TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CIÊNCIAS SOCIAIS- Durkhein e os Movimentos Sociais .

Por:   •  4/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIIVERSITÁRIO ANHANGUERA EDUCACIONAL

Curso: Ciências Contábeis

[pic 1]

CIÊNCIAS SOCIAIS: Durkhein e os Movimentos Sociais

São Paulo

2012

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA EDUCACIONAL

Curso de Ciências Contábeis

Maristela Ramos Antonio         RA: 4211791327

Priscilla Candido Gonçalves    RA: 4200052071

CIÊNCIAS SOCIAIS: Durkhein e os Movimentos Sociais

Trabalho apresentado a disciplina de Ciências Sociais  do  curso  de  Ciências  Contábeis  da Anhanguera  Educacional,  para  obtenção  de conceito  parcial.  Disciplina   ministrada  pelo professor Alessandro.

São Paulo

2012

Introdução

        Émile Durkheim, nasceu em Épinal Vosges no ano de 1858. Frequentou École Normale Supérieure em Paris e interessou-se por filosofia. Em 1887, assumiu a primeira cátedra de sociologia em Bordéus, França. Durkheim possuía um foco em especial na integridade da sociedade, em como ela se mantinha de acordo com alguns aspectos como a etnia e a religião.

Seus fundamentos baseiam-se na coesão social e sua evolução, na passagem da solidariedade mecânica (a solidariedade que depende da consciência do coletivo para que haja efeito seja ele maior ou menor) para a solidariedade orgânica (onde há o enfraquecimento da ideia de coletividade e cada indivíduo utiliza de uma consciência individual), na instituição social e anomia. Os quais são fundamentais para compreender muitos acontecimentos que houve e as mudanças que hoje estão presentes em nosso dia-a-dia, podemos inclusive compreender o porquê de hoje em dia não existirem mais tantos protestos e reivindicações por algum descontentamento ou algo que pareça errado aos olhos da sociedade.

Com suas teses é possível acompanhar a trajetória da sociedade e as mudanças inclusive nos movimentos sociais. Durkheim não cita os movimentos sociais explicitamente, porém com seus fundamentos é possível notar onde ocorreram as mudanças para que eles ganhassem forças.

Evolução da coesão social e Instituição Social

A partir destas mudanças notadas por Durkheim podemos notar que a mudança de solidariedade (de solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica) e de consciência, que afetou totalmente a forma de pensar nos trazendo um individualismo em cada pensamento e fazendo com que se altere inclusive nossa visão política, como por exemplo, na luta contra a ditadura militar no Brasil que uniu milhares de jovens e adultos que compartilhavam o mesmo pensamento, para a nossa conhecida democracia, a qual muitos hoje em dia estão descontentes, porém como houve a mudança para a solidariedade orgânica, juntando-a com a coesão social, não há uma consciência coletiva ou desconforto que gere uma mudança radical em sua sociedade para que haja algum tipo de manifestação, há somente o conformismo coletivo da sociedade.

        Para Durkheim, a instituição social é um conjunto de procedimentos padronizados. Conforme sua tese de doutorado, intitulada de La Division du Travail Social, “As instituições são, portanto, conservadoras por essência, quer seja família, escola, governo, religião, polícia ou qualquer outra, elas agem contra as mudanças, pela manutenção da ordem vigente.”

        Quando Durkhein defendeu estas instituições informando o quão valorosas são, ficou com uma reputação de conservador, pois elas são totalmente contra qualquer mudança na sociedade, porém o significado de sua defesa pela instituição social é que o ser humano necessita se sentir seguro, protegido e respaldado, o que não significa que desaprove as mudanças.

Cada detalhe de seus pensamentos se complementa, montando um quadro de nossa sociedade, mostrando que conforme a sociedade muda, as decisões tomadas mudam junto. Como por exemplo, um grupo de pessoas que se considera conservadora, amanhã por ter de lidar com novos fatos, como por exemplo alguns movimentos sociais que surgiram e ganharam força, este grupo pode diminuir ou até aumentar e Durkhein ao analisar as mudanças da sociedade conseguiu visar não só como era naquela época, mas como seria atualmente, pois ele citou princípios básicos que são o fundamento para qualquer evolução social. Mesmo que seus fundamentos foram escritos aproximadamente até 1912 e que alguns detalhes possam estar desatualizados, ainda sim seus pensamentos servem de base para compreender muitas mudanças que ocorrem e que irão ocorrer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (115.9 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com