TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relacionar sobre Classes e Movimentos Sociais no Brasil e Movimentos Sociais e Serviço Social

Por:   •  16/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.048 Palavras (9 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 9

Centro Universitário Internacional

Uninter

Curso Bacharelado Serviço Social

Josiane Paulino do Nascimento RU: 1796313

Portfolio

Ciclo-1- Modulo A- Fase ll

Relacionar sobre Classes e Movimentos Sociais no Brasil e Movimentos Sociais e Serviço Social

                                     

Ilhabela/SP 2017

Josiane Paulino do Nascimento, RU, 1796313.

Portfólio

Ciclo-1- Modulo A - Fase ll

Relatório do Portfólio do Ciclo-1-Modulo A-Fase- ll apresentado

Para Fins de avaliação das disciplinasdo Curso de Bacharelado

Em Serviço Social do Centro Universitário Internacional Uninter.

  Tutor Local: Renata.

  Centro Associação (PAP): Uninter Ilhabela.

(alinhar à direita)

Ilhabela/SP 2017

1 Introdução

Nesse mundo globalizado o Brasil nos últimos 10 anos foi marcado por politicas neoliberais, pelo aumento da miséria. Os movimentos Sociais e Serviço Social chegam para ajudar, para dar amplitude nas classes inferiores, de mudar á dura realidade e ajudar a construir a possibilidade de conquistas sociais mais dignas e eficientes.

Os movimentos sociais são ações coletivas de caráter sociopolítico e cultural que viabilizam formas distintas de á população se organizar e expressar suas demandas (Gohan, 2008). Conseguimos analisar mudanças do sistema politico, através de fenômenos históricos de lutas sociais, assim conquistamos direitos que o estado não disponibilizava, impactando diretamente nas transformações da sociedade.

No presente portfólio apresentará como compreender classes e movimentos sociais no Brasil e movimentos sociais e serviço social e qual forma de inserção social nos diferentes espaços do cotidiano. Pensamentos dos primeiros pensadores contratualistas como Hobbes, Locke, Rousseau, pensamentos do estado de natureza do homem, á historia, pensamentos de Marx e Engels principais pensadores, que abrangem que á sociedade civil é á grande esfera das relações econômicas e dos interesses particulares. Dizeres de Tourane, onde ouve muita contradição e que com essas contradições que começaram as lutas por seus direitos.

2.1 Desenvolvimento

Os Movimentos Sociais são Protestos reivindicações contra posições, opiniões que sejam injustas, sempre terão uma discussão tanto plano prático, ou no plano analítico. Desconfie sempre de uma obra social que se diga completa. As mobilizações começaram no século XVI até o século XVIII, nesse período teve na Europa o renascimento do seu comercio, pelo crescimento das cidades assim á burguesia teve um grande fortalecimento. A troca de mercadorias trouxe um capital necessário para elevar uma industrialização iniciante. Conforme á tecnologia de produção foi se aperfeiçoando, á produção doméstica e o Artesanato foram se tornando menos requisitado, menos importante e adequado para as produções.

No Período de (1994 a) foi marcado por grandes conflitos, onde servos se enfrentavam contra seus antigos feudais, tudo porque os camponeses foram sendo expulsos do campo. Á revolução industrial européia começou no século XVIII e XIV e na Inglaterra começou no século XVIII e Alemanha – XIX onde teve um grande proletariado de dependência, por ter acontecido essa forma de “Revolução” onde o capital da burguesia surgiu com aumento das cidades e do comercio. As condições de vida eram precárias, as pessoas eram submetidas á morarem em casas com superlotações de pessoas, sem energia, tinha mão de obras abusivas com cargas horárias de 16hs por dia, vendo seus filhos sem escola, sem saúde sem o mínimo de vida sustentável e honrosa para um cidadão. Foi nesse momento de frustrações e indguinação que os trabalhadores começaram á reagirem, começaram á quebrar os maquinários exigindo menos horas de trabalhos e aumento salarial. Esse foi o primeiro protesto onde começaram á organizar sindicatos.

Já em 1871 os protestos foram além do limite, começou á ser violento, esse protesto foi chamado de (Comuna de Paris) que permaneceu por 72 dias. A classe proletariado e classes burguesas juntas conseguiram aparecer o socialismo, onde teve uma transformação social, para melhorias e benefícios dos proletariados, que são os mais pobres, que tem as condições de vidas mais precárias.

Os movimentos sociais começam aparecer no momento que á sociedade começa á intervir pelos seus direitos, onde tentam diminuir as dificuldades precárias de vida, como miséria, condições de trabalho, qualidade de vida, transporte (etc.). Nos anos 80 e 90 tivemos mobilizações de massa que ficou conhecida como (jornada de julho). O movimento passe livre MPL apareceu á partir de 2013 quando foram organizados protestos contras as altas tarifas do transporte público pelos pais. Foi tomando dimensões inesperadas e ultrapassaram os objetivos das pautas do movimento, quando pararam o país por todo o mês de julho,sofrendo violenta repressão policial e colocando o país nas manchetes dos principais jornais por todo mundo. O conceito de movimentos sociais se refere á ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio de embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto especifica. Fazem parte dos movimento sociais, os movimentos populares, sindicais e a organizações não Governamentais(ONGs).

Tivemos alguns movimentos sociais urbanos e rurais hoje no País: MST movimentos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais sem terra. No campo tem mais de 20 movimentos mais o MST é o de suma importância pelo seu numero grande de militância e pelo alcance nacional. Vai muito além da luta exclusiva pela terra. A reforma agrária proposta pelos movimentos exigem que cumpram com á constituição, em relação ao direito do trabalho, á saúde e á educação. Esse estado já vem á três décadas medindo forças com MST por meios de aplicações de políticas públicas que exaltem suas demandas.

Temos o MTST, movimento dos trabalhadores sem teto vem sendo responsável pela grande ocupação desordenada de prédios e terrenos desocupados nos grandes centros urbanos da cidade. O MTST se organiza como o MPM movimento popular por moradia, age da mesma maneira, onde se organizam e promovem conscientização políticas dos trabalhadores pobres das grandes cidades brasileiras.

O estado vai se constituir a partir da composição da produção burguesa ou da sociedade burguesa, onde irá determinar a forma que o estado irá se constituir para Marx e Engels se forma primeiro á sociedade burguesa, ai á partir da sociedade burguesa se forma o estado burguês. Primeiro se estabelecem as relações econômicas e depois se estabelecem um regime político que tome conta, que de conta nas relações econômicas. Os Marxistas dizem que o estado vai aparecer á partir das relações de produções “Não é o estado que vai moldar á sociedade, mas á sociedade que vai moldar o estado”. O estado é um instrumento de uma determinada classe dentro do regime burguês que terá um sistema político econômico que será regido pela ordem burguesa. Para eles o diferencial surge da maneira que á sociedade se organiza ou á sociedades em geral se organizam politicamente, culturalmente irá determinar á forma que o estado vai se constituir ser composto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (115 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com