TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS OPERAÇÕES IMOBILIÁRIAS

Por:   •  31/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.380 Palavras (14 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 14

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE MÓDULO

OPERAÇÕES IMOBILIÁRIAS I

1º Módulo

Professor: Pascoal Anselmo Santiago

 


Nome do Aluno: Heraldo Freire Xavier

Nome do Aluno: Juberto Nunes De Souza

ATIVIDADES

 

 

1 – Descreva a importância dos seguintes documentos abaixo:

Ficha de Captação do Imóvel 

É o documento que formaliza o acordo entre o corretor ou imobiliária junto ao proprietário do imóvel que disponibilizará seu imóvel para a venda, este documento deverá ser assinado por ambas às partes nele constarão todas as condições do imóvel, condições comerciais e jurídicas que atendam as exigências de ambas as partes. 

Autorização de Venda 

É o documento onde o proprietário autoriza a imobiliária ou corretor a intermediar a venda de seu imóvel, onde constarão todas as condições comerciais e jurídicas que atendam as necessidades de ambas as partes. 

Proposta de Fechamento de Negócio 

É o documento onde será formalizado todas as condições comerciais da venda do imóvel, que atenderá todas as exigências impostas pelo proprietário e o comprador. Nele deverá constar o valor pretendido pelo proprietário para a venda do imóvel, constará o valor de comissão da imobiliária e/ou corretor.

2 – O corretor de Imóveis é um profissional liberal. Identifique e descreva quais são as 04 formas que o corretor de imóveis pode exercer sua profissão, explicando cada uma delas.

 

Após concluir o curso e esta devidamente habilitada, o corretor poderá exercer suas funções como:

 

Autônomo: Trabalha sozinho, fará a captação e avaliação de imóvel, serão responsáveis pela intermediação e tratativas que envolvam as negociações da venda do imóvel, satisfazendo às exigências de ambas as partes.

Empregado: Trabalhar no regime carteira assinada (CTPS) 

Associativo: Trabalhar em associação com outros corretores dividindo um escritório.

Empresário: Constituir uma imobiliária com CNPJ.

 

3 – A base do trabalho do Corretor de Imóveis é a captação de imóveis. Com base na apostila, descreva as etapas da captação explicando satisfatoriamente cada uma delas.

Etapas:

Contactar: Caracterizar por fazer o contado com o proprietário do imóvel através de telefone ou pessoalmente, tentará de todas as formas captar o imóvel para sua carteira, deverá proceder com muita cautela para conquistar a simpatia e confiança do proprietário.

Recepcionar: Após contado via fone o corretor deverá tentar marca uma encontro com o proprietário para oferecer a prestação de serviços e formalizar toda a documentação necessária de autorização de venda exigida por lei.

Caracterizar: Nesta etapa o corretor deverá proceder a descrição do imóvel de tal maneira que crie no comprador o desejo de querer adquirir o imóvel. A descrição deverá ser feita com a maior fidelidade das características que ele conseguir ver no imóvel sem exageros ou criando falsos características. É recomendado que a descrição iniciasse pelas qualidades, benefícios característicos do imóvel, partes sociais intimam e  finalizando na parte de serviço.

Cadastramento: Após a visita e já de pose de todas as fotos e à autorização de venda por escrito do proprietário, o corretor deverá preencher o laudo que deverá constar todas as informações coletadas do imóvel  para ser cadastrado em sua empresa.

Manutenção da captação: O corretor nunca poderá esquecer de manter atualizadas as informações do imóvel captado. Sempre deverá esta atualizando com o proprietário e as redes de divulgação as novas informações que por um acaso seja necessário, alterar ou acrescentar as novas informações para manter o imóvel em uma condição vendável.

(05 pontos)

 

4 – Segundo o artigo 4º do Código de Ética, aprovado em resolução do COFECI nº 326/92, cumpre ao corretor em RELAÇÃO AOS CLIENTES, algumas obrigações. Transcreva todas e explique satisfatoriamente TODAS

  I - inteirar-se de todas as circunstâncias do negócio, antes de oferecê-lo; 

Significa que o corretor tem que conhecer bem toda a situação do imóvel, todas as condições que envolva a parte comercial, também conhecerem a parte jurídica para dar suporte e intermediar a relação do vendedor com o possível comprador. 

 II - apresentar, ao oferecer um negócio, dados rigorosamente certos, nunca omitindo detalhes que o depreciem, informando o cliente dos riscos e demais circunstâncias que possam comprometer o negócio;

O corretor deverá ser transparente em todas as suas ações com relação aos tramites da negociação. Nunca omitir nenhum detalhe ou informação por mais que seja inadequado para aquele momento. Sempre ser verdadeiro e honesto com ambas as partes (comprador e vendedor).

 III - recusar a transação que saiba ilegal, injusta ou imoral; 

Nunca tentar enganar a quem quer que seja. A transparência é seu cartão de visitas.

 IV - comunicar, imediatamente, ao cliente o recebimento de valores ou documentos a ele destinados; 

O corretor tem que ser organizado, esta sempre alerta para qualquer nova situação que envolva a negociação, deverá sempre manter informado as partes interessadas dos recebimentos de valores e documentos. Inerentes a negociação.


 V - prestar ao cliente, quando este as solicite ou logo que concluído o negócio, contas pormenorizadas;

O corretor deverá sempre prestar contas de todas as ações e custos que envolvam as atividades relacionadas ao processo de negociação.

 VI - zelar pela sua competência exclusiva na orientação técnica do negócio, reservando ao cliente a decisão do que lhe interessar pessoalmente; 

O corretor tem que passar para o cliente total segurança com relação ao seu conhecimento de todas as etapas que envolvam a negociação, deixando o cliente confiante e tranquilo com qualquer decisão que tenha que ser tomada. O cliente terá total liberdade para a qualquer momento tomar a decisão que melhor lhe atenda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (152.2 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com