TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS OPERAÇÕES UNITÁRIAS

Por:   •  15/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

TÉCNICO SUBSEQUENTE EM ALIMENTOS

OPERAÇÕES UNITÁRIAS

DECANTAÇÃO

CUIABÁ-2017

[pic 2]

ANA MARIA FERREIRA ANDRADE

EDSON RODRIGUES DE OLIVEIRA

IGOR PAES DA CRUZ

ISABELA FERNANDES DE PAULO

ROBETO FERREIRA DA SILVA

VIVIANE APª FERNANDES DOS SANTOS DE PAULA

                                                                     Relatório de aula prática apresentado como avaliação parcial da disciplina Operações Unitárias do Curso de Tecnologia de Alimento do IFMT – Campus Cuiabá Bela Vista. Orientado pelo Prof. Marcos Sousa Rabelo.

CUIABÁ – 2017

INTRODUÇÃO

A decantação é uma operação unitária que pode ser utilizada para separar misturas heterogêneas entre sólidos e líquido ou apenas entre líquidos. O princípio utilizado na operação é a sedimentação por ação da gravidade, e o material mais denso tende a ficar no fundo dos recipientes. Esses recipientes, conhecidos como sedimentados, podem ser tanques de seção cilíndrica ou retangular. A decantação pode ser considerada uma operação grosseira, visto que nem sempre a separação é totalmente efetiva. Portanto, deve ser utilizada apenas quando o processo não exige tanta pureza dos materiais isoladas, ou ainda antes de uma filtração.

Decantação sólido-líquido

Uma mistura heterogênea entre sólido e líquido pode ser deixada em repouso durante certo período de tempo, para que ocorra sedimentação da substancia com maior densidade, enquanto a de período de tempo, para que ocorra sedimentação da substância com maior densidade, enquanto a de menor densidade ficará sobrenadante. Compreenda que não é uma questão de estado físico, mas sim de diferença de densidade. Para entender esse fato, basta lembrar-se das misturas de água com areia. A areia umedecida é mais densa que a água, logo se sedimenta no fundo do recipiente.

[pic 3]

Decantação líquido-líquido

Quando dois ou mais líquidos imiscíveis formam uma mistura, é comum observarmos fases bem-definidas após certo tempo de repouso. Em procedimentos laboratoriais, utiliza-se funil de separação.

Caso haja mais de dois líquidos, procede-se da mesma forma, separando um líquido por vez, sempre do mais denso para os menos densos.

Decantação com funil de bromo

[pic 4]

Conclusão

        Em três béquer de 500 ml cada, foram mistura água com areia e terra de forma a obter uma ‘água suja’. Observando a tonalidade da água.  

Adicionamos 250 ml desta ‘água suja’ em três béqueres de 500 ml;

Adicionamos em cada béquer volumes diferentes te de sulfato de alumínio Ca (OH)² a 1%; com o objetivo de analisar qual amostra teria melhor decantação.

Primeira Amostra:

Adicionamos 250 ml desta ‘água suja’ no béquer de 500 ml; com uma pipeta volumétrica separamos 2 ml de sulfato de alumínio a 1% no béquer.

Segunda Amostra:

Adicionamos 250 ml desta ‘água suja’ no béquer de 500 ml; utilizamos a pipeta volumétrica para adicionar 5 ml de sulfato de alumino a 1 % no béquer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (179.4 Kb)   docx (161.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com