TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FONTES DE INFORMAÇÃO E CRITÉRIOS DE QUALIDADE

Por:   •  22/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal do Maranhão

Biblioteconomia

Tharlyson Fernando Marques Vale

Ciclo informacional: a informação e o processo de comunicação

  • Informação sem intencionalidade de comunicação

  • Conclusão:

Quando se fala em ciclo, o pensamento remete a idéia a algo que é realizado em etapas ou seqüência de tarefas. Com o ciclo da informação também é assim, pois o mesmo pressupõe uma seqüência lógica de acontecimentos envolvendo a informação, realizada por agentes que compõem esse ciclo. Sendo que cada um desempenha um papel específico e importante, tais como: o autor gera a informação, o editor dá formato comercial, a biblioteca faz o tratamento da informação e disponibiliza aos seus usuários, que por sua vez utilizam a informação contida nos vários suportes oferecidos, podendo ficar só no nível de consulta ou se transformar em um novo autor, gerando uma nova informação, iniciando, a partir desse momento, o ciclo da informação.

A partir da análise pode-se dizer que a relação entre o ciclo da informação e a estrutura social acontece por meio da informação, pois a informação, que passa pelas etapas desse ciclo, poderá resultar em uma nova informação, dando continuidade ao ciclo da informação. A mesma informação que atravessa esse ciclo pode ser utilizada como ferramenta de desenvolvimento ou transformação social e base de ligação entre as partes que formam a sociedade, mas também serve como fator de reflexão com relação ao papel que cada agente desempenha dentro da estrutura social, da qual estão inseridos.

Portanto, a informação só existe porque os elementos que fazem parte do ciclo da informação são os mesmo que constituem a sociedade, os quais dão condições para que a informação seja criada e usada como base da relação entre indivíduos, grupos e organizações. Além de ser utilizada como instrumento de transferência de conhecimento, com o intuito de estabelecer normas ou regras, as quais vão determinar a estruturação social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com