TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO: E-BUSINESS E E-COMMERCE

Artigo: ARTIGO: E-BUSINESS E E-COMMERCE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  1.486 Palavras (6 Páginas)  •  914 Visualizações

Página 1 de 6

ARTIGO: E-BUSINESS E E-COMMERCE

Autores:

Antonia Oliveira Filha

|Antonio Roberto Caracas

Izael Carlos Noronha

Maria Aline Feitosa

Rita de Cássia Alencar

Rosa Patrícia Rodrigues

Vanessa Moreira de Carvalho

Prof. Especialista: Francisca Izabel Alves Ferreira

RESUMO:

O objetivo do presente trabalho é conhecer e diferenciar o e-business e o e-commerce, mostrando as classificações e a importância do comércio eletrônico no contexto atual. Notadamente no que se refere à utilização da internet como novo canal de negócios no varejo e no atacado. Essa pesquisa deu-se por meio de estudos bibliográficos através da internet. Por meio desses estudos, conclui-se que o e-business e o e-commerce são negócios via internet que crescem e inovam a cada dia. O negócio virtual é o que existe de mais moderno e vem se expandindo. Com o mundo globalizado, essa é a forma mais prática de se fazer negócios pela internet, comercializar. As facilidades da tecnologia têm alcançado públicos de todas as classes sociais no mundo. Não existem fronteiras para se fazer negócios pela internet.

Palavras-Chave: E-business, E-commerce, Mundo globalizado.

1. Introdução

A implementação de uma solução de e-business pode significar grandes benefícios para as organizações, uma vez que permite a integração e troca de informações de todas as áreas da empresa de uma forma rápida, fácil e transparente, uma vez que a informação é base para as tomadas de decisões.

No início, a comercialização on-line era e ainda é realizada com produtos como mídias de CD’s e DVD’s, livros, revistas e demais produtos palpáveis e de características tangíveis. Contudo, com o avanço da tecnologia e a popularização da internet, surge uma nova tendência para a comercialização on-line. Começa a ser viabilizada a venda de serviços comercializados através da web, como é o caso dos pacotes turísticos, por exemplo. Esse artigo irá apresentar à definição do termo E-BUSINESS e do E-COMMERCE, que está diretamente ligado a comercialização on-line, e mostrará algumas discussões envolvendo os temas. O trabalho fará também um breve estudo sobre a diferença entre E-COMMERCE e E-BUSINESS.

Muitas pessoas confundem E-commerce com E-business. Contudo as duas palavras agregam conceitos distintos que por fim podem se complementar. “E-commerce”, ao pé da letra, significaria “comércio eletrônico”, enquanto o “E-business” faz menção a todo o processo do negócio eletrônico, podendo vir a ter, ou não, uma transação comercial.

Uma das conclusões mais evidentes na nossa sociedade é a de que a internet, de fato, revolucionou muitos aspectos na vida do homem. No mundo dos negócios não é diferente; o uso de recursos e ferramentas online pode representar diversas vantagens competitivas para as empresas. O e-business é a principal demonstração do que estamos falando.

2. Conceituando E-business

E-business é um conjunto de todos os sistemas utilizados nos processos de um negócio, incluindo um ERP (Enterprise Resource Planning), que basicamente lida com a produção, um SCM (Supply Chain Managment), trabalhando com a rede de fornecedores, um processo de BI(Business Intelligence), que trabalha a inteligência do negócio e tomada de decisões estratégicas, um CRM (Customer Relationship Managment), que trabalha com a relação do cliente com a empresa e, finalmente, um processo de commerce, que lida diretamente com as transações comerciais.

2.1. Classificações do E-business

- ERP: Camada constituída pelos sistemas de informação gerenciais do negócio visando à integração de todos os dados e informações da organização em um único sistema;

- SCM: Camada constituída por sistema de informação responsável pela administração dos fornecedores de bens ou serviços do negócio em questão;

- BI: Camada constituída por sistema de informação com a funcionalidade de apoio à decisão;

- CRM: Camada constituída pelo sistema de informação que gerencia o relacionamento do negocio com seus clientes e consumidores.

3. Conceituando E-commerce

Conceitua-se como o uso da comunicação eletrônica e digital, aplicada aos negócios, criando, alterando, ou redefinindo valores entre organizações (B2B), ou entre estas e indivíduos (B2C), ou entre indivíduos (C2C), permeando a aquisição de bens, produtos ou serviços, terminando com a liquidação financeira por intermédio de meios de pagamento eletrônicos.

3.1. Classificações do E-commerce

- B2B: É caracterizado por transações efetuadas diretamente entre empresas. Um exemplo seria o disparo de um pedido de compra diretamente no fornecedor, feito pela a empresa cliente.

- B2C: Transações caracterizadas pela a compra de produtos a partir de lojas virtuais. Compra de livros e CDs são exemplos tradicionais.

- C2C: Os clientes compram e vendem diretamente de outros clientes, por meio de um espaço comum. Sites de leilão eletrônico são exemplos desta natureza.

3.2. E-commerce no Brasil

O ano de 2012 se encerrou com números positivos para o e-commerce B2C brasileiro. O setor fechou o ano com R$ 22,5 bilhões de faturamento, um crescimento nominal de 20% em relação a 2011, quando havia registrado R$ 18,7 bilhões em vendas de bens de consumo. Esses dados acabaram confirmando a previsão de evolução para o comércio eletrônico realizada pela e-bit, na última edição do relatório WebShoppers.

De acordo com Pedro Guasti, diretor geral da e-bit, a evolução foi possível principalmente pelas ações promocionais promovidas pelas lojas virtuais e incremento de vendas de produtos de maior valor agregado no 2º semestre de 2012. “Além de ter recuperado o fôlego, contido no 1º semestre de 2012 principalmente pela dificuldade do governo em estimular a economia, a segunda metade do ano conseguiu equilibrar a balança com incremento de vendas de produtos de maior valor como smartphones, tablets e notebooks que ajudaram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com