em unidades de dinheiro, de todos os bens materiais e imateriais, trabalho e serviços consumidos pela empresa na produção de bens industriais, bem como aqueles consumidos também na manutenção de suas instalações. Expresso monetariamente, o custo resulta da multiplicação da qualidade dos fatores de produção utilizados pelos seus respectivos preços.

Sabe-se o custo é importante elemento para a estratégia competitiva de uma organização. Na Contabilidade, os custos (variáveis e fixos, também chamados diretos e indiretos) estão associados ao processo operacional (dependem da quantidade produzida), enquanto as despesas são associadas ao resultado geral do exercício (despesas financeiras, comerciais, administrativas). Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com