TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO ISO 14001

Exames: ARTIGO ISO 14001. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 4

ISO 14001 - QUALIDADE PARA O MEIO AMBIENTE

Desde meados dos anos 80, o mundo tem se voltado com mais interesse, e é claro por necessidade mesmo, as questões ambientais e de desenvolvimento sustentável. Se levarmos em conta uma sequência lógica, podemos notar que os principais eventos foram o Protocolo de Montreal, a ECO 92 e sua consequente Agenda 21. 

O ponto crucial nessa visão de evolução na gestão ambiental foi a publicação da norma ISO 14001 em setembro de 1996. Desde então, cerca de 14000 organizações de todos os portes e setores da indústria em 84 países adotaram a norma. Os setores industriais automotivo, petroquímico e químico e o setor de prestação de serviços são os que possuem o maior número de certificações ISO 14001, sendo a Petrobras, a empresa com maior destaque no cenário brasileiro. A maioria dessas empresas é de médio ou grande porte e impactam significativamente o ambiente.

Com base clara na norma ISO 9001:1994 (qualidade), sendo como essa última, um verdadeiro roteiro do ciclo PDCA, do inglês "plan-do-check-act" - planejar, fazer, checar e agir – a ISO 14001 também utiliza terminologia e linguagem de gestão conhecida. Há uma grande semelhança entre as duas certificações, pois qualidade e meio ambiente geralmente se complementam em uma unidade de negócios. Ambas requerem uma política, objetivos e metas, que os colaboradores sejam competentes, que documentos e registros sejam controlados e que análises críticas pela direção sejam realizadas.

A ISO 14001, cujo escopo é implementar, manter e melhorar um sistema de gestão ambiental para assegurar conformidade com a política ambiental e demonstrar tal conformidade a terceiros, é uma certificação que visa à regulação e normatização de questões ambientais envolvidas numa empresa com atividades industriais, comerciais ou de serviços. É uma ferramenta criada para auxiliar empresas a identificar, priorizar e gerenciar seus riscos ambientais como parte de suas práticas usuais. As organizações adotam este tipo de certificação porque há uma necessidade de abordagem sustentável para se manter ou conquistar espaço no mercado, através de seu desempenho e seus produtos. A ISO 14001 tem o desafio de garantir que os padrões individuais das empresas sejam compatíveis com os padrões dos crescentes modelos de negócios integrados, visando à modernização desses padrões e buscando a melhoria contínua. A norma faz com que a empresa dê uma maior atenção às questões mais relevantes de seu negócio. A ISO 14001 exige que as empresas se comprometam com a prevenção da poluição e com melhorias contínuas, como parte do ciclo normal de gestão empresarial. Para a ISO 14001, o “cliente” pode ser considerado como o meio ambiente, com os requisitos ambientais sendo efetivamente definidos pela legislação e regulamentações. Da organização é requerido que identifique aquelas atividades que têm um impacto significativo sobre o meio ambiente e que implemente controles para minimizar este impacto.

Podemos considerar essas as principais seções da ISO 14001:

. Requisitos gerais;

. Política ambiental – estratégia ambiental da organização;

. Planejamento – foco da gestão e gerenciamento de mudanças;

. Implementação e operação – estabelece responsabilidades dentro do sistema; necessidades e competências de treinamento; sistemática de comunicação; documentação do sistema; controle operacional; preparação e resposta a emergências;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com