TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONTRIBUIÇÕES DE FROEBEL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL.

Casos: AS CONTRIBUIÇÕES DE FROEBEL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  2.926 Visualizações

Página 1 de 3

Friedrich Froebel nasceu no ano de 1782 em Oberweibach, fazia parte de sua vida a religiosidade, teve grande destaque no campo educacional na Prússia onde viveu por muito tempo, por lá seu conceitos educacionais revolucionou a educação, pois, as crianças e a natureza era sua fonte de inspiração. O primeiro jardim de infância surgiu por intermédio de Froebel, que segundo acredita-se foi o criador deste campo educacional, para ele as crianças eram como plantinhas que precisam ser cultivada com carinho, regadas dia após dia e aos poucos vai crescendo e desabrochando e assim deve ser no âmbito educacional onde o jardineiro é o professor. Froebel era importante envolver as crianças nas atividades de modo que pudessem expressar o sentiam durante as atividades sugeridas que atinha como intuito trabalhar a percepção sensorial, a fala e os jogos através de brinquedos que pudesse despertar seu desenvolvimento humanos, que por sua vez acreditava e defendia que tal processo passava por algumas fases, que seria: a infância, meninice, puberdade, mocidade e a maturidade

Froebel foi um dos pioneiros na educação que visava ser importante o uso de metodologias que usassem brinquedos e o lúdico em sala de aula para facilitar o aprendizado da criança durante a aplicação das atividades sugeridas, valorizava desenhos, o trabalho de ritmo que fazia com que os estudantes desenvolvesse o movimento, era importante para ele que a criança viesse conhecer a si mesmo, tinha necessidade de fazer que cada um de acordo com suas possibilidade conhecessem seu corpo e chegasse a executar movimento corpóreos.

De acordo com Friedrich Froebel a educação:

Deveria basear-se por meio do desenvolvimento instintivo das atividades propostas as crianças.

Ter como objetivo principal a partir da educação não apenas inserir o indivíduo no ambiente de ensino, mas, poder fazê-lo o que o mesmo tem de conhecimento.

Jamais permitir que a criança tenha seus ensinamentos adiantados, sem que antes venha adquirir amadurecimento necessário para a inserção do saber.

O ampliação do saber provém da espontaneidade das atividades proporcionadas as crianças.

Na educação inicial da crianças se faz necessário o uso de brinquedos como metodologia de ensino imprescindível. Precisando que o âmbito educacional por meio da grade escolar sugerida tenha como embasamento todas as atividades desenvolvidas, assim como se faça importantes preservar o interesses por cada etapa que a criança irá passar e desenvolver.

A instituição escolar segundo Froebel é onde as crianças passam a vivenciar a vida como ela é, informações eficazes de integridade, atitudes particulares, liberdade de expressar-se, a responsabilidade, porém para que a criança os adquira não se faz necessário que sejam obrigadas a aprenderem de forma ditadora, mas, de uma maneira que vão as recebendo a cada dia de sua vivencia no ambiente escolar. A metodologia do uso de brinquedos se faz necessário para que a criança se torne espontânea e desta forma passe a desenvolver a naturalidade das ações de uma criança, permitindo que tal método possa ser uma ferramenta importante na ampliação do conhecimento de cada indivíduo. Foi então que ele percebeu que por intermédio do jardim de infância que cada criança se expressem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com