TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS SEITAS E SUAS INFLUENCIAS

Por:   •  1/3/2017  •  Artigo  •  8.405 Palavras (34 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 34

SEITAS E SUAS INFLUÊNCIAS

Fabiana de O. Silva Moreira

Geovani A. Moreira

  1. Introdução

A palavra Seita se deriva do latim secta, que tem o significado de seguidores. Este termo refere-se a um grupo de pessoas que seguem as doutrinas anti-bíblicas defendidas por esse grupo, devido o fato de haver sido feita interpretações erradas da bíblia por uma ou mais pessoa deste grupo. Trata-se de uma distorção do cristianismo, das escrituras. Quando se fala em seita, pensa-se num sistema, em um grupo religioso livre, que implica censura que foge dos conceitos bíblicos. Porem nenhuma seita se titula como seita, mais sim como uma igreja uma religião. E continua a ministrar dentre eles suas praticas de heresias, que são ideias que são adulteradas ou até mesmo distorcidas do que diz a bíblia que é a verdade absoluta. Por fim seita se baseia em praticas de puro engano, heresias religiosas e devoção em uma falsa doutrinaria. Este grupo faz interpretações da palavra que muito das vezes discorda da interpretação correta e tem assim uma interpretação heresia, ensinando a mesma aos demais do grupo e assim esta interpretação tende a crescer dentre o grupo.

Tem aumentado a cada dia mais o numero de religiosos no pais e no mundo e muito destes números se dão as seitas. Eles fazem leitura da bíblia porem com visão e interpretação errôneas e praticam praticas oriundas que vai de contra o proposito do Senhor.

  1. Características

            Para identificarmos uma seita, devemos nos atentar se ela esta pautada em fundamentos heréticos, que se comparam as escrituras. Visões estas que são distorcidas. Se tratando de salvação para eles, o homem desenvolve sua própria salvação, apenas ele é responsável por ela, pelas suas boas obras.

                Em Efésios 2:8-9 diz:    

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”.

“Não vem das obras, para que ninguém se glorie;”

A Bíblia nos deixa claro que tal ensinamento praticado pela seita é herético e que não deve ser seguida. E nossa salvação vem de nossa confissão de Fé do Senhor Jesus Cristo, o pecador é salvo quando se arrepende e aceita Cristo como único e fiel Salvador.

Referente à bíblia eles creem em partes, ou seja, em algumas passagens apenas, chegam até mesmo declarar que se trata de uma inspiração, preferem utilizar escrituras secundares de seu próprio meio onde eles acreditam ser pura inspiração. As Testemunhas de Jeová fizeram sua própria tradução da Bíblia, distorcendo os fatos e negando as doutrinas fundamentais, tais como a divindade de Cristo, a doutrina da Trindade e outras. Acreditam ainda que são os únicos certos em sua crença em toda a terra, o povo eleito, os únicos a serem salvos. Debatem suas crenças e discursão fielmente o que realmente acreditam no intuito de converter a pessoa fora de sua seita ate mesmo cristão, para levar para o seu lado.

As seitas não creem no valor de Jesus Cristo ou colocam-no em uma posição secundária, tirando-lhe a divindade e os atributos divinos como consequência. Referente às Seitas tem uma visão bastante distorcida acerca da pessoa de Jesus Cristo. Pois nenhuma delas confessa a divindade de Cristo. Alguns defendem que ele era o “Anjo Miguel em forma de Carne”, para outros ele era “um deus” de segunda categoria. Alguns afirmam que ele foi à primeira criatura feita pelo Pai. Alguns grupos religiosos negam a humanidade de Cristo, afirmando que de Jesus não veio em carne e sim que se tratava de um fantasma.

Não a outro caminho para Deus se não Jesus. Em resposta a Tomé disse Jesus: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6). Não há como chegar ao pai se não for pelo filho. Ao analisarmos a passagem do ladrão na cruz (Lc 23:42-43), vemos que aquele ladrão não tinha uma religião, não pertencia a nenhuma denominação. Porem ele creu em Jesus e ali mesmo foi salvo, pois o pecador é salvo quando se arrepende de seus pecados. Tal interpretação nos da clareza para não nos enganar com tais ensinamentos.

Manifestações espirituais heréticas têm ocorrido ate mesmo no meio cristão, colocando visões espirituais, revelações e vozes que deixam a escritura como apenas um livro qualquer. Este tipo de pratica tem feito com que a bíblia fique ultrapassada e este tipo de acontecimentos que julgam ser espirituais se torna melhor, verdadeiro, mais rápido a resposta pessoal. Porem tal pratica não liberta ninguém. Manifestos assim estão criando lideres despreparados, pregando heresias, até mesmo forjando visões espirituais e atribuindo tais praticam ao Espirito Santo. Tem o mal abito de adicionar coisas e criar.

Referente à Trindade, Deus, Jesus e ao Espírito Santo é totalmente destorcido, por isso alguns negam a Trindade, outros negam apenas a divindade de Jesus Cristo e outros veem o Espírito Santo como uma manifestação de força, de energia.

Alguma seita tem sua fidelidade dividida entre Deus e a “igreja” a que pertencem. Desobedecer á “igreja” equivale a desobedecer a Deus. Não existe salvação fora do sistema religioso da própria igreja.

A maioria das seitas prega que sua igreja é a única que Deus levantou afirmação esta que se da quase sempre por “revelações”, para restaurar a humanidade.

Toda seita estabelece regras para seus membros. Regras estas que são criadas e seguidas sem nenhum amparo bíblico, criadas pelos seus lideres fundadores, com grandes equívocos de santidade, pureza moral.

Qualquer movimento que discorda dos pontos fundamentais da fé cristã, embasados pelos três principais ramos do cristianismo, que são eles: autoridade da Bíblia, Trindade: Pai Filho e Espírito Santo, santidade, pecado, salvação, e inferno é seita.

Diz assim a palavra do Senhor:

“Quando profeta ou sonhador se levantar no meio de ti e te anunciar um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio de que te houver falado, e disser: vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los, não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador; porquanto o SENHOR, vosso Deus, vos prova, para saber se ama o SENHOR, vosso Deus, de todo o vosso coração e de toda a vossa alma” (Dt 13.1-3).

Deus permite que tais coisas aconteçam para nos provar, para testar nossa fé nele. Estes falsos profetas, enganadores fazem e farão maravilhas, porem o único com poder para nos salvar é Cristo. Devemos nos atentar para o que diz as escrituras.

  1. DIVISÕES DAS SEITAS

Cada seita é diferente uma da outra em termos doutrinas e suas crenças, algumas podem até ser parecidas em suas crenças, podendo elas ser Secretas, Pseudocristãs, Ocultistas e Orientais. Algumas são secretas devido o fato de se reunirem secretamente para discutirem assuntos confidenciais; interesses e informações que não são divulgados para pessoas que não pertencem ao seu meio. São fortemente conhecidas pelos seus mistérios e ocultismo, fazendo até mesmo rituais de iniciação. Pelo fato de se tornar uma sociedade secreta, onde não se trata apenas se uma reunião aberta à sociedade gera bastantes humores sobre possíveis acontecimentos e praticas envolvendo as mesmas, desde humores de iniciação de ingerirem sangue a outros praticas satânicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.8 Kb)   pdf (261.9 Kb)   docx (38.8 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com