TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DOENÇAS DE PELE

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.772 Palavras (8 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10]

[pic 11][pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO...................................................................................................4

2.        DESENVOLVIMENTO.......................................................................................5

        2.1 ACNE...........................................................................................................5

        2.2 MELASMA....................................................................................................5

        2.3 VITILIGO......................................................................................................6

        2.4 CÂNCER DE PELE......................................................................................6

        2.5 ESTRIAS......................................................................................................7

2.6 HERPES......................................................................................................9

3.        CONCLUSÃO..................................................................................................10

4.        ANEXOS..........................................................................................................11

5.        REFERÊNCIAS...............................................................................................13

1. INTRODUÇÃO

De forma visível em centros estéticos a demanda de procura por soluções de doenças de pele teve elevado aumento nos últimos anos. A pele é afetada por diversos tipos de doenças, mesmo porque a pele é o maior órgão do corpo humano, ela é complexa e é nossa primeira barreira e mais afetada contra agressões externas, sendo uma das suas principais funções é proteger seu organismo. Hoje como estudantes para profissionais da área de estética devemos saber identificar as principais doenças que acometem a pele.

2. DESENVOLVIMENTO

As principais doenças/disfunções de pele encontradas em centros de estética por meio de pesquisas e questionários aplicados nos centros, sendo de grande importância para o conhecimento do profissional de estética devido à grande demanda.

2.1 ACNE

A acne é uma doença inflamatória crônica, que acomete em sua maior parte adolescentes do sexo masculino, tendo seu início na puberdade. Ela não apresenta uma evolução rápida e tem acometido em adultos em fase produtiva, pode levar a importantes consequências psicossociais como baixa autoestima, isolamento e depressão. É uma doença multifatorial e sabe-se que pode ser hereditário. O principal agente causador é o propionebacterium acnes.

Causa e mecanismo fisiopatológico da acne tem quatro fatores primários que interagem de modo complexo:

  1. hiperqueratinização folicular;
  2. aumento da produção sebácea;
  3. colonização bacteriana;
  4. resposta imunológica e inflamatória.

2.2 MELASMA

Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ocorrer nos braços e colo. Afeta mais frequentemente as mulheres, podendo ser vista também nos homens. Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e principalmente à exposição solar. O fator desencadeante é a exposição  à luz Ultravioleta  e mesmo à luz visível. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética e o histórico familiar também influencia no surgimento desta condição. Começam a aparecer manchas escuras ou acastanhadas na face, principalmente nas maçãs do rosto, testa, nariz, lábio superior (o chamado “buço) e nas têmporas, lateral dos braços e colo. As manchas têm formatos irregulares e bem definidos, sendo geralmente simétricas (iguais nos dois lados). Muitas vezes as pessoas relacionam o surgimento da mancha ao uso de algum creme, um procedimento de depilação com cera, acidentes domésticos com calor ou forno, mas todas essas possibilidades são apenas “mitos”, não comprovados cientificamente. Os tratamentos variam, mas sempre compreendem hábitos de proteção contra os raios ultravioleta, a luz visível e o uso de medicamentos tópicos e procedimentos para o clareamento. É importante salientar entretanto que o tratamento do melasma sempre prevê um conjunto de medidas para clarear, estabilizar e impedir que o pigmento volte.

 

2.3 VITILIGO

O vitiligo é doença de pele de causa desconhecida que acomete cerca de 1% da população, comprometendo de modo semelhante homens e mulheres, preferencialmente entre 10 e 30 anos de idade. O vitiligo é uma desordem cutânea adquirida, idiopática, caracterizada por máculas acrômicas em qualquer parte da pele e/ou mucosas. Seu mecanismo fitopatológico ainda é desconhecido, porém das teorias propostas os mecanismos imunes merecem destaque principalmente na forma vulgar da doença, sendo frequentemente observada a associação de vitiligo com doenças auto-imunes, como as tireoidites. Alguns fatores precipitantes são o estresse, a exposição solar intensa, traumas físicos e a exposição a algumas substâncias como a borracha e derivados fenólicos. A presença ou não de melanócitos na pele lesada permanece controversa; acredita-se que eles estejam presentes, porém menores e menos ativos em relação à pele normal. Novas drogas têm surgido, como os imunomoduladores tópicos que, aliados às terapias convencionais e à boa relação médico/paciente, têm permitido grandes sucessos na terapêutica dessa doença. 

2.4 CÂNCER DE PELE 

A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, de acordo com a camada afetada, definimos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele. A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento de tumores cutâneos, e a maioria dos casos está associada à exposição excessiva ao sol ou ao uso de câmaras de bronzeamento. Apesar da incidência elevada, o câncer da pele não-melanoma tem baixa letalidade e pode ser curado com facilidade se detectado precocemente. Por isso, examine regularmente sua pele e procure imediatamente um dermatologista caso perceba pintas ou sinais suspeitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (273 Kb)   docx (381.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com