TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CIDADES ANTIGAS E AS CIDADES MEDIEVAIS

Por:   •  5/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 5

HISTÓRIA-LICENCIATURA-TERCEIRO SEMESTRE

JULIETH CRISTIANI DE SOUZA

AS CIDADES ANTIGAS E AS CIDADES MEDIEVAIS

construção da sociedade urbana,urbanização e desenvolvimento das épocas.

Andradas

2019

JULIETH CRISTIANI DE SOUZA

AS CIDADES ANTIGAS E AS CIDADES MEDIEVAIS

construção da sociedade urbana,urbanização e desenvolvimento das épocas.

Trabalho apresentado ao Curso (Licenciatura) PARA O CURSO DE HISTÓRIA


As cidades romanas antigas

Cidade é uma área densamente povoada onde se agrupam zonas residenciais,comercias e insdustriais .O significado de cidade( zona urbana,ambiente urbano).Neste trabalho estudaremos como o conceito de cidade tem seus significados específicos para cada época desde a Roma Antiga até a Europa Medieval.

Refletiremos qual o papel da cidade nessas sociedades antigas,o processo de urbanização em cada uma delas; por exemplo nas “Cidades- Estados” romanas, feudos europeus, organização das ciades medievais européias.

[pic 1]     

[pic 2][pic 3]

  1. Foto1:Coliseu Romano   
  2. FOTO2:Cidade medieval italiana
  3. Foto3:Cidade-Estado da Roma Antiga

A pólis grega

Após o século VIII, a vida urbana renasceu em Roma.A escrita torna-se parte novamente da cultura grega usando os caracteres aperfeiçoados dos fenícios.

Aos poucos as Cidades-Estado definidas como pólis ou urbes foram se desenvolvendo(não houve desenvolvimento simultâneo ).Cada urbe era independente, tinha suas próprias instituições e com frequência entravam em conflito umas com as outras,Atenas era que era uma grande cidade-Estado contava com cerca de 35 mil cidadãos homens;o resto de seus 350 mil habitantes era constituidos de mulheres ,crianças,estrangeiros,residentes e escravos,nenhum dos quais tinha direitos políticos.

A pólis amadureceu com um governo próprio que expressava a vontade de cidadãos livres,não os desejos de deuses, monarcas hereditáriosou sacerdotes.Durante os 200 anos de colonização no Ocidente expandiu-se a manufatura,comércio,o ritmo de urbanização acelerou-se e surgiu uma nova classe a dos mercadores cuja riqueza provinha mais de mercadorias e dinheiro do que a terra.A partir do século VIII,esses mercadores acabariam por por desafiar a aristocracia fundiária.

Atenas localizada próximo do litoral da península da Ática, possui uma grande esquadra e encabeçava o comércio entre os gregos .A exemplo de outras cidades –Estado ,a monarquia foi a primeira forma de governo adotado.No século seguinte as pólis enfrentaram uma crise social,camponeses pediam dinheiro emprestado da aristocracia dando as terras como garantia perdiam suas propriedades e frequentemente,tornavam-se escravos pelas suas dívidas .

Mais tarde as ciades gregas estariam envolvidas nas sucessivas guerras ,surgindo assim uma nova potência a Macedônia e as cidades-Estado perderam a independência.Os  selêucidas,seguindo as ordens de Alexandre fundaram cidades no Oriente nos moldes das cidades-Estado da Grécia .Milhares de gregos estabeleceram-se nessas cidades que tinham escolas,templos,teatros e ginásios de arquitetura helênica,essas cidades serviam como centris difusores do helenismo que era adotado pelos não-gregos .

A maior ciade da época e uma das mais representativas para o helenismo foi Alexandria, isso devido oor estrategicamente situada das barras do rio Nilo .Formou-se um centro de comércio e de cultura,cidade mais populosa do Mediterrâneo ela contava com cerca de 1 milhão de habitantes sendo eles egípcios,persas,macedônios,hebreus,sírios e árabes.Para lá eram atraídos poetas,filósofos ,médicos,astrônomos e matemáticos.

Abaixo veremos uma representação da vida urbana em Roma nas pólis:

[pic 4]

E agora um mapa representado as  principais cidades em Roma:[pic 5]

As cidades no Medievo

Apesar da tendência á auto-suficiência dos senhorios, as ativiadades mercantis nunca cessaram completamente.As trocas efetuavam se em feiras( estabelicidos geralmente nas proximidades de castelos) chamados de burgos. Com a permissão da aristocracia senhorial,as feiras podiam instalar-se e até recebiam proteção em troca de taxas e tributos pagos aos senhores.Restritas a determinados locais e de frequência irregular,as transações comerciais garantiam o abastecimento de gêneros fundamentais,que não eram produzidos em todas regiões como o sal e os metais ou de artigos de luxo consumidos pela aristocracia.

O progresso na tecnologia agrícola e a colonização de novas terras modificaram as condições de vida na Europa.As trocas ocasionais começaram a tornar-se mais constantes,transformando alguns pontos de encontro de comerciantes e feiras em cidades,locais de permanentes transações comerciais.

Além de verdadeiras aglomerações de comerciantes, as cidades desenvolveram também os diversos ramos do artesanatoe toda uma série de serviços para receber e alojar os negociantes .Um provérbio medieval dizia: “ O ar das cidades traz a liberdade”.De fato,encravadas no mundo feudal e resultantes do desenvolvimento dessa economia, as cidades acabaram por acelerar as alterações sociais do período.A vida urbana atraía parte dos trabalhadores rurais,estimulando a fuga dos servos e o estabelecimento de artesãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (603.7 Kb)   docx (524.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com