TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARRANJO FÍSICO E ANÁLISE DE LOCALIZAÇÃO

Casos: ARRANJO FÍSICO E ANÁLISE DE LOCALIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3

ARRANJO FÍSICO E ANÁLISE DE LOCALIZAÇÃO.

O layout pode determinar muitas coisas sobre as operações a longo prazo como, competitividade que engloba organização, custos, qualidade no local de trabalho, contato com o cliente e imagem.

De acordo com Heizer & Render (2001) todo e qualquer sistema de layout deve conter: melhor aproveitamento de espaço, equipamentos, pessoas, fluxo de informações, materiais e pessoas, flexibilidade, melhores condições de trabalho e interação com clientes.

O projeto de Layout deve conter a melhor disposição para todos os componentes envolvidos no processo produtivo, discutiremos sobre alguns tipos de abordagens usadas para desenvolver projetos.

O layout posicional, de acordo com Heizer & Render (2001), permanece em um local e os trabalhadores e materiais vão ate ele para produzir essa técnica não é bem desenvolvida e também pode se tornar complicada uma vez que o espaço é restrito, existe rotatividade de maquinas, e a quantidade de materiais varia de acordo com o estágio de produção. O layout voltado para processos pode atender variedade de produtos e serviços, é mais eficiente quando se trata de produtos com diferentes requisitos ou consumidores com necessidades variadas. De acordo com Heizer & Render (2001), a flexibilidade dos equipamentos e a distribuição da mão-de-obra são as grandes vantagens de utilização desse layout, e também é muito adequado para fabricação de pequenos lotes ou job lots, e para fabricação de peças com grande variedade.

O projeto de layout para o processo tem como ideia principal diminuir os custos de manipulação de materiais organizando os departamentos, os departamentos que possuem maior fluxo de materiais e pessoas entre si devem ser alocados próximos uns dos outros (HEIZER & RENDER, 2001). O layout de escritório possui um projeto com base na movimentação da informação e interatividade de grupos de funcionários. Existem algumas normas quanto ao espaço que cada funcionário deve ocupar, em média seria 9,3 m², mas isso não é regra mundial em algumas organizações todos os funcionários de um setor trabalham agrupados em um só ambiente sem delimitações de espaço, dá-se mais importância a localização dos gerentes quanto os funcionários para que possam supervisionar de forma ampla o desempenho dos empregados.

A cada dia que passa e a cada inovação eletrônica que é lançada, desde que seja pertinente ao uso empresarial, menos funcionários são necessários para que a distribuição de informação aconteça e menos tempo se fica alocado dentro de um escritório, é muito mais vantajoso estar na rua atendendo os clientes. As lojas varejistas quando planejam um layout buscam uma estratégia de vendas satisfatória. Heizer & Render (2001) diz que o maior objetivo do layout de lojas é conseguir o maior lucro por metro quadrado de loja, ou seja, para isso a disposição de qualquer produto deve ser analisada de forma que fique fácil o acesso do consumidor. A função do layout de depósito e de armazém é conciliar o custo de manuseio de materiais e espaço cúbico do depósito. Para Heizer & Render (2001), importantes fatores no projeto são a perceptividade dos produtos a serem armazenados e o local de carga e descarga que deve ser estrategicamente escolhido, podendo funcionar no mesmo local, mas com turnos diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com