TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO O LÚDICO NA ED. INFANTIL

Dissertações: ARTIGO O LÚDICO NA ED. INFANTIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  1.886 Palavras (8 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 8

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

BRINCADEIRAS, UMA FORMA DE APRENDER.

Silvana Pupo da Silva1

Célia Aparecida Santos2

Resumo

As brincadeiras estão presentes no universo da criança, desde os primórdios da humanidade. O presente artigo trata da referência do lúdico infantil como mecanismo de aprendizagem, reforçando o desenvolvimento de atividades lúdicas na gestão da sala de aula, momentos indispensáveis para o aperfeiçoamento do conhecimento, percepção, imaginação, fantasia e sentimento. Através de atividades lúdicas, a criança estabelece um vínculo comunicativo consigo mesmo e com o mundo, interage com os colegas, promove relações sociais, constrói o conhecimento, desenvolve a capacidade de interação pessoal.

Palavras-chave: Lúdico, aprendizagem, conhecimento.

1- RA: 2140764 Curso de Pedagogia EAD Universidade de Santo Amaro, Módulo XII Polo de Registro

2- RA: 2140748 Curso de Pedagogia EAD Universidade de Santo Amaro, Módulo XII Polo de Registro

INTRODUÇÃO

Na história da humanidade, em suas fases na vida, está sempre descobrindo e aprendendo coisas novas pelo acesso com seus semelhantes e a interação com o meio em que vive. Nascemos preparados para o aprender, descobertas e a apropriação de novos conhecimentos, desde a simplicidade dos atos até os mais elevados níveis de complexidade, e é isto que garante a vivência, sobrevivência e integração na sociedade como ser participativo, crítico e criativo.

Ao ato de busca, troca, interação e de apropriação que nomeamos o termo educação. Esses requisitos estabelecem uma ação conjunta entre as pessoas que cooperam, comunicando e repassando novo saberes.

A infância é um marco integrador de idade das brincadeiras. Acreditamos que por meio deste recurso a criança venha a satisfazer em grande parte, suas necessidades, interesses e desejos, marcando um privilégio de inserção na realidade, pois expressa a maneira integral de reflexão da criança, ordenação, desorganização, destruição e reconstrução desse mundo. O lúdico caracteriza uma das maneiras mais eficazes de envolver o alunado nas atividades, a brincadeira é algo atrativo para a criança; é sua forma de desenvolvimento do trabalho, reflexão e descobrimento do mundo que a cerca.

O lúdico na educação infantil tem por objetivo oferecer ao educador a compreensão dos significados e da relevância das atividades lúdicas nas etapas de aprendizagem na educação infantil, atividades lúdico-criativas devem integrar aos projetos educativos reiterando a importância e significados desse ato; esse processo definido com consciência clara de suas ações demonstra o desenvolvimento e a aprendizagem infantil.

É muito importante aprender com alegria, com vontade. Comenta Sneyders (1996, p. 36) que “Educar é ir em direção à alegria.” As técnicas lúdicas fazem com que a criança aprenda com prazer, alegria e entretenimento, sendo relevante ressaltar que a educação lúdica está distante da concepção ingênua de passatempo, brincadeira vulgar, diversão superficial.

“Na verdade, a atividade lúdica é uma forma de o individuo relacionar-se com a coletividade e consigo mesmo.” (Amarilha, 1997:88).

Portanto, é de extrema relevância a utilização das brincadeiras e jogos no processo de desenvolvimento pedagógico, pois a diversidade de conteúdos pode ser repassada (ensinamento) por interferência de atividades lúdicas.

“As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade.” (Vygotsky, 1998)

O lúdico permite a potencialização de aprendizagem, um desenvolvimento global e uma visão de mundo mais real. Atividades lúdicas contribuem para melhoria do ensino, formação crítica do educando, redefinição de valores e para melhoria do relacionamento das pessoas na sociedade.

Para o sucesso da educação lúdica na educação infantil é necessário à reflexão sobre a importância no processo de ensinar e aprender. Conscientes da importância do lúdico na formação do processo de aprendizagem, abordaremos a seguinte questão: “Qual contribuição educacional oferece as atividades lúdicas na educação infantil?”.

A CRIANÇA E O LÚDICO

A definição de criança é uma noção histórica construída e com mudança constante ao longo dos tempos, não se apresenta no aspecto homogêneo nem mesmo no interior de uma mesma sociedade e época. Com isso, torna-se possível e remoto, por exemplo, em uma mesma cidade ou região, existirem diferentes hábitos e maneiras de considerar as crianças, independente da classe social pertencente, o grupo étnico em que faz parte.

Boa parte das crianças brasileiras enfrenta um cotidiano bastante adverso que as conduz desde muito cedo a precárias condições de vida, ao trabalho infantil, ao abuso e exploração por parte dos adultos. Outras crianças são protegidas de todas as maneiras, recebendo de suas famílias e da sociedade em geral cuidados necessários ao seu desenvolvimento. A Proposta Curricular de Santa Catarina (1998, p.21) define que:

A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. E profundamente marcada pelo social em que se desenvolve, mas também o marca.

Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo, deve ser o grande desafio da educação infantil. Embora os conhecimentos derivados da psicologia, antropologia e sociologia possam ser de grande valia para desvendar o universo infantil apontando algumas características comuns de serem, elas permanecem únicas em suas individualidades e diferenças. Alerta Rosamilha (1979, p.77):

A criança é, antes de tudo, um ser feito para brincar. O jogo, eis aí um artifício que a natureza encontrou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com