TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância e a preocupação com a qualidade da água da fonte de abstração para os pontos de consumo

Trabalho acadêmico: A importância e a preocupação com a qualidade da água da fonte de abstração para os pontos de consumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 5

Qualidade da água para consumo

Objetivo:

O objetivo desse trabalho técnico é ressaltar a importância e da preocupação com a qualidade da água desde o manancial de captação ate os pontos de consumo e aprender a conservar e a entender como se deve fazer um bom tratamento de água. Contribuindo assim com o meio ambiente, saúde e melhorando e aumentando a qualidade de vida O tratamento da água tem por objetivo condicionar as características da água bruta, isto é, da água como encontrada na natureza,

Introdução:

A qualidade água e os padrões de potabilidade é essencial para todo o tipo de vida, sendo finito, tornando-se necessário preservar por esse bem que está cada vez mais escasso para o consumo. Existe um grande aumento da degradação do recurso natural e finito água. Nesse relatório trataremos de algumas propriedades físico-químico, características, conceitos de abastecimento e tratamento, aeração e demanda urbana da água. A legislação define também a quantidade mínima, a freqüência em que as amostras de água devem ser coletadas de e os limites permitidos e os parâmetros analisados são: cloro e cloroamoniação, turbidez, cor e ph (acidez). a água é um líquido insípido e inodoro nas condições ambientes temperatura e pressão, duas forças são importantes à adesão e coesão. Falando também em águas duras, lembrando que todo tem direito a água potável.

Desenvolvimento narrativo

A água tem seu ciclo hidrológico e podem acontecer de varias formas como por precipitação (escoamento + infiltração + evapotranspiração os principais problemas ambientais relacionados à água são; aquecimento global, chuva acida, disposição dos resíduos sólidos perigosos, poluição oceânica, desmatamento florestal e desertificação. Sistema físico químico que parte do principio de coagulação com reagentes químicos, decantação com eletrólitos iônicos e desidratação. Tratamento químico nada mais é que a adição de produtos químicos na água como. O tratamento da água tem por objetivo condicionar as características da água bruta, isto é, da água como encontrada na natureza. a água a ser utilizada para o abastecimento deve ter sua qualidade ajustada de forma a: atender aos padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde, prevenir o aparecimento de doenças de veiculação hídrica, saúde da população e por isso passa por diversos processos de depuração como Clarificação, Desinfecção, Fluoretação, então a água é filtrada é feito a cloração na sequencia acontece o tratamento com produtos químicos, depois a água é filtrada novamente mais uma cloração é realizada e ai pode se fazer a distribuição dessa água.

Clarificação constitui-se de um conjunto de operações unitárias, destinadas à remoção de sólidos, cuja função essencial consiste na remoção da turbidez. A remoção da cor da água, quando em teores baixos, ocorre durante os processos de coagulação e filtração, sendo que na filtração rápida são obtidos melhores resultados que na filtração lenta. As operações que podem ocorrer durante a operação de clarificação são; Coagulação: Floculação e Filtração. Uma vez que não se pode garantir uma adequada segurança da água não filtrada com relação à presença de patogênicos Fonte: BARROS, Raphael T. de V. et al. Saneamento. Belo Horizonte: Escola de Engenharia da UFMG, 1995. (Manual de saneamento e proteção ambiental para os municípios). Um Sistema de Abastecimento de água inicia-se pela captação da água bruta do meio ambiente, depois há um tratamento para torná-la potável e ai distribuídas, em quantidade suficiente para suas necessidades de consumo. Esse sistema tem que ser dimensionado para suprir a necessidade da população, Aeração significa ventilação ou renovação do ar em ambiente fechado. É o ato de aerar ou arejar determinado elemento. A aeração pode ser por gravidade, aspersão, difusão de ar ou forçada. Principais tipos de aeradores. As mais comuns são: aeradores de queda por gravidade (do tipo cascata e de tabuleiros); aeradores de repuxo e aeradores de borbulha mento.

Aqui no Brasil temos um órgão que normatiza a qualidade da água para consumo chamado de CONAMA (conselho nacional do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com