TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CITAÇÕES REPRESENTATIVAS

Por:   •  4/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 3

LUCKESI, Cipriano; et al. Fazer Universidade: uma proposta metodológica. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

Danielle Santana Cruz[1]

  1. CITAÇÕES REPRESENTATIVAS:

“O importante é, na universidade, aprender a estudar, a fazer, a produzir conhecimentos, a ser gente. O conteúdo que nos ajuda a fazer isso, hoje é um; amanhã, certamente será um outro!” (2012, p.36).

“O conhecimento ̶ como entendimento do mundo ̶ não é, pois, um enfeite ou uma ilustração da mente e da memória, mas um mecanismo fundamental para tornar a vida mais satisfatória e mais plenamente realizada” (2012, p. 64).

[...] “A leitura é um ato simples, inteligente, reflexivo e característico do ser humano, porque ele nada mais é que um ato de compreensão do mundo, da realidade que nos cerca e em meio à qual vivemos” (2012, p. 153).

Estudar significa, de modo geral, o ato pelo qual cada pessoa humana enfrenta a realidade para compreendê-la e elucidá-la, seja pela descrição de suas características essenciais, seja pela descoberta de sua origem e evolução (2012, p. 171).

Para que a universidade se concretize, em sua missão fundamental de consciência crítica da realidade, é preciso que cada elemento componente de sua realidade  professor, aluno  assuma postura de leitor-sujeito, de leitor-autor. Só assim a universidade poderá levar a sociedade à elucidação do que ocorre no seu seio, nos múltiplos aspectos da realidade, natural, social, cultural (2012, p. 177).[pic 1][pic 2]

  1. TEXTO CRÍTICO:

O livro “Fazer universidade” tem como objetivo ingressar o estudante ao método de uma universidade. De inicio é necessário a preparação pela busca da compreensão e prática de mecanismos, tendo com base a leitura, o estudo e seus de seus conhecimentos teóricos. No qual é focado os meios de produção e a transmissão do conhecimento critico, para a orientação da realidade de uma universidade.

De acordo com Luckesi et al. (2012, p.63) Para aprender e produzir na vida humana, é necessário compreender o conhecimento, tendo como ponto de partida os recursos metodológicos. A universidade surge após as críticas sobre a humanidade em sociedade, tendo como centro a consciência crítica. É necessário conhecer o mundo, para produzir um entendimento da realidade. Antigamente, o clima religioso, determinado pela Igreja Católica, gerava ambientes dogmáticos, principalmente nas universidades. Nessa mesma época, abre os discursos abertos, disputas entre certas disciplinas, mesmo tendo ocorridos sob vigilância de professores, ortodoxia. Grande parte do trabalho intelectual desenvolvido naquele tempo era em torno das verdades da fé, religião e, para tanto, os estudos filosóficos.

No Brasil o hábito de leitura nunca foi dos mais comuns. Segundo Luckesi et al (2012) para que, uma universidade cumpra sua missão de formar cidadão com consciência critica, é necessário que sejam sujeitos que tomem uma posição de leitor-sujeito e de leitor-autor, porque a maioria das atividades acadêmicas passa pela leitura. O maior problema dos brasileiros é a conscientização e a formação do hábito de leitura.  Assim, a leitura como leitura leva reflexões e analises sobre o processo de leitura no Brasil. Retratando uma decodificação da realidade, e a superar aos métodos de ler e decorar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (112 Kb)   docx (552.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com